segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A boa postura dentro do karate trás benefícios para sua vida


No karate uma boa postura é fundamental para execução das técnicas. Para ter uma boa postura o corpo deve estar em equilíbrio, a parte superior do corpo deve estar em perpendicular ao chão e alinhado ao quadril. As articulações não devem estar tensas demais; não usar muita força, além do necessário para execução da técnica; e a postura deve estar descontraída, para obter maior velocidade.
Para executar os movimentos deve-se prestar atenção na colocação dos pés, dos joelhos, se estão flexionados corretamente, se os dedos estão firmes no chão, se a distância entre os pés estão correta. Todos esses fatores ajudam na execução das técnicas. Caso não esteja bem equilibrado o oponente poderá derrubá-lo facilmente, você também não terá força suficiente para defender ou atacar.
Segundo Nakayama, “a postura, como termo, refere-se sempre à parte inferior do corpo. Para que as técnicas sejam executadas com rapidez, com precisão, força e suavidade, a postura tem que ser firme e estável.”
“Diz-se que a postura é boa quando cumpre a finalidade para a qual é usada com eficiência máxima e esforço mínimo” (GARDINER, 1995)
Então para que possamos ter uma base forte e estável devemos harmonizar a nossa postura com as técnicas que iremos realizar, incluindo os músculos necessários para execução da técnica, formando assim uma única unidade. Se a postura for incorreta e a utilização dos músculos for usada de forma errada a técnica será ineficaz.
Só para relembrar. Para ter uma boa postura precisamos:
  1. Ter bom equilíbrio para aplicar as técnicas ofensivas e defensivas de forma correta;
  2. Utilizar de forma correta o quadril e os músculos necessários para aquela técnica;
  3. Manter a postura correta sempre perpendicular ao chão e alinhado ao quadril.
Segundo as tradições das artes marciais, seu jeito de ficar em pé reflete o seu caráter, a sua dedicação ao treinamento e sua habilidade adquirida.
Quando utilizamos uma postura correta ganhamos uma melhor qualidade de vida, fundamental para nossa saúde dos ossos da coluna. Mais para isso todos os músculos deve estar fortalecido, principalmente o das costas e abdômen.
Podemos analisar um individuo só pela sua postura. Quando ele esta triste ou deprimido podemos perceber pela posição de seus ombros ou quando está cansado ou sonolento sua postura será curvada.
A má postura pode ser causada pelo estado psicológico, falta de exercícios físicos, postura ao dormir ou sentar. Esta má postura em continuação pode acarretar conseqüências graves como hipercifose (corcunda) e escoliose (encurvamento anormal da coluna vertebral). E quando não tratada pode ocasionar inclusive um comprometimento pulmonar, devido à compressão feita nesta região que causará pouca expansão pulmonar e até as hérnias discais.
Para melhorar a postura o indivíduo pode:
  • Ao deitar-se, prefira a posição de lado, mas sempre com uma almofada entre as pernas, para que não haja uma diferença na altura dos quadris, que levam consequentemente a uma alteração nas costas.
  • Ao caminhar, jogue um pouco os ombros para trás, mas sem exagero, coloque a barriga para dentro e mantenha o queixo paralelo ao chão.
  • Praticar algum tipo de atividade física com regularidade.
  • Evite permanecer em uma posição por muito tempo; a inatividade causa tensão muscular e fraqueza.
Devemos lembrar que nem todas as pessoas conseguem ter uma boa postura devido às alterações ortopédicas, com isso podem necessitar de uma fisioterapia ou o uso de colete ortopédico para melhorar o posicionamento corporal.
Fonte: NAKAYAMA, Masatoshi. O melhor do karate