A utilização de protetor bucal nas competições é de suma importância para a prevenção de acidentes na região do maxilar. Isso vale para qualquer tipo de esporte de contato, principalmente as artes marciais, onde ocorre maior contato durante as competições.
O uso de protetor bucal poderia evitar mais de 200.000 ferimentos bucais a cada ano. Entre os tipos de traumatismos que podem ocorrer sem o uso do protetor bucal estão a quebra ou rachadura de dentes, fraturas de próteses, ferimentos nos lábios e bochechas, danos à raiz dos dentes, fraturas de arcada e concussões.
Todo atleta está exposto ao risco de traumatismo bucal e qualquer traumatismo pode ser evitado com o uso do protetor.
Os protetores são obrigatórios em esportes em que há colisões, como o futebol americano, hóquei e box, e risco de traumatismo. As crianças e adultos que praticam esportes de contato, como o basquetebol, o beisebol, o softbol, o futebol, o voleibol e a luta livre, devem considerar o uso de protetor bucal para evitar lesões na boca.
Um estudo realizado entre atletas do ensino médio revelou que 75% dos traumatismos ocorreram quando o protetor bucal não estava sendo usado e 40% durante jogos de beisebol e basquetebol.
9% de todos os atletas sofreram algum tipo de lesão bucal e outros 3% relataram perda da consciência. 56% de todas as concussões ocorreram quando os protetores bucais não estavam sendo usados.
Para evitar que ocorra uma lesão na região do maxilar é necessário a utilização do protetor bucal. A função básica do protetor bucal é a proteção contra impactos frontais, prevenindo lesões que possam prejudicar a cavidade bucal, como por exemplo, fraturas dentais ou corte dos lábios. Porque quando um atleta sofre um impacto na região frontal da face, as forças resultantes deste impacto devem ser dissipadas através dos protetores bucais. No entanto, o quanto dessa energia resultante do golpe será dissipada irá depender de alguns fatores, como a intensidade do golpe, o tipo de protetor e o material em que o mesmo foi confeccionado. Estudos demonstraram que protetores confeccionados à base de etileno de acetato de vinila, mais conhecido como EVA, apresentaram propriedades físicas superiores a outros materiais utilizados na confecção de protetores bucais. Pela sua conformação não rígida e disposição em camadas, o EVA proporcionou uma melhor absorção e dissipação de forças geradas durante o trauma, diminuindo o risco de lesões mais graves.
Por isso deve-se utilizar o protetor bucal também durante os treinamentos.
Então qual seria o tipo certo de protetor bucal? Bom, antes de comprar um protetor bucal, deve-se verificar quais os tipos de protetores existem no mercado e qual se adéqua melhor em você.
Alguns dos requisitos básico para escolher um protetor bucal é:
- a verificação da capacidade do atleta de respirar pela boca;
- não prejudicar a fala;
- dar proteção e segurança aos dentes superiores e inferiores;
Atualmente podemos encontrar alguns tipos de protetores bucais disponíveis no mercado, entre eles:
Protetores feitos sob medida (customizado) – estes protetores são feito através de uma moldagem realizada por um cirurgião-dentista, a partir daí é obtido um gesso com uma cópia fiel dos tecidos duros como dos tecidos moles. Depois é enviado para o laboratório de prótese e então confeccionado seguindo a anatomia bucal do atleta.
Este tipo de protetor bucal oferece maior adaptação, estabilidade durante a prática esportiva e menor grau de impacto, além de ser confortável e oferecer maior proteção.
Não podemos esquecer que este tipo de protetor são mais caros.
Protetores moldáveis em água quente (ferve e morde (boil and bite) ou termoplástica) – este tipo de protetor possui um tamanho único que pode ser alterado a forma do protetor colocando em água quente para amolecer o plástico, e imediatamente colocado na boca, onde deve ser feito sucção e moldando no dente. Ele não oferece proteção suficiente por afina sua espessura durante o processo. Sendo o protetor mais vendido no mercado.
Assistam a este vídeo explicativo que encontrei no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=pJ61Je4kVlo
Deve-se seguir cuidadosamente as instruções para evitar a perda do produto durante o processo de aquecimento ou no ajuste.
Protetores comuns ou pré-moldados – são confeccionados em tamanhos pré-determinados, ou seja, as empresas seguem um padrão de medida de fabricação, como pequeno médio e grande. Contudo muitas vezes não são ajustáveis em nossos dentes e chegam até a dificultar nossa respiração ou nossa fala. Este tipo de protetor deve ser evitado, pois pode causar danos graves em caso de impacto na face.
Protetores laminados por pressão – este tipo de protetor pode oferecer benefícios na proteção bucal. São mais espessos e protegem contra lesão e concussão dentária. Podem ser ajustados e personalizados pelo dentista e são mais caros do que os protetores feitos sob medida.
Os protetores tradicionais são utilizados em uma das arcadas, geralmente a de cima, já os duplos são presos pelas duas arcadas existe uma abertura para respiração. Atualmente recomenda-se usar o duplo, por oferecer maior proteção ao maxilar.
Os materiais utilizados para sua confecção podem variar de acordo com o fabricante, mas no geral podem ser utilizados o poliuretano ou o copolímero de acetato de vinil ou até etileno.
Independentemente do tipo, todo protetor bucal deve ser flexível, resistente à ruptura e cômodo de usar. Deve também adaptar-se a sua boca de forma que não restrinja a fala ou respiração.
No entanto, mesmo com protetores bucais eficazes confeccionados com materiais de alta resistência e durabilidade utilizados nos dias de hoje, a busca por materiais mais modernos é sempre constante. Pesquisas vêm sendo realizadas na busca de um material que possa dar maior conforto, segurança e durabilidade para os protetores bucais.
Qual o tipo certo de protetor bucal?
Aquele que ofereça maior proteção a sua boca. Os protetores são fabricados com alta tecnologia e usando equipamento e material sofisticado. Portanto, depende diretamente do esporte a ser praticado. Normalmente, um protetor bucal abrange somente os dentes superiores, mas algumas atividades podem necessitar a proteção inferior também. Quem acabará ajustando e decidindo junto a você, será o seu dentista que entenderá suas necessidades pessoais.
Os protetores bucais feitos sob medida multi-laminados feitos com prensa à vácuo de alta pressão, são os melhores, pois ficam tão justos nos dentes que é necessário até fazer força para tirá-los. O processo de multi-laminação faz o protetor ficar cerca de 3mm de espessura dos pontos onde é mais crítica e necessária esta proteção. Procure sempre fazer este tipo de protetor.
Os protetores bucais são feitos de material plástico flexível ou material laminado que protege os dentes, lábios, bochechas e língua. Deve ter algumas propriedades como ser macio, e ter boa qualidade de dissipação de forças dos impactos. Se o material for rígido, por exemplo, ao invés de proteger poderá causar cortes na gengiva. Além disso, deve-se ajustar-se corretamente na boca, sem prejudicar a fala ou a respiração. Deve ser bom, durável e fácil de limpar. É muito importante que as crianças e adultos que praticam esportes usem protetores bucais.
Converse com seu dentista a respeito dos protetores bucais e da eficácia de cada tipo na redução dos traumatismos. Se você for um atleta, considere a opção dos protetores sob medida ou laminados por pressão, feitos exclusivamente.