domingo, 29 de maio de 2022

O Kata Unsu


É um dos kata mais versátil e dinâmico do estilo shotokan. O Unsu (雲手) pode ter variações de traduções, dentre elas: mãos nas nuvens, mãos de nuvem e separando as nuvens. A explicação para o nome do kata é que suas mãos são como nuvens, sempre mudando e capaz de descarregar uma força letal em um piscar de olhos. Dizem que o kata encena uma tempestade com técnicas que simbolizam o vento, relâmpagos, tornados.

Para Kanazawa o nome está relacionado ao movimento de separar as nuvens com as mãos abertas. Este movimento chamado por Kanazawa de “Kaiun no te” (mãos que abrem as nuvens) aparece duas vezes no kata (no início, e após levantar do chão após o mawashi-geri).

“Uma frase de Funakoshi para seus alunos diz “Afaste as nuvens para ver o caminho com clareza” aludindo aos pensamentos que o distraem do caminho reto. [...] O Unsu representa libertação do problema para ver claramente depois.”

Seja qual for a verdadeira história do nome unsu, este kata exige muita velocidade, agilidade e força. As diversas transições e mudanças de tempo durante o kata, faz o unsu ser tão dinâmico.

Ele tem o objetivo de desenvolver e dominar as três essenciais dentro do kata: a alternância de velocidade; domínio de força e suavidade; compreensão e expansão do corpo.

Origem

Não se sabe ao certo a origem deste kata, sabe-se que tem relação ao mestre Seisho Aragaki que era conhecido como “Maya”, “o gato”, devido suas habilidades para saltar, também era chamado “Kamadeunchu” (Kamade que significa “mãos de foice” e Unchu era o nome de um kata, hoje conhecido como Unsu ou Unshu). Este mestre criou além do unshu ou unsu, também criou os kata sochin, niseishi. Aragaki foi um excelente mestre de armas tradicionais de Okinawa, deixando como herança alguns kata de Bo-jutsu e Sai-jutsu.

O Kata

A passagem de um movimento para outro de forma lenta e relaxada para uma forma contraída e rápida, fazendo com que se exija muito dos músculos. Possui também saltos altos e baixos, deslizamentos, fintas e provocações, além de requerer o uso de todas as partes do corpo como armas.

Segundo Nakayama, “Uma das características singular deste kata é a combinação que vai do bloqueio com o punho “cabeça de galo” ao contra-ataque com a mão em lança de um só dedo. Outra é o uso hábil de chutes desferidos em várias direções.”

Por ser um kata capaz de reagir a qualquer tipo de acontecimento e com dificuldade na execução dos movimentos, os mestres ancestrais sugerem que o karateca domine os katas básicos especialmente, série Heian, Kanku, Empi e Jion antes de arriscar a execução deste kata.

Curiosidades deste kata

O unsu realiza diversas técnicas avançadas com as mãos, mais o destaque maior fica para os chutes realizados de forma não convencional em relação aos outros kata do estilo shotokan. O mawashi-geri, por exemplo, é o único encontrado em qualquer kata do estilo shotokan, e este chute é realizado no unsu na posição quase deitada. Para executar o movimento o karateka deve ter uma compressão básica de como executar a queda para depois realizar o chute deitado. Outra técnica é o salto em 360º (que é um chute ascendente no nível médio com o pé direito. Com o pé esquerdo como pivô, desferindo um chute crescente para trás com o pé direito, ao mesmo tempo que realiza o giro no ar e cair, assumindo uma posição agachada com o pé direito à frente).

O kata Unsu do estilo shotokan possui 48 movimentos (kyodo). O kiai fica no 36º e 48º movimento (kyodo).

As bases utilizadas neste kata são: neko ashi-dachi, fudo-dachi, ashi-dachi, heisoku-dachi, sanchin-dachi, kiba-dachi, zenkutsu-dachi.


Fonte: O Melhor do Karate – Unsu, Sochin, Nijushiho. M.Nakayama vol.10, sites karatevancouver, The Martial Way, Shito-ryu Brasil