quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Kata Gojushiho Sho

Gojushiho (五十四歩) é um kata do estilo shotokan originário da região de Shuri, que significa cinquenta e quatro passos e possui duas versões, o Gojushiho Dai (五十四歩大) e Gojushiho Sho (五十四歩小). Este kata foi desenvolvido por Sokon Matsumura.

Anko Itosu, aluno de Matsumura, foi responsável por criar as duas versões do gojushiho. Apesar do sho significar menor ou pequeno, o kata é o que têm maior quantidade de Kyodos, enquanto o dai que significa maior, possui menor quantidade de kyodos.

História

Em algum momento na década de 1960 ou 1970, quando um instrutor de alto escalão da JKA anunciou "Gojushiho-Dai" e depois executou "Gojushiho-Sho" no All-Japan Karate Championships. Após este evento houve uma mudança de nome e o nome original “Gojushiho-Dai” mudou para “Gojushiho-Sho” e vice-versa. A mudança de nome afetou o kata da JKA (Japan Karate Association) e ainda estão usando o nome alterado em vez do original.

Dentro da Federação Internacional de Karate-do Shotokan (SKIF) de Kanazawa Hirokazu, as formas "Dai" e "Sho" são mantidas com seus nomes originais para coincidir com "Dai" que significa "Maior" e "Sho" que significa "Menor". Isso também ocorreu porque o mestre Kanazawa era um dos instrutores mais bem classificados e se recusou a mudar os nomes originais.

Ao mesmo tempo, Gichin Funakoshi até tentou mudar o nome do kata (Gojushiho-Sho) para Hotaku, que significa "pica-pau", devido à frequência de golpes de cutuca encontrados dentro do kata. Independentemente disso, por razões desconhecidas, o nome Hotaku nunca foi realmente aceito, deixando ambos os kata com o título de Gojushiho.

O Kata

Este kata usa a mão em espada para bloqueios e estocadas para repelir ataques. Ele representa defesa contra um ataque de bastão.

Para captar a essência deste kata e necessário que o carateca experiente que tenha dominado a técnica alcançando a maturidade.

O kata Gojushiho Dai do estilo shotokan possui 65 movimentos (kyodo). O kiai fica no 57º e 64º movimento (kyodo).

As bases utilizadas neste kata são: zenkutsu-dachi, ashi-dachi, kiba-dachi, neko ashi-dachi, kosa-dachi, shizen-tai

A diferença entre o Gojushiho Dai e Gojushiho Sho

Gojushiho-Dai ("Sho" em JKA) começa logo com uma grande variedade de técnicas avançadas e, como tal, é altamente recomendado para estudo. Gojūshiho-Sho ("Dai" em JKA) consiste em muitas técnicas avançadas de mãos abertas e ataques à clavícula (Ippon Nukite).

O embusen de ambos os kata são quase idênticos.

Fonte: O Melhor do Karate – Gojushiho-dai, Gojushiho-sho, Meikyo. M.Nakayama vol.11, sites karatevancouver, The Martial Way

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Seleção Baiana participará do Campeonato Brasileiro de Karate – Etapa Sergipe


A seleção baiana de karate estará participando neste final de semana do Campeonato Brasileiro de Karate- Etapa Sergipe. O evento acontecerá na cidade de Aracaju – Sergipe, no período de 23 a 25 de setembro de 2022, e a competição é voltada para as categorias sub-08 a sênior, da divisão de novos (até verde) e da divisão especial (roxa a preta). O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Karate – CBK.

A seleção baiana terá ao todo 81 atletas participando desta competição, sendo 55 masculino e 26 feminino.

A competição começará nesta sexta-feira com a modalidade kata, nas categorias sub-08, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-21 das divisões de novos e especial. Confira abaixo toda a programação desta competição.


A FBK promoveu no final de semana Curso Técnico de kata e kumite


Nos dias 17 e 18 de setembro de 2022, foi realizado o primeiro curso técnico de kata e kumite gratuito e cada filiado poderia inscrever até 10 karatecas.

O objetivo da Federação Bahiana de Karate – FBK era preparar seus atletas para os eventos nacionais que ainda vão acontecer, como por exemplo a Etapa do Brasileiro em Sergipe e a Etapa Final que está planejado para o ser realizado na cidade de São Paulo, no mês de novembro.

O curso técnico de kata e kumite, foi ministrado pelos professores Fabrice Chiron (BA) coordenador da seleção baiana, Ulisses Santos (SE) técnico de seleção brasileira e Douglas Brose (SC), tricampeão mundial, octacampeão pan-americano, campeão do World Combat Games entre outros títulos.

No sábado (17.09), o curso aconteceu na Arena de Esportes da Bahia, antigo Cento Panamericano de Judô em Lauro de Freitas. No domingo (18.09), o curso foi realizado na cidade de Muritiba, na sede da Associação Muritibana de Karate.

Foi uma boa iniciativa da FBK promover este curso para seus atletas.