sábado, 2 de janeiro de 2021

WKF divulga calendário do Karate 1 – Premier League e Karate 1 – Youth League 2021


Quase um ano após o último Karate 1-Premier League, a arena Altice em Lisboa receberá a competição inaugural do ano e o primeiro torneio desde o início da epidemia. O Karate 1- Premier League acontecerá no mês de fevereiro, enquanto o Karate 1 – Youth League será realizado no mês de maio na cidade de Limassol (Chipre).

Karate 1- Premier League

O evento de abertura começará em Lisboa (Portugal) no período de 19 a 21 de fevereiro de 2021, e depois seguirá para Baku (Azerbaijão) no período de 12 a 14 de março, Rabat (Marrocos) no período de 09 a 11 de abril, Tashkent (Uzbequistão) no período de 03 a 05 de setembro e Moscou (Rússia) no período de 01 a 03 de outubro.

A competição em Lisboa será também a estreia da capital portuguesa como cidade-sede da série de eventos de primeira classe do Karate.

As categorias e classes neste evento

KATA: Individual feminino e masculino e em equipe feminino e masculino

KUMITE

Feminino: -50 kg, -55kg, -61 kg, -68 kg, +68kg

Masculino: -60 kg, -67 kg, -75 kg, -84 kg, +84 kg

O Karate1-Premier League é o evento da liga mais importante do mundo do Karate. É composto por uma série das mais importantes competições de Karate e esforços para reunir os melhores atletas de Karate do mundo em um campeonato aberto de escala e qualidade sem precedentes.

Iniciado em 2011 com dois torneios realizados em Paris e Istambul, o Karate1-Premier League fez um progresso exponencial em termos de magnitude e status dos torneios, bem como o número de participantes e países representados.

Karate 1-Youth League

A cidade de Chipre será o palco de abertura da Youth League 2021. Programado para ser realizado de 7 a 9 de maio de 2021, o Karate 1-Youth League Limassol deve ser um dos destaques do ano para os jovens caratecas.

A cidade de Chipre é palco de um evento Karate 1-Youth League desde 2019. Nada menos que 1.500 competidores de 59 países participaram da edição de 2019 do torneio, enquanto que em 2020, teve de ser cancelado por conta da pandemia.

A competição começará em Limassol (Chipre) no período de 07 a 09 de maio, depois em Porec (Croácia), Istambul (Turquia) no período de 17 a 19 de setembro e Venice (Itália) no período de 09 de 12 de dezembro.

O Karate 1-Youth League é uma competição recém-criada, como objetivo se tornar uma plataforma para o desenvolvimento de jovens em sua busca pelo progresso no esporte.

Fonte: WKF

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

World Karate Federation lança revista comemorativa dos 50 anos da Entidade


A Federação Mundial de Karate lançou uma revista especial para celebrar os seus 50 anos. 

Com fotos históricas e vídeos de destaque (é só clicar nas imagens que mostram os vídeos) das edições mais importantes do Campeonato Mundial, a revista é leitura obrigatória para todos os fãs de Karatê. Os entusiastas do esporte podem reviver filmagens históricas dos Campeonatos Mundiais de 1975, 1986 ou 2000, entre outros momentos memoráveis.

Publicada online no WKF.net, a revista analisa os marcos mais importantes da organização em seus 50 anos de história. Ao todo são 24 página com um pouco destes 50 anos de fundação.

Da criação e organização em 1970 ao desenvolvimento da modalidade nos anos 80, e da expansão dos Campeonatos Mundiais nos anos 90 à criação de novos formatos de competição no novo século, a revista “1970-2020: A Celebration do Karate” mostra os momentos mais relevantes do esporte nos últimos 50 anos.

 “Ao longo de cinco décadas, o Karate experimentou um progresso notável”, disse o presidente da WKF, Antonio Espinós, no vídeo introdutório. “Todos nós, karatecas, podemos sentir orgulho de fazer parte de um esporte e de uma federação que continua inovando e se desenvolvendo, um esporte que continua mudando a vida de quem o pratica”

Clique no link para ler a revista:


Fonte: WKF

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Atleta espanhola de Karate Sandra Sanchez entra para o Livro dos Recordes

 


A atleta espanhola Sandra Sanchez foi reconhecida pelo Guinness World Records por seu histórico desempenho nos eventos do Karate 1-Premier League. A atual campeã mundial e líder do ranking mundial recebeu o reconhecimento em uma cerimônia com a presença do presidente da WKF, Antonio Espinós.

Defensora do título mundial de Kata Feminino, Sandra Sanchez registrou desempenho recorde em eventos do Karate 1-Premier League. A pentacampeã europeia conquistou 35 medalhas consecutivas no Karate 1-Premier League, entre os períodos de 10 de janeiro de 2014 a 28 de fevereiro de 2020.

