quarta-feira, 9 de junho de 2021

Bassai Dai, Kata estilo Shotokan


Significa romper a fortaleza. É um kata que “ensina a serenidade e a agilidade, a força e a mudança, técnicas rápidas e lentas, a dinâmica da força, a transformação da desvantagem em vantagem e a mudança de bloqueios.”

Seu foco é que o praticante aperfeiçoe e fortaleça as bases kiba-dachi, zenkutsu-dachi e kokutsu-dachi. Considerado um kata intermediário ou avançado, normalmente é o primeiro kata mais avançado que o praticante do 1º kyu aprende para almejar a faixa preta.

Origem do Bassai Dai

Bassai Dai é originário da região de Shuri, ilha de Okinawa, praticado pela maioria dos estilos, como: Shotokan, Shorin-ryu, Wado-ryu, etc. Esse kata possui outras variações e denominações diferentes, como: Matsumura no Passai; Tomari no Passai; Passai Dai; Bassai Dai; e Bassai Sho.

A criação deste kata pode ser atribuído a Sokon Matsumura.

O Kata

“Recebe este nome porque pressupõe o espirito e a força necessários para investir contra a guarda do inimigo. Ele precisa ser cheio de vitalidade, mas, se não tive uma dignidade imponente, suas características especiais não se manifestarão.”

Com técnicas repetidas de mudanças de bloqueio com braços puxando e agarrando. O kata deve ser executado com “tranquilidade e agilidade, força e mudanças, técnicas rápidas e lentas, aplicações leves e pesadas de força. Do contrário, o kata não será eficaz.”

O Bassai Dai é um kata do estilo shotokan que possui 42 movimentos (kyodo). Os kiai fica no 19º e no 42º movimento (Kyodo). Seu embusen possui forma de T.

As bases utilizadas neste kata são: Heisoku dachi, kosa dachi, zenkutsu dachi, hachinoji-dachi, kokutsu dachi, Kiba dachi, ashi-dachi.

 

Fonte: O Melhor do Karate – Bassai e Kanku, M.Nakayama vol.6

terça-feira, 8 de junho de 2021

Atletas brasileiros de karate participarão neste final de semana do torneio de qualificação olímpica

 

O Torneio de Qualificação Olímpica que acontecerá em Paris – França, no período de 11 a 13 de junho, onde decidirá os últimos participantes para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. As esperanças e sonhos de centenas de caratecas estarão em jogo durante estes três dias históricos.

Ao longo de três dias de competição, os caratecas participarão do torneio com objetivo de conquistar as três vagas para as Olimpíadas por categoria. 

A Competição

Depois da primeira rodada eliminatória, os dois finalistas e os dois vencedores da repescagem competirão entre si no formato round-robin, todos contra todos. Os três melhores caratecas classificados no pool round-robin se qualificarão para os Jogos.

A competição está marcada para começar sexta-feira, 11 de junho, às 09:00 (hora local), com a categoria Kata Feminino. As categorias de Kata Feminino, Kumite Masculino -67kg e Kumite Feminino -55kg serão decididas no dia 1. No sábado será composto pelas categorias Kata Masculino, Kumite Feminino -61kg e Kumite Masculino -75kg. As vagas para as Olimpíadas nas categorias Kumite Feminino + 61kg e Kumite Masculino + 75kg serão apurados no domingo, dia 3.

Ao todo serão 24 vagas olímpicas a serem disputadas por quase 500 atletas de 98 países, que lutaram pelo sonho olímpico.

O evento será realizado no pavilhão esportivo Stade Pierre de Coubertin e com transmissão ao vivo pelo canal WKF no YouTube. A competição acontecerá em quatro tatames do Stade Pierre de Coubertin.

No total, serão 80 caratecas (40 mulheres e 40 homens) que competirão nas Olímpiadas de Tóquio 2020. Sendo 60 em Kumite e 20 em Kata. A WKF publicará a lista completa de todos os caratecas olímpicos classificados após as eliminatórias de Paris. A competição de Karatê em Tóquio 2020 está agendada para o período de 05 a 07 de agosto de 2021 no Nippon Budokan.


A Seleção Brasileira

Os atletas que disputarão uma vaga olímpica serão:

Nicole Helena Yonamine Mota - Kata Fem.

Dyun Thiago Kimura - Kata Masc.

Vinicius Rezende Figueira - Kumite Masc. -67kg

Douglas Santos Brose - Kumite Masc. -75kg

Filipe Medeiros Gomes Alberto    - Kumite Masc. +75kg

Valéria Kumizaki - Kumite Fem. -55kg

Stephani Trevisan de Lima - Kumite Fem. -61kg

Brenda Padilha Pereira - Kumite Fem. +61kg

Hernani Antônio Veríssimo - Atleta colaborador

Lucélia de Carvalho Ribeiro Brose - TÉCNICA

Rogério Yugiro Saito – TÉCNICO

Diego Spigolon - COORD. TÉCNICO

Juliana Moreno Carmona Sobral - FISIOTERAPEUTA

Ariel Roberth Longo - PREPARADOR FÍSICO

William Carlos Cardoso do Nascimento - DIRETOR TÉCNICO

Links

Tatame 1 - https://www.youtube.com/watch?v=4zzcqkUldcU

Tatame 2 - https://www.youtube.com/watch?v=sKngkDHfjBA

Tatame 3 - https://www.youtube.com/watch?v=AkX7qlpR7uc

Tatame 4 - https://www.youtube.com/watch?v=VfVMlWyl35o