sábado, 31 de agosto de 2013

Conheça os três tesouros imperiais do Japão

Pertencente à família Imperial do Japão esses três tesouros sagrados instituído de “insígnias do Império” é formado por três objetos:
A Espada chamada de Kusanagi-no-Tsurugi que representa a origem do Bushido, foi encontrado por Susanoo em uma das caudas do monstro Yamata-no-Orochi, que foi morto por ele para salvar kushinadahime. Após ter encontrado, Susanoo deu a Espada à sua irmã Amaterasu para se redimir de seus atos;
O Espelho de oito lados chamado de Yata-no-Kagami que representa o sol da Bandeira do Japão, foi forjado pelos Kamis (deuses) para enganar Amaterasu e fazê-la sair da caverna, devolvendo assim a luz do sol ao mundo;
A Jóia, chamada de Yasakani-no-Magatama que representa as riquezas do Japão, foi usada para amarrar o Espelho a árvore sakaki.
Os três tesouros sagrados foram dados por Amaterasu (ou Ama-Terasu-Oho-Mi-Kami, é a deusa do sol. Seu nome quer dizer “Grande Deusa Augusta que ilumina o céu”.) ao seu neto Ninigi quando este desceu do céu para governar o Japão. Estes três objetos representam o valor, a sabedoria e a benevolência.
De acordo com a mitologia japonesa os três tesouros simbolizam a origem do povo japonês. Segundo a lenda dos três tesouros, o espelho é o que tem maior simbolismo por representar a fraqueza humana. O espelho dado pela Deusa Amaterasu nos permite refletir que se formos tomados por sentimentos inferiores como, por exemplo, o ciúme tudo acabará em trevas.
Cada objeto estar localizado em um lugar no Japão: a Espada é mantida no Santuário de Atsuta; a jóia está localizada no Palácio Imperial de Tóquio, e o Espelho está guardado no Grande Santuário de Ise (que é dedicada a Deusa Amaterasu).
Os três tesouros pertencem a Família Imperial, pois segundo a lenda o primeiro Imperador do Japão foi Jimmu (bisneto de Ninigi), com isso os três tesouros foram passados de geração para geração até os dias atuais.
Por serem sagrados não é permitido tira fotos nem fazer desenho deles. De tempos em tempos, os Tesouros Sagrados são exibidos em uma Cerimônia Oficial no Palácio da Família Imperial. 

Fonte: Nipocultura; Aoikuwan