quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Seleção Baiana participará neste final de semana do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karate Cadete e Júnior


A Seleção Baiana de karate após quase 2 anos sem competir nacionalmente e de forma presencial, retorna as competições. Neste segundo evento voltado exclusivamente para as classes cadete e júnior, a Bahia estará representada por 22 atletas das classes cadete e júnior entre masculino e feminino.

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Karate será realizado pela Confederação Brasileira de Karate no período de 28 a 31 de outubro de 2021, no Centro de Treinamento da CBK na cidade de Caucaia – CE.

A competição vale pontos para o ranking nacional e estadual e ainda servirá para os três primeiros colocados terem maior chance de conquistarem um bolsa no programa Bolsa atleta. A Seleção Baiana de Karate estará presente neste evento.

A competição terá representantes de 20 Estados brasileiro, incluindo a Bahia sendo a 8ª maior delegação deste evento, ficando atrás dos Estados de São Paulo (65 atletas), Santa Catarina (56 atletas), Ceará (43 atletas), Pernambuco (37 atletas), Paraná (29 atletas), Minhas Gerais (29 atletas), Rio de Janeiro (26 atletas). Ao todo serão 402 atletas lutando por um lugar mais alto no pódio.

De acordo com a CBK todos os protocolos serão seguidos rigorosamente para se ter acesso ao Centro de Treinamento da CBK e ao evento principal, dentre eles a apresentação de pelo menos “UM” dos seguintes comprovantes, que podem ser: Teste Rápido de Covid-19 (Antígeno) negativo, realizado com até 48h de antecedência ao primeiro acesso no Centro de Treinamento da CBK; ou Testes de Covid do tipo RT-PCR, realizado a partir do dia 25/10/2021; ou Comprovante de vacina do Covid-19, com as duas doses administradas ou dose única da vacina Janssen (Johnson & Johnson).

Haverá um laboratório disponível no Centro de Treinamento para realização dos testes de Covid, onde o valor será de R$ 140,00. Os interessados deverão agendar pelo link: https://testecovid.capj.com.br

Conheça os atletas que estarão presentes neste evento

CADETE

Iasmin Oliveira

Leticia Montes

Maria Silva

Natasha Nascimento

Breno Jesus

Christian Oliveira

Daniel Santos

Deivison Evangelista

Samuel Cruz

João Sant'Ana

Lucas Oliveira

Robson Anjos

Victor Seixas

JÚNIOR

Eduarda França

Gabriel Pires

João Reis

José Lima

Luís Santos

Nicolas Freitas

Ricardo Filho

Roger Ávila

Tiago Fraga

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Seleção Brasileira de Karate é campeã no Campeonato Pan-americano


Realizado no período de 18 a 25 de outubro na cidade de Punta del Este – Uruguai, o XXXIV Campeonato Pan-americano de Karate. O Brasil esteve presente neste evento com 30 atletas, a segunda delegação com mais atletas na competição. A primeira foi o Chile com 31 atletas. No total foram 23 países participantes e um total de 286 atletas entre homens e mulheres, incluindo os Parakaratekas.

A participação do Brasil na competição

No kata individual feminino a atleta Naomi Hypolito terminou a competição em 5º lugar e Nicole Mota em 9º lugar. O kata equipe feminino ficou com a prata. No para karate Paula Silva conquistou o 2º lugar no kata.

No kumite feminino -50kg Jessica de Paula ficou com a prata, assim como a atleta Valeria Kumizaki no kumite feminino -55kg e Anna Prezzoti no kumite -68kg. Já Bárbara Hellen Rodrigues terminou em 3º lugar nesta categoria. No kumite feminino +68kg a atleta Brenda Padilha ficou com a prata e Isabela Rodrigues com o bronze. O kumite equipe feminino ficou com o ouro.

No masculino, o kata individual ficou em 3º lugar com Dyun Kimura. Rafael Santos terminou em 7º lugar. O kata equipe masculino ficou com a prata. No kata em cadeira de rodas o atleta Jaime Ruiz ganhou o ouro.

No kumite individual -60kg, o atleta Douglas Brose ficou com o ouro e Gabriel Stankunas em 5º lugar. No kumite individual -67kg Vinicius Figueira ficou com o ouro. No kumite individual -84kg, Diego Silva terminou em 5º lugar. a equipe de kumite masculina ficou com o ouro.

Confira o resultado completo neste link: https://www.wkf.net/imagenes/campeonatos/continental-championshipsresultados-2021-pkf-senior-championships-001.pdf

No geral o Brasil teve uma boa participação nesta competição, com um destaque especial as mulheres karatekas.

