quinta-feira, 7 de abril de 2022

CBK divulga lista de convocados para o Campeonato Sul-americano de karate


A Confederação Brasileira de Karate divulgou a lista com o nome de todos os atletas que irão participar do Campeonato Sul-Americano de Karate 2022, que será realizado no período de 19 a 23 de abril de 2022 na cidade de Guayaquil/Equador.

Dentre os convocados estão as maiores estrelas do karate brasileiro Valeria Kumizaki, Vinicius Figueiras, Hernani Verissimo, Douglas Brose, Giovani Salgado

Ao todo foram convocados 109 atletas, de 16 Estados mais Distrito Federal. sendo 03 da Amazonas, 01 da Bahia, 07 do Ceará, 03 do Distrito Federal, 02 do Espirito Santo, 06 de Minas Gerais, 03 do Mato Grosso do Sul, 04 do Pará, 01 do Rio Grande do Norte, 03 do Paraíba, 06 de Pernambuco, 04 do Paraná, 06 de Sergipe, 33 de Santa Catarina, 22 de São Paulo, 03 do Rio de Janeiro, 02 de Roraima. E para fechar a delegação terá o reforço de 7 técnicos, 1 coordenador dos técnicos, 1 marketing e 1 médico.

Os atletas terão até o dia 08/04/2022 para confirmarem sua presença na competição.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

O Kata Sochin


Sōchin (壯鎭) que pode ser traduzido como espirito inabalável. Os caracteres So () que pode ser traduzido como força e energético, e Chin () que pode ser traduzido como tranquilidade, calma. Este kata demostra toda a força e estabilidade através da base fudo-dachi (postura imóvel) que por ser tão usada é também conhecida como sochin dachi. Esta base é a essência deste kata, pois mostra uma base firme com movimentos lentos e rápidos, possibilitando ao praticante um relaxamento e contração dos músculos durante a passagens das bases. No que se refere à defesa, a postura imóvel oferece uma base sólida para resistir a ataques desferidos pela frente, por trás ou pelos lados.

O kata é sempre mais empolgante de praticar quando você realmente conhece sua aplicação real por trás das técnicas.

Origem

Sōchin é um kata praticado em alguns estilos de karate. Foi ensinado na escola Naha-te em Okinawa, pelo Seisho Arakaki também Kenzo Mabuni (Shito-Ryu) aparentemente relatou que seu pai aprendeu este kata de Higaonna Kanryo, seu instrutor do estilo Naha de karatê (Goju-Ryu) e em Shotokan chamado Hakko (“Oito Tempestades”) por um tempo, sendo passado para o filho de Gichin Funakoshi, Yoshitaka, que fez algumas mudanças e se tornou um dos kata de Shotokan.

Funakoshi originalmente tentou renomear o kata Sochin para Hakko, mas não foi adotado por seus alunos, e eles continuaram chamando-o de "Sochin".

O Kata

A passagem de um movimento para outro de forma lenta e relaxada para uma forma contraída e rápida, fazendo com que se exija muito dos músculos. Alguns movimentos, porém, exigem produção instantânea de força muscular. Um dos benefícios deste kata é que ele ajuda a desenvolver “um senso aguçado do momento oportuno, o que possibilita ataques repetidos sem dar tempo ao oponente para um contra-ataque. Essas extraordinárias técnicas podem favorecer muito as habilidades de karatê, ajudando a desenvolver a tranquilidade mental necessária para as artes marciais e para a própria vida.”

Recomenda-se praticar Nijushiho e Sochin juntos para aprender a fluência de Nijushiho e o enraizamento de Sochin.

O kata Sochin do estilo shotokan possui 40 movimentos (kyodo). O kiai fica no 28º e 40º movimento (kyodo) embora alguns caratecas executem mais um kiai no movimento 24.

As bases utilizadas neste kata são: Fudo-dachi, Kokutsu-dachi, ashi-dachi.

Fonte: O Melhor do Karate – Unsu, Sochin, Nijushiho. M.Nakayama vol.10, site karatevancouver

Atletas baianos conquistam 10 medalhas no campeonato brasileiro de karate na Etapa Ceará 2022.


No período de 09 a 13 de março foi realizado o a 1º etapa do campeonato brasileiro de karate nas classes sub-08 a sênior. O evento aconteceu na cidade de Caucaia – CE no Centro de treinamento da Confederação Brasileira de Karate.

Nesta 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Karate, a Bahia esteve presente com 08 atletas. Mesmo com o número reduzido os atletas conseguiram ótimo resultados conquistando 10 medalhas e se classificando para a etapa final. Os atletas lutaram com muita garra e determinação, terminando a competição em 5º lugar no resultado final por Estado.






A próxima Etapa será na cidade Belém-PA, neste final de semana no período de 07 a 09 de abril, em todas as categorias.

Confira o resultado dos atletas nesta competição

Kata

Lyoto Lima – 2º lugar - sub-12

Lucas Oliveira – 2º lugar – júnior

José Lima – 3º lugar – júnior

Luiz Inácio – 1º lugar – sênior

Lucas Oliveira – 3º lugar - sênior

Kumite

Lucas Oliveira – 2º lugar – júnior -76kg presente de aniversário dele. Kkk

Rafael Santos – 2º lugar – sênior -60kg

Lucio Almeida – 2º lugar – sênior -67kg

Milton Menezes – 3º lugar – sênior -75kg

Erivelton Pereira – 3º lugar – sênior -84kg