É um festival de tradição budista que tem suas origens na China. Este festival acontece anualmente durante o verão (entre julho e agosto, no Japão), sempre após o por do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Durante o Bon, celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo levando-se lanternas acesas saudosamente lembrando da sabedoria dos antepassados.
Apesar de ser semelhante ao dia de finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Este festival também a gratidão pela boa colheita e é uma oportunidade das famílias se reencontrarem. Tudo isso através da dança, o Bon Odori, ao som dos tambores típicos japoneses (Taiko), das flautas de bambu e do canto em estilo min’yo. A dança consiste em movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar.
Bon Odori significa literalmente dança de finados, dança coletiva feita em torno de um palco, ao som de flauta e taiko. Ela representa a alegria dos mortos ao se livrar do sofrimento do inferno.
A Origem
Conta-se que o Bon Odori surgiu com um discípulo de Buda, chamado Mokuren. Com uma força de inspiração extraordinária, Mokuren tornou-se capaz de ver qualquer recanto do mundo, descobrindo sua falecida mãe no mundo das trevas. Triste, procurou por Buda no intuito de salva-la.
Para Buda, o recurso seria reunir todos os monges para fazer a maior oferenda possível. Feito isso, a mãe de Mokuren foi salva e renasceu no mundo da paz. Feliz, Mokuren inicia a dança que se transformaria no que hoje é conhecida como Bon Odori, expressão de alegria e paz.
Para preservar esta cultura o Bon Odori é celebrado em comunidades de imigrantes e descendentes japoneses em outros países. Em Salvador/BA começou a partir de 1991 e a cada ano este evento traz uma novidade.
Este ano o Bon Odori aconteu no Parque de Exposições da Bahia nos dias 30 e 31 de agosto de 2014. O evento trouxe como tema o Taiko (太鼓), os tambores japoneses.
O Festival teve espaços para crianças, jovens, adultos e terceira idade, além dos espaços gastronômicos. Em geral este evento foi para toda a família participar.
Esperamos que no próximo ano seja ainda melhor do que este.
Vejam algumas fotos tiradas no dia do evento.
Vejam algumas fotos tiradas no dia do evento.
http://www.atibaia.com.br/cidade/noticia.asp?numero=16
http://www.anbgkaikan.com.br/bon_odori/bon_odori.html
http://www.nippobrasil.com.br/culturatradicional/526.shtml