terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Sensei Oshiro Nobuko torna-se a primeira karateca feminina mais graduada no mundo

A carateca Nobuko Oshiro Diretora Mundial da Escola Okinawa Karate-Do Shorin Ryu Taishinkan com sede (Hombu Dojo) na cidade de Urasoe, recebeu o título de 9º Dan (hanshi) em 22 de janeiro de 2023, pela Federação Mundial de Karate-Do de Okinawa.

A Sensei Nobuko Oshiro (Nascida em 22 de agosto de 1947), começou como aluna direta do Grande Mestre Yuchoku Higa em 1975 e em abril de 1993, Sensei Higa a autorizou a abrir o primeiro Dojo, tornando-se assim a primeira Mestra a ter um Dojo em toda Okinawa.

Em 2012, criou a Escola Shorin Ryu Taishinkan da qual é Diretora Técnica.

Em 2013, realizou uma mega exposição em comemoração aos 21 anos de seu Dojo em Urasoe.

Em 2014, aceitou o Sensei Luís Lemos como seu único discípulo estrangeiro

e abriu uma filial oficial na Argentina.

Atualmente mais de quatrocentos alunos estudam na Okinawa Karate em seu Dojo na cidade de Urasoe, e a Sensei Oshiro ministra pessoalmente cada aula como no primeiro dia.

 

Fonte: https://okinawachikaradojo.blogspot.com/p/sensei-nobuko-oshiro.html

https://okinawachikaradojo.blogspot.com/

Kata Wankan


Traduzido como “Coroa do Rei", Wankan (王冠) é composto por dois caracteres: (wan = rei) e (kan = coroa).

Wankan é o kata mais curto do Estilo Shotokan, com apenas 16 movimentos e apenas um kiai.  Este kata pertence ao grupo de Matsumora e foi adotado pelos estilos Shotokan e Shito-Ryu. Existe uma grande diferença entre as duas versões.

Existem dois outros nomes dados para este kata. “Shofu” significa “Vento no Pinheiro” e “Hito” significa “Ondas no Ar”. Cada uma das duas palavras contém um componente do pseudônimo de Funakoshi “Shoto”, que significa “Ondas do Pinheiro”.

“Shofu” também pode ser pronunciado “Matsukaze” que é conhecido em algumas escolas de karatê.

De acordo com alguns autores, o nome do kata foi, a princípio, tirado das três primeiras técnicas. Os movimentos 1 e 2, quando vistos diretamente de frente, formam os dois diademas laterais de uma coroa. Observe a postura dos braços realizando o Kakiwake Uke. O terceiro movimento cria a peça central da coroa. Para outros autores o nome Wankan recebeu este nome por causa dos primeiros seis movimentos do kata formando uma coroa.

História

Não se sabe muito sobre a história deste kata. Origina-se da escola Tomari-te e no karatê moderno é praticado nos estilos, como Shorin-ryu, Shotokan, Genseiryu e Matsubayashi-ryu.

No japonês padrão, "Wankan" seria pronunciado "Ohkan". No entanto, a pronúncia "Wan" foi transportada para o Japão a partir do dialeto de Okinawa. 

Wankan era o kata preferido do mestre Shoshin Nagamine, fundador da escola Matsubayashi-ryu, do estilo Shorin-ryu.

Uma das explicações sobre o kata é que provavelmente Yoshitaka Funakoshi, filho de Gichin Funakoshi, trouxe o kata para o Shotokan, assim como fez com vários outros kata avançados. Porém com a morte prematura dele, talvez não tenha conseguido ensinar o kata completo.

Na JKA, este kata foi adicionado tardiamente, mas simplesmente não recebeu tanta atenção quanto seus predecessores. A JKA incluiu o Wankan em sua série modernizada de livros intitulada Karate-Dô Kata.

O Kata

Wankan é um kata muito mais complexo do que parece à primeira vista. No geral, é um kata muito fluido e de baixo impacto, tendo alguns bunkai muito intrigantes. Não é um kata de exame ou torneio muito popular.

"O kata Wankan começa com kokutsu dachi chudan kakiwake uke e tem alguns movimentos únicos, como a transição, em um mawate (giro 180 graus), de zenkutsu dachi para neko ashi dachi koko sukui uke no 9º movimento."

O kata é composto por 16 kyodos e um único kiai dado no movimento 16º.

As bases utilizadas neste kata são: zenkutsu dachi, kokutsu dachi, kiba-dachi, Neko ashi dachi, fudo dachi.




Fonte: The Martial Way, Karate Vancouver

Campeonato Brasileiro de Karate 2023 – Etapa Classificatória Ceará

No período de 1º a 05 de março, acontecerá o Campeonato Brasileiro de Karate – Etapa Classificatória Ceará. A Bahia estará presente nesta Etapa com 23 atletas, nas modalidades de kata e kumite. 

Na Seletiva Nacional serão 09 atletas lutando por uma vaga na sua classe. O atleta campeão nas classes sub-14, cadete e júnior será convocado para o Campeonato Sul-Americano 2023 que acontecerá em São Bernardo do Campo/São Paulo no período de 24 a 30 de abril de 2023. Já na classe sênior o campeão será convocado para o Campeonato Sul-Americano Sênior 2023 e para o Campeonato Pan-americano Sênior 2023.

Atletas Baiano que irão participar do:

Campeonato Brasileiro

Bernardo Santana – kata e kumite

Christian Oliveira – kata e Kumite

Davi Azevedo – kumite

Diogo Silva – kumite

Fabrice Chiron – kata

Felipe Aguiar – kata e kumite

Filipe Assunção – kata e kumite

Hamyson Santos – kumite

José Lima – kata

Kauã Pimentel – kumite

Larissa Barbosa –  kumite

Leticia Montes – kumite

Luca Santana – kata

Luiz Pereira – kumite

Luiz Souza – kumite

Lyoto Lima – kata

Nicolas Freitas – kumite

Ryan Souza – kata

Samuel Azevedo - kumite


Seletiva Nacional

Felipe Aguiar – Kata e Kumite

Luca Santana - Kata

Jose Lima - Kata

Christian Oliveira - Kumite

Kauã Pimentel - Kumite

Leticia Montes - Kumite

Luiz Pereira - Kumite

Nicolas Freitas - Kumite

Samuel Azevedo – kumite