sábado, 16 de janeiro de 2016

Filmes e Documentários sobre Artes Marciais - Parte 1

- Oyama, o lutador lendário:
“Choi Baeda (YANG DONGGEUN) é um jovem coreano que perto do final da Segunda Grande Guerra, chega ao Japão com o desejo de ser piloto de caça. Porém, a discriminação e o final da guerra, colocam um ponto final em seus sonhos, e assim, acaba nas ruas com seus amigos imigrantes coreanos, todos tentando sobreviver. Após ser desonrado e humilhado pela Yakuza e por Kato (Kato Masaya), um oficial do exército japonês e mestre do Karatê, Choi é socorrido por Bumsoo (Jeong Duhong), um velho amigo e mentor que lhe apresenta os ensinamnetos do Karatê japonês.”


- A Grande Vitória:
“Max Trombini (Caio Castro) teve uma infância humilde e conturbada. Abandonado pelo pai ainda hoje, ele foi criado pela mãe e pelo avô, que morreu quando tinha 11 anos. Revoltado, passou a se envolver em diversas confusões em sua cidade natal, Ubatuba, e depois em Bastos, onde passou a morar. Foi através do aprendizado das artes marciais, em especial o judô, que ele conseguiu se estabelecer emocionalmente e construir uma carreira que fez com que se tornasse um dos principais técnicos do esporte no Brasil.”


- Besouro:
“Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.”