Brasil e Estados Unidos foram os países que conquistaram mais ouro no quadro geral de medalhas cinco medalhas para cada.

A competição

Os atletas olímpicos de karate Sakura Kokumai e Ariel Torres foram os destaques no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Sênior. Os dois atletas que fizeram história nos Jogos Olímpicos terminaram a competição no lugar mais alto do pódio.

O atleta Ariel Torres dos Estados Unidos, conquistou seu segundo título continental consecutivo após uma demonstração impressionante de habilidades na competição de Kata, logo depois de ganhar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.

Numa final entre estadunidenses Torres (23), confirmou seu status como uma das maiores estrelas em ascensão do Karate com uma vitória difícil sobre o companheiro de equipe Gakuji Tozaki. Ariel Torres recebeu uma pontuação de 25,66 pontos com o kata “Anan Dai” por 25,4 de Tokazi.

Já a atleta olímpica Sakura Kokumai (29), também dos EUA, obteve uma pontuação de 25,94 com o kata “Papuren” para 24,88 de seu rival, conquistando o título no Kata Feminino. Kokumai, que terminou na quinta posição nos Jogos Olímpicos, derrotou Ha Thi Ngo do Canadá na final. Com isso a karateca americana conquistou sua sétima medalha após terminar na segunda posição em 2019.

A carateca americana Skylar Lingl (21) conquistou seu primeiro título pan-americano ao derrotar a brasileira Anna Prezzoti na final por 3-2.

No segundo dia da competição os brasileiros Douglas Brose e Vinicius Figueira foram os grandes vencedores do dia. Douglas Brose, do Brasil, conquistou seu sexto título pan-americano. O bicampeão mundial que também integra a Comissão de Atletas da WKF derrotou Juan Forero, da Colômbia, na final do Kumite Masculino -60kg (4-0). Já o atleta Vinicius Figueira conquistou a medalha de ouro no Kumite Masculino -67kg. O atual medalhista de bronze do PKF Championships recuperou o título que ganhou em 2018 após uma vitória apertada sobre Camilo Velozo do Chile (3-3).

Enquanto isso, nas categorias de Kumite Feminino, Yorgelis Salazar da Venezuela conquistou seu primeiro título continental após vencer na competição de Kumite Feminino -50kg. Salazar alcançou uma vitória impressionante por 7-1 sobre Jessica de Paula do Brasil na final.

Trinity Allen dos EUA levou a quarta medalha de ouro para equipe norte-americana. Em sua primeira aparição em campeonatos continentais seniores, Allen surpreendeu e venceu Valeria Kumizaki do Brasil por 4 a 2 para se tornando a nova medalhista de ouro continental no Kumite Feminino -55kg.

No último título no Kumite Feminino foi para Valeria Echever do Equador no Kumite Feminino + 68kg. Bicampeã continental, Echever reconquistou a medalha que conquistou em 2018 pela última vez, após uma vitória por 4 a 3 sobre Brenda Padilha, do Brasil.

O último dia de competição foi centrado nas equipes e competições do Para-Karatê. Na final do Kata equipe Feminino, a equipe do Peru venceu o Brasil com uma pontuação de 25,88 com o kata “Gojushiho Dai” para 24,68 do Brasil. No kata equipe Masculino, a equipe do Peru também derrotou o Brasil na final recebendo uma pontuação de 25,4 com o kata “Unsu” para 24,06 do Brasil.

Já na competição de Kumite por equipe a vitória nas categorias Masculina e Feminina ficou para o Brasil. A Seleção Brasileira derrotou a Venezuela por 2 a 0 na final da Seleção Feminina, enquanto a equipe masculina brasileira derrotou os EUA por 3 a 1 na final.

O Para-Karate

O Campeonato PKF de 2021 também fez história para o esporte, pois o evento deu aos atletas do Para-Karatê das Américas a chance de mostrar suas habilidades e lutar pelas coroas continentais.

Nas categorias Cegos / Deficientes Visuais, o título foi para Anastasia Hayes, dos Estados Unidos e o 2º lugar para Paula Silva, do Brasil. As medalhas para cadeirante foram para Darien Paula Ulloa, do Chile e Jaime Ruiz, do Brasil.

