sábado, 20 de outubro de 2012

XIX Taça Denilson Caribé de Castro 2012

Um dos eventos mais esperados do calendário da FBK, a Taça Denílson Caribé de Castro estar na sua 19º Edição, uma competição sempre marcada por algumas novidades, entre elas a participação de alguns veteranos que já trouxeram vários títulos para este Estado como Fernando Marques, Ubirajara Rangel, Luís Viana, Silvio Lopes e o retorno de uma das melhores atleta de kata deste Estado Alessandra Caribé. 
O evento iniciou às 9h30min, com a participação de 120 atletas da capital e interior. 
Esta competição também servirá para definir os melhores Clubes do ano 2012, apesar de todos serem vencedores. 

Vejam agora algumas fotos tiradas deste evento.













segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO


Muitas vezes esquecido, o alongamento são exercícios que melhorar e aumenta a flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares fazendo com que ocorra o aumento do seu comprimento, proporcionando assim, maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Portanto quanto mais alongado um músculo, maior sua flexibilidade. 
Para isso o alongamento deve ser feito antes e depois da atividade física ou esportiva ou praticado sozinho, independente da idade ou de algum problema especifico, como por exemplo, hérnia de disco, mas com menos intensidade. Não é preciso ter grande condição física ou habilidades atléticas.
De acordo com os fisioterapeutas a prática do alongamento deve ser parte integrante de qualquer atividade física tanto antes como depois do exercício pois ele contribui para o relaxamento do indivíduo.

Quando devemos nos alongar?
Sempre. Ao se levantar, antes e depois da atividade física, antes e durante o trabalho, ou seja, a qualquer momento que o corpo sentir vontade, isso ajuda a alivia as tensões musculares. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. 
Quando feito de maneira adequada o alongamento traz os seguintes benefícios: 
-Reduze as tensões musculares; 
-Proporcionam maior consciência corporal; 
-Deixam os movimentos mais soltos e leves; 
-Prepara o corpo para atividades físicas; 
-Ajuda na respiração facilitando a circulação sanguínea, aumentando assim o raciocínio; 
-Ampliar o relaxamento físico e mental; 
-Reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular (câimbras e torcicolos); 
-Reduz o risco de problemas nas costas, braços e pernas com o aumento a irrigação sanguínea local;
-Reduz a irritabilidade (estresse);
-Reduz a gravidade da menstruação dolorosa (dismenorréia);
-Reduz as dores em articulações e músculos;
-Acelera a cicatrização óssea (depois de fraturas).

Como deve ser feito?
Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 20 á 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser feito sempre de forma lenta e suave, seguindo o ritmo da sua respiração, é ela que dar todo o ritmo ao exercício de alongamento. Durante a atividade respeite seu limite, forçar o alongamento pode causar uma lesão no músculo ou tendão. Aos poucos você ganha flexibilidade.
Fazer o alongamento regularmente é fundamental para alcançar o resultado esperado. Faça deste hábito uma rotina diária. É possível alongar enquanto se faz outras coisas como ler, ver TV ou fazer as atividades de casa.

Por que fazer alongamentos? 
Tanto as pessoas que tem uma vida sedentária, quanto as que praticam alguma atividade física regular intensa, acabam ficando com os músculos preso, e consequentemente diminuindo a flexibilidade. Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas em ossos e músculos. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto entre sedentários, como entre atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca. 
Para ajudar a evitar esse encurtamento deve-se incluir na sua rotina de treinos o alongamento, isso fará com que a tensão muscular diminua e em consequência traga uma sensação de relaxamento e prevenindo machucados, como os estiramentos musculares. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
Os músculos principais a serem alongados são: cervicais, musculatura das costas, quadríceps, posterior das coxas e panturrilhas.
Lembrem-se, os músculos são capazes de se alongar até a metade do tamanho. Mas depende de uma série de fatores, como genética, elasticidade natural e amplitude articular de cada região do corpo.

Fonte: