terça-feira, 27 de julho de 2021

Bassai Sho


Segundo kata da série Bassai que significa romper a fortaleza, deve ser praticado depois de se ter o domínio do Bassai Dai. Esses dois kata se concentram na ideia de transformar a desvantagem em vantagem por meio de respostas fortes e corajosas, bloqueios de troca e diferentes graus de força. Esses katas muito antigos podem nos ensinar agilidade, movimentos do quadril, força e a mudança de técnicas rápidas para lentas. Eles também têm uma variedade de blocos e rotações do quadril. Os kata Bassai também ensinam um certo poder que pode ser descrito como “Poder de Quebra”.

Origem do Bassai

Acredita-se que os katas Bassai (Penetrar em uma Fortaleza) foram projetados para se complementar, já que o primeiro, Bassai Dai, (Dai significa maior / grande) representa entrar em uma fortaleza e o segundo, Bassai Sho, (Sho significa menor / pequeno) representa sair novamente. Existem muitas versões desses katas praticados em vários estilos e, embora as origens na história das artes marciais sejam obscuras, existe um desenho de seda de 400 anos que supostamente representa uma versão inicial de Bassai Dai. 

Alguns historiadores acreditam que as raízes do kata podem ser rastreadas até as formas de kung fu Leopardo e Leão, enquanto outros dizem que pode derivar do Wuxing Quan (Punho dos Cinco Elementos), outra forma mortal de artes marciais chinesas. No século XIX, uma versão inicial de Bassai Dai era chamada de Passai, um nome ainda usado em muitos estilos hoje, que provavelmente foi um tributo a uma família proeminente na história de Okinawa.

Sabemos que foi transmitido pelo mestre de Okinawa Sokon Matsumura e pode ter sido ensinado a ele por um homem chamado Oyadomari Peichin. Por sua vez, Matsumura o ensinou a seu aluno, Anko Itosu, a quem frequentemente se atribui a criação do Bassai Sho em algum momento do final do século XIX. Pensa-se que ele o criou a partir de uma versão de Passai que era popular na época, embora o próprio Bassai Sho pudesse ser apenas outra versão do original.
Também foram os ensinamentos do Sensei Anko Itosu que tornaram o kata popular quando ele os apresentou ao currículo escolar de Okinawa. Um de seus alunos, Gichin Funakoshi, os levaria mais tarde ao Japão e faria algumas adaptações, incluindo a mudança do nome de Passai para Bassai. 

Em outra versão da história acredita-se que o Bassai Dai o kata Bassai Sho é originário da região de Shuri, ilha de Okinawa e acredita-se que seu criador foi Sokon Matsumura. Matsumura era guarda-costas chefe do Rei de Okinawa em meados do século XIX. Bassai é frequentemente traduzido como "romper a fortaleza", o que é muito irônico, pois Matsumura, sendo guarda-costas chefe do Rei, tinha como principal função oficial proteger o Castelo de Shuri, então o nome deveria ser na verdade defesa da fortaleza (Castelo de Shuri) em vez de atacá-lo. Como não se tem certeza realmente de quem criou esses kata então fica mais uma incógnita.

O Kata

“Este kata é um bom meio para aprender a bloquear com força e contra-atacar com vigor depois de tensionar os músculos lentamente, de acordo com a respiração.”

As técnicas aprendidas neste kata são defesas contra-ataques com vara. “As características básicas do Bassai Sho são os movimentos em arco das mãos e dos pés e o uso da mão em espada do dorso da mão e da boca do tigre.” Com isso, os pulsos, os cotovelos e os joelhos devem ser flexíveis, mas as posições devem ser firmes.

Deve-se aplicar corretamente a força e ter a velocidade apropriada ao executar as técnicas.

Diferença entre os kata

No Bassai Dai força e solenidade externas, ao passo que o Bassai Sho, na calma de suas técnicas contém força interior.

O Bassai Sho é um kata do estilo shotokan que possui 27 movimentos (kyodo). Os kiai fica no 17º e no 25º movimento (kyodo).

As bases utilizadas neste kata são: Heisoku dachi, kosa dachi, zenkutsu dachi, neko ashi-dachi, kokutsu dachi, kiba dachi, ashi-dachi.

 

Fonte: O Melhor do Karate – Bassai e Kanku, M.Nakayama vol.9, site history off fighting