terça-feira, 26 de novembro de 2024

Dica de Livro: Anko Itosu. o Homem. o Mestre. o Mito.: Biografia de uma Lenda

Autor: Thomas Feldmann

Editora: Lulu.com 

Páginas: 450

Sobre o livro

O livro mergulha na vida e nos tempos de Ankō Itosu, o homem, o mestre e o mito, uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do karatê moderno, uma arte marcial e um esporte que é praticado hoje por milhões de pessoas no mundo todo. Ele não apenas estabeleceu a base do treinamento moderno, mas ensinou uma próxima geração muito sofisticada de praticantes que mais tarde foram essenciais para espalhar essa esplêndida arte pelo mundo. Ankō Itosu nasceu no distrito de Shuri, em Okinawa, a ilha principal do então independente Reino Ryūkyū (que agora faz parte do Japão) no ano de 1831, em uma época em que a modernização ainda não havia começado nesta parte do mundo. Vindo de uma família de baixa patente, ele cresceu em tempos turbulentos e, após uma longa vida agitada, ele eventualmente se tornou uma figura lendária da história Ryūkyūan. Ele morreu em 1915. Olhando para sua educação, sua carreira profissional, sua dedicação às artes de luta indígenas e seu legado que ele deixou para a posteridade.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Tode Jukun ou os Dez Princípios do Tode

Também conhecido como os 10 Preceitos de Itosu ou os dez princípios do Tode ou ainda Tode Jukun, é um sistema de regras da prática do karate, desenvolvido pelo mestre Itosu que foi muito mais que uma carta para o ministro da educação, se tornando uma leitura obrigatória para qualquer praticante de Karate-Dô.

Em 1908, Itosu escreveu uma carta ao Departamento Educacional da Prefeitura com o objetivo de encorajar a introdução do Karatê em todas as escolas de Okinawa, incluindo aquelas no continente japonês. Para isso, Itosu listou 10 pontos importantes do que a arte poderia proporcionar aos seus futuros praticantes. Estes pontos importantes ou princípios ficou conhecido como Tode Jukun ou os Dez Princípios do Tode.

A decisão de apresentar o texto em forma de principios, tinha o objetivo de facilitar a compreensão de quem fosse ler.

Os 10 preceitos de Itosu

  1. O Karate não é praticado apenas para o seu próprio benefício, pode ser usado para proteger sua família e seu mestre. A prática do karatê deve ser usada como Ele não é pensado para ser utilizado apenas contra um único bandido ou valentão, mas sim, como um meio de autodefesa e melhora da saúde.
  2. O propósito do Karate é tornar os músculos e ossos duros como uma rocha e usar as mãos e pernas como lanças, além de desenvolver um espírito forte. Para isso, as crianças deveriam começar a treinar desde a escola fundamental assim elas estariam preparadas para o serviço militar.
  3. O karate não pode ser aprendido rapidamente. Para entender o Karatê mais completamente, deve-se praticar seriamente todos os dias, então em alguns anos verá uma mudança em seu físico e em sua mente, e consequentemente descobrirá o quão profundo é esta arte marcial.
  4. No karate, o treino das mãos e dos pés é importante, então você deve treinar diariamente com makiwara. Para fazer isso, relaxe seus ombros, abra os pulmões (inspire profundamente) sem levantar os ombros, reúna sua força (prenda a respiração brevemente), agarre o chão com os pés e concentre sua energia intrínseca (ki, chi, força vital) no baixo abdômen (tanden). Pratique utilizando cada braço de cem a duzentas vezes por dia.
  5. Quando praticar as bases ou posturas do karate certifique-se de manter as costas eretas, ombros relaxados, colocar a força em suas pernas, posicionando os pés firmemente no chão e aplicando o Ki através do tanden, mantendo as partes superior e inferior firmes e conectadas durante todo o movimento e concentrar sua energia no baixo abdômen.
  6. Pratique cada técnica do Karate repetidamente. Aprenda bem as interpretações de cada técnica e decida quando e de que maneira aplicá-las quando necessário. Entrar, contra-atacar e afastar-se é a regra para o torite (forma de segurar ou prender as mãos do seu oponente).
  7. Você deve decidir se o karate é para saúde ou para auxiliar nos seus deveres.
  8. Quando treinar, faça como se estivesse no campo de batalha. Seus olhos devem estar fixos, os ombros baixos e o corpo endurecido. Deve-se treinar sempre com intensidade e espírito, como se realmente estivesse encarando um inimigo e desta forma estará naturalmente preparado para qualquer.
  9. Se você usar excessivamente sua força no treino de karate, isso irá causar parda de energia no baixo abdômen e será perigoso para o corpo. Os olhos e o rosto ficarão vermelhos. Seja cuidadoso, não se esforce demais ou treine demais.
  10.  O karate auxilia no desenvolvimento de ossos e músculos. Ajuda tanto na digestão quanto na circulação do sangue.

Referência

https://www.shuriway.co.uk/precepts.html

https://karatedotanaka.com.br/2017/07/12/tode-jukun-os-dez-preceitos-do-karate-pelo-mestre-anko-itosu/

domingo, 24 de novembro de 2024

Confira o resultado dos atletas baianos na Final do Campeonato Brasileiro de Karate em Recife

O evento aconteceu no período de 12 a 17 de novembro de 2024, no Ginásio Esportivo do Clube Português – Recife/PE, para as classes sub-08 a júnior, nas modalidades kata e kumite.

Com uma delegação de 42 atletas 03 técnicos e 05 árbitros a Bahia terminou a competição em 7º lugar. A competição teve a presença de 23 estados e o Distrito Federal (que será palco da Final do Brasileiro de Karate sub-21, sênior, master, parakarate, universitário, estilos e kobudo).

Confira o resultado dos karatecas baianos

KATA

Maria Clara Silva – sub-12 divisão de novos - 2º lugar

Maria Carneiro – sub-14, divisão de novos – 3º lugar

Kata equipe sub-14 – masculino divisão especial – 3º lugar

KUMITE

Maria Clara Silva – sub-12, divisão de novos – 1º lugar

Rafaela Trevizani – sub-12, divisão especial – 3º lugar

Ryan Souza – sub-12, divisão especial – 2º lugar

Guilherme Torres – cadete, divisão de novos – 2º lugar

Bernardo Santana – cadete, divisão especial – 3º lugar

Tamilis Santos – júnior, divisão de novos – 3º lugar

Joelma Cunha – júnior, divisão de novos – 3º lugar

Maria Luiza Silva – júnior, divisão de novos – 1º lugar

Maria Cordeiro – júnior, divisão especial – 2º lugar

João Nascimento – júnior, divisão de novos – 1º lugar

Christian Oliveira – júnior, divisão especial – 1º lugar

Equipe masculina júnior, divisão especial – 3º lugar