domingo, 20 de outubro de 2019

Atletas Universitários Baianos de Karate Participarão da JUBs Bahia 2019 Fase Final



Com a finalidade de “aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (doravante denominadas IES), públicas e privadas do território nacional e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.” Será realizado no período de 21 a 28 de outubro na Bahia, os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs.

Segundo a CBDU, “Ao educar o jovem por intermédio da prática desportiva universitária, estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, estes direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play. Com as das atividades desportivas, jovens e adultos constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.”

O evento reunirá cerca de 2.500 atletas de todo brasil em 13 modalidades. A cerimônia de abertura acontecerá nesta segunda (21) no Centro Pan Americano de Judô e terá o show do cantor Psirico.


O Karate

A competição de karate acontecerá no período de 23 a 25 de outubro, a partir das 09:30, no Centro Panamericano de Judô - CPJ.

A competição será realizada de acordo com as regras da World Karate Federation – WKF. A Idade mínima para participação na categoria de kata é de 16 anos de idade e para participação na categoria de kumite é de 18 anos de idade.

As Categorias e Programação

No dia 23/10
Kata Individual Feminino e Masculino
Kumiter feminino: +68Kg / -68Kg
Kumite masculino: +84Kg / -84Kg
No dia 24/10
Kumiter feminino: -61Kg / -55Kg / -50Kg
Kumite masculino: -75Kg / -67Kg / -60Kg
No dia 25/10
Disputas de bronze e finais.

Os Alunos Atletas Participantes

No total serão 12 alunos atletas universitários que participarão desta competição
Conheça alguns deles:

Kata
João Victor Rosa de Freitas – Representante da UFBA

Kumite
Pedro Paulo Santana de Faria – categoria -75 kg – Representante da UNIFACS
Erivelton Lopes Pereira – categoria -84kg – Representante da Faculdade Nobre de Feira de Santana
Ítalo Silva dos Santos – categoria -67kg – representante da UNIFACS
Matheus dos Santos – categoria -60kg – Representante da Faculdade Pitágoras (Sto. Antônio de Jesus)
Jaine Oliveira Santos – categoria -61kg – Representante da UniFG
Raquel S. Gonzaga – categoria +68kg – Representante da UniFG
Aline Magalhães Cotrim – categoria -55kg – Representante da UniFG
Helen Sousa Menezes – categoria -68kg – Representante da UNIFACS
O técnico que acompanhará os atletas será o professor Nilson Viana

Regulamento do Karate

Sobre os Jogos Universitários – JUBs

Após 51 anos os Jogos Universitários – JUBs retorna a Bahia. A última vez que o estado recebeu os JUBs foi no ano de 1968. O evento é a maior competição universitária da América Latina.

O desporto universitário surgiu no Brasil, como uma manifestação organizada, no início do século XX, mais precisamente no ano de 1916, com disputas envolvendo universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A primeira competição envolvendo outros estados da federação ocorreu em maio de 1935, na cidade de São Paulo, participaram representações dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e o antigo Distrito Federal. Sagrou-se campeão o Estado de São Paulo. Nestes primeiros jogos, foram disputