quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dia 20 de Janeiro, estréia As aventuras de Tintim

Um jovem repórter Tintim e seu leal amigo canino Milu descobrem que um antigo navio contêm um segredo explosivo. Atraído pelo mistério centenário, Tintim se vê na mira de Ivan Ivanovitch Sakharin, um vilão diabólico que crê que Tintim roubou um tesouro valioso ligado a um velho pirata cruel chamado Rackham, o Terrível. Com a ajuda de seu cachorro, Milu, do mordaz e resmungão Capitão Haddock e dos atrapalhados detetives Dupond & Dupont, Tintim percorrerá meio mundo, sendo mais esperto e mais rápido que seus inimigos, numa perseguição vertiginosa atrás da localização exata de onde teria afundado O Licorne, um galeão naufragado que pode conter a chave de uma imensa fortuna… e de uma antiga maldição.
No elenco temos: Andy Serkis, Daniel Craig, Gad Elmaleh, Jamie Bell, Nick Frost, Mackenzie Crook, Simon Pegg, Toby Jones e a direção de Steven Spielberg.
Assistam o trailer e vejam o cartaz do filme.






O que é o Olho Seco?

Termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequadas do olho. Está condição anormal da superfície do olho que se manifesta quando as pessoas produzem pouca lágrima ou a mesma é deficiente em alguns de seus componentes. Pouca quantidade, má qualidade. 

Quando um desses fatores ou ambos se apresentam, podem produzir-se zonas secas sobre a conjuntiva e fundamentalmente sobre a córnea o que facilita a aparição de lesões. 

Apesar de milhões de pessoas sofrerem de olho seco, normalmente é difícil de ser diagnosticado. Pode ser facilmente confundido com outras condições, tais como infecções ou alergias oculares. 

Além disso, o excesso de lágrimas causadas por choro, tempo frio, entre outros fatores, também pode causar os sintomas de olho seco. 
Como se manifesta o olho seco? 

O olho seco se manifesta através de uma variada gama de sintomas que incluem: sensação arenosa e/ou de um corpo estranho, ardor, queimação, aspereza, sensibilidade a luz, visão de halos coloridos, olhos lacrimejantes e ardor leve. 
O que causa o olho seco? 

Há várias anormalidades diferentes que podem causar o olho seco, tais como diminuição da produção de lágrimas, evaporação excessiva, problemas com o piscar, etc. Muitos fatores influenciam para a causa do olho seco. Como: 

O ambiente: o clima seco, o vento, a fumaça, a poluição ou a contaminação ambiental, lugares fechados, a calefação, o ar condicionado e os monitores de computador podem aumentar a evaporação e causar olho seco. 

Medicação: Algumas medicações, como: anti-histamínicos, anti-depressivos, anti-hipertensivos, podem contribuir para a diminuição da capacidade do organismo de produzir lágrimas, causando assim o olho seco 

Doenças sistêmicas: O olho seco frequentemente é associado com outras doenças como artrite, alergia, lupus, Síndrome de Sjogren e algumas doenças da pele. 

Idade: Como regra geral, com a idade, a produção de lágrimas diminui. Aos 65 anos, por exemplo, se produz 60% menos lágrimas que aos 18 anos. 

As lentes de contato: o uso de lente de contato pode (por vários mecanismos) agravar ou provocar o olho seco. 
Como diagnosticar? 

Deve-se procurar um oftalmologista para fazer um diagnóstico do olho seco, baseando-se no exame completo do paciente e em testes específicos realizados no consultório. Em certos casos, deve-se recorrer a ajuda do laboratório de análises clínicas, que vão estudar as principais características das lágrimas, e até mesmo solicitar consultas com outros profissionais (clínicos, reumatologista, dermatologistas, etc). 
Como tratar? 

Para o tratamento do olho seco são usadas gotas lubrificantes. Para alguns pacientes são indicados antiinflamatórios, antibióticos, medicamentos sistêmicos e em certas ocasiões deve-se recorrer a outros métodos terapêuticos, como a obturação dos condutos de evacuação das lágrimas e o uso de lentes protetoras. 


Fonte: Portal São Francisco