terça-feira, 2 de julho de 2013

Festival das Cerejeiras Bunkyo 2013 (Sakura Matsuri)

Nos dias 6 e 7 de julho acontecerá o 17º Festival das Cerejeiras Bunkyo, o Sakura Matsuri, que será realizado no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque/SP. Este festival que vai fazer quase duas décadas celebrando o florescer das cerejeiras (que são mais de 400), além de trazer várias atividades tradicionais da cultura japonesa para toda família.
O evento será dividido em dois blocos com atrações distintas. No primeiro, os visitantes terão acesso a Praça dos Bazaristas onde poderá comprar flores, verduras, frutas, artesanatos e roupas tradicionais da cultura oriental e de outras manifestações culturais que rodeia a cidade de São Roque e que são oferecidos pelos produtores da região.
Nesse roteiro de atrações não poderia ficar de fora a praça de alimentação onde são oferecidos os principais pratos da culinária japonesa preparados de forma artesanal e caseira pelas associações nipo-brasileiras da região.
Depois da praça de alimentação, encontra-se o Bosque das Cerejeiras onde será realizado o segundo bloco do evento. Esta segunda parte terá como ponto central o ginásio de esportes que será dedicado aos shows artísticos, apresentações de artes marciais, além de oficinas culturais, espaço institucional (dedicado às empresas e suas novidades ao mercado consumidor), danças tradicionais e palestras.
Entre as novidades deste ano encontraremos a demonstração de Mochi Tsuki que ficará por conta dos jovens da associação Cotia Seinen, além disso, terá como atração principal a exposição “A Moradia dos Imigrantes Japoneses”, em comemoração aos 105 anos da imigração japonesa no Brasil.
O visitante também poderá ver as exposições de Ikebana, Bonsai e demonstração da Cerimônia do Chá.
Para os fãs de golf, o festival contará com um workshop de mallet-golf oferecido pela Associação de Mallet Golf Kokushikan em seu campo de 18 buracos, localizado na entrada do Centro Esportivo onde o festival será realizado.
A decoração de todo o evento ficará a cargo do florescimento das cerejeiras que estará presente em toda a região, além das belas imagens que a natureza vai propor para seus visitantes, haverá também o 2º concurso Bunkyo de fotografia com participação gratuita. O concurso premiará as melhores fotografias tiradas durante o evento.
Este evento é realizado pelo Instituto Brasil Japão de Integração Cultural e Social.
Durante esta época do ano as cerejeiras florescem, atraindo assim um grande número de visitantes para esta região. É considerado um dos mais arborizados do país.

Informações básicas sobre o evento:
Data/hora: 6 e 7 de julho de 2013, das 8h às 17h.
Local: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku. Rodovia Bunjiro Nakao (SP 250), Km 48 – Estrada do Carmo, 80, Bairro do Carmo – São Roque/ SP.
Como chega: têm um ônibus que sai do bairro da Liberdade. Para maiores informações ligue: (11) 3208-1755

Fontes: Made in Japan; Bunkyo.bunkonet.org.br


domingo, 30 de junho de 2013

Metáfora do bambu chinês


Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu:
"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava."
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos. Em nosso trabalho especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

Devemos cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a persistência e a paciência, pois esta dois hábitos te ajudará a alcançar seus objetivos.