Após três dias de competição, a delegação do Brasil terminou em 1º lugar no quadro de medalhas com 15 medalhas (05 ouros, 07 pratas e 03 bronzes) seguida pelos Estados Unidos com 13 medalhas (05 ouros, 04 pratas e 04 bronzes) e pelo Chile com 14 medalhas (04 ouros, 03 pratas e 07 bronzes).

domingo, 24 de outubro de 2021

World Karate Federation realizou encontros com Confederações para avaliar a situação do Karate no mundo


No final do mês de setembro o presidente da WKF, Antonio Espinós chefiou uma série de encontros com objetivo de avaliar a situação do karate no mundo e também apresentar seus planos para 2023.

Na lista de temas realizado neste encontro foram também incluídos, a estreia e o sucesso da apresentação do Karate nas Olimpíadas. Os efeitos da pandemia do coronavírus e os esforços das Federações Nacionais para proporcionar as melhores condições para o progresso do esporte e um Plano Estratégico da WKF para o período de 2022 a 2025. Além da revisão do calendário internacional para 2022.

A principal pauta deste encontro que inaugura a nova era do Karatê internacional foi o Plano Estratégico 2022-2025 que visa estender o progresso do esporte, atualizando a estrutura atual das competições internacionais. Com esta nova estrutura, a WKF espera aumentar ainda mais o nível competitivo dos grandes eventos, proporcionando mais oportunidades para a participação de karatecas de todo o mundo.

O encontro

As reuniões foram divididas por continentes e por idiomas predominantes da região. No primeiro dia contou com a participação das Confederações da Ásia e da Oceania, totalizando 17 países. A Federação dos Emirados Árabes Unidos foi representada pelo Presidente da FN, Major General Nasser Alrazoqui, que também é o 2º Vice-presidente da WKF. Os outros países participantes foram: Austrália, Butão, Taipé Chinês, Fiji, Iraque, República Islâmica do Irã, Jordânia, Macau, Nauru, Malásia, Nova Zelândia, República Popular da China, República da Coreia, Arábia Saudita Arábia, Emirados Árabes Unidos, Cazaquistão e Uzbequistão.

O segundo encontro foi dividido em duas sessões. No primeiro encontro do dia reuniu representantes de países de língua inglesa da América e da África. A lista de participantes incluiu países de Barbados, Canadá, Chade, Haiti, São Vicente e Granadinas, África do Sul, Estados Unidos e Zimbábue. O vice-presidente do WKF, Bechir Cherif, o secretário-geral do WKF, Toshihisa Nagura, e o membro do Comitê Executivo do WKF, Souleymane Gaye, também participaram da reunião. A segunda sessão contou com a participação de países de língua espanhola nas discussões, com a participação de representantes de Angola, Bolívia, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Porto Rico e Uruguai. O secretário geral adjunto da WKF, Jose Antonio Mendez, o presidente da comissão de arbitragem da WKF, Javier Escalante, e o presidente da comissão organizadora da WKF, Esteban Perez, também participaram da reunião.

O último dia de reuniões foi dividido também em duas sessões. A primeira conferência reuniu representantes de 26 países da Europa, dentre eles, Armênia, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Inglaterra, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Letônia, Liechtenstein, Luxemburgo, Holanda, Polônia, Romênia, San Marino, Escócia, Eslováquia e Suécia.

A reunião também contou com a presença do Secretário Geral do WKF, Toshihisa Nagura, do Tesoureiro Geral do WKF Michael Dinsdale, do membro do Comitê Executivo do WKF Souleymane Gaye, do Presidente do Para-Karate do WKF Dusana Augustoviçova e do Secretário da Comissão de Árbitros do WKF, Robert Hamara.

A segunda sessão reuniu países africanos de língua francesa, com a adesão de delegados do Burundi, Djibouti, Mali e Senegal, e com a participação do vice-presidente do WKF, Bechir Cherif, e do membro do Comitê Executivo do WKF, Souleymane Gaye. O 3º vice-presidente do WKF, Bechir Cherif, o secretário-geral do WKF, Toshihisa Nagura, e os membros do Comitê Executivo do WKF, Makarita Lenoa e Souleymane Gaye, também participaram da reunião.

O presidente da WKF, Antonio Espinós, diz que, "A cooperação das federações nacionais é essencial para levar o Karatê a novos patamares. Fico feliz em observar que as FNs que participam das reuniões hoje estão trabalhando muito para garantir o progresso do Karatê em todo o mundo e que compartilham nossas perspectivas para o futuro."

“Acreditamos que esses encontros com as Federações Nacionais são extremamente valiosos para avaliar a situação atual do Karate no mundo.” “Nós realmente apreciamos o feedback que recebemos das Federações Nacionais de todo o mundo, pois é crucial para nos ajudar a seguir o caminho certo”, afirmou.