Sánchez conquistou ao todo 17 medalhas de ouro, 10 de prata e oito de bronze na categoria kata feminino. Sua contagem de 17 medalhas de ouro ficou atrás apenas de Ryo Kiyuna (19) na Karate 1 Premier League, em 28 de fevereiro de 2020.

O reconhecimento amplia a impressionante lista de homenagens da espanhola, já que Sanchez é a atual campeã mundial, defensora do título europeu, número um no ranking mundial WKF e na classificação olímpica de caratê, além de ser a atual dona do prêmio Grande Vencedor.

Durante a cerimônia Sandra Sanchez disse que, “Não há segredo para ganhar tantas medalhas. Pelo menos, eu não sei disso. É só treinar, treinar e trabalhar muito. É muito bom ter recebido esse reconhecimento. No começo, quando ouvi falar, não pude acreditar. Eu só disse: 'Eu tenho um recorde! Eu tenho um recorde!”

Para o presidente da WKF Antonio Espinós, “Sandra Sanchez representa - como muitos outros caratecas - a força de nossos valores como tenacidade, comprometimento e superação de dificuldades. Com o passar dos anos, ela quebrou barreiras continuamente e se tornou um verdadeiro exemplo para futuros caratecas. É uma honra ter participado da cerimônia e espero que ela continue ganhando cada vez mais reconhecimentos e prêmios”.

A cerimônia foi celebrada hoje em Madri e o karateca espanhol recebeu o reconhecimento do presidente da WKF, Antonio Espinós.

Fonte: WKF

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Kanku Dai

 


Primeiro kata da série “Kanku”, o Kanku Dai é um dos kata mais longos do estilo shotokan. O significado da palavra Kanku Dai é “olhar para o céu” ou “Contemplar o Céu”. O nome deriva dos dois primeiros movimentos do kata.

Kanji da palavra Kanku Dai

O primeiro caractere “Kan” significa “ver”. O próximo caractere é “Ku” que significa “céu”, “vazio” ou “ar”. Juntos, esses dois caracteres podem ser traduzidos como “olhar para o céu” - simbolizado pelo primeiro movimento no kata. Já a palavra “Dai” significa “grande”. A palavra Dai (grande) é usado para descrever movimentos maiores do Kata, em comparação com a versão menor do Kata, Kanku Sho.

Origem

A essência deste kata foi supostamente trazido da China para Okinawa durante a dinastia Ming, por um diplomata chinês chamado Kung Siang Chung, no sec. XVIII. Alguns dizem que ele mesmo criou o kata, que foi chamado de Ku Shan Ku (a forma de Okinawa de pronunciar Kung Siang Chung e traduzido como “Sr. Oficial do Governo” ou “Sr. Diplomata”).

Quando Funakoshi trouxe este kata para o Japão, o kata foi renomeado para remover a inflexão de Okinawa e torná-lo mais japonês. Tornou-se Ko So Kun antes de se transformar em Kanku. O sufixo “Dai” foi acrescentado quando o kata Kanku Sho foi introduzido no estilo Shotokan. O Kanku Dai era aparentemente um dos kata favoritos de Funakoshi. Ele o executou durante sua demonstração para o Príncipe Herdeiro (Hirohito) em 1922.

O Kata

O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu. Há duas formas de Kanku (Dai e Sho), um curta e outra longa, o Kanku Dai é um kata que tem um pouco de cada heian (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan). Na verdade, é considerado o kata raiz a partir do qual todos os kata Heian foram criados. 

Por isso, é “[...] importante aprendê-los depois de dominar os fundamentos por meio dos kata heian e tekki, uma vez que ambos fazem parte dos programas da Associação Japonesa de Karate. Por mais exaustiva que possa ser a prática desses kata, lembre-se sempre de que você pode domina-los.”

Existem outros similares com seus nomes antigos, Kushanku Dai e Kushanku Sho, praticados por outras escolas como Shorin Ryu, Wado Ryu, Shito Ryu.

Era dito pelos antigos mestres que foi através do Kanku Dai, que o sensei Itosu criou os cinco kata da série Heian. 

 “Com esse kata, o praticante aprende a se defender de uma variedade de ataques desferidos por diversos adversários, provenientes de quatro e até de oito direções, pois ele é rico em variações. Esse é o kata cuja apresentação Gichin Funakoshi mais gostava de ver.”


“Naturalmente, ele compreende técnica de tempo rápido e lento, a dinâmica da força e a expansão e contração do corpo. Dele o praticante deve também dominar as mudanças de direção, o salto e a queda.”

“A embusen tem uma forma de I, com a linha vertical estendendo-se acima da linha horizontal superior.” Sessenta e cinco movimentos (kyodo). Os kiai fica no 15º e no 64º a (Kyodos).

As bases utilizadas neste kata são: hachinoji dachi, kiba dachi, zenkutsu dachi, kokutsu dachi, ashi dachi, renoji dachi, Kosa dachi

 

Fonte: O Melhor do Karate – Bassai, Kanku, M.Nakayama vol.6