domingo, 3 de agosto de 2014

Mais da metade da população não pratica atividade física

“[...] Realizada pelo instituto Ipsos, a investigação teve como objetivo analisar e compreender como o brasileiro se exercita em seus momentos de lazer.
E o resultado assusta: Mais da metade dos entrevistados declarou não praticar esporte e atividades físicas. Entre o grau de instrução foi constatado que os entrevistados com menor escolaridade são os mais sedentários. (na minha opinião, este motivo esta relacionado a falta de informação e acesso a espaço para realizar estas atividades.) Na faixa etária, os maiores de 35 anos são os que menos praticam esportes, enquanto 42% dos jovens de 16 a 24 anos praticam alguma atividade física pelo menos uma vez no mês. O índice de sedentarismos, numa comparação entre homens e mulheres, atinge a marca de 71% para o sexo feminino, enquanto o masculino ocupa 43% da pesquisa. A pesquisa tomou como base mil pessoas de 70 cidades brasileiras, sendo nove metropolitanas.
Entre os principais motivos apontados para o sedentarismo, a correria do dia-a-dia é o principal, com 47% do total de entrevistados. Porém um dado chama atenção, 28% das pessoas inativas apontam a preguiça e o cansaço como principais vilões da prática esportiva. Entre os sedentários com idade a partir de 60 anos, os problemas de saúde ou idade são os principais motivos alegados para o afastamento das atividades corporais, citado por 51% dos entrevistados.
De acordo com o Sesc, os resultados da pesquisa poderão balizar caminhos para a ampliação da prática de esporte e das atividades físicas no país, além de subsidiar o desenvolvimento e o acompanhamento de políticas publicas de esporte e de lazer nas cidades.”


Referência: Campanha Move Brasil quer ampliar a prática esportiva no país: Mais da metade da população não pratica atividade física. Revista Educação Física. Rio de Janeiro. Ano XIII. Nº51, p.33. Mar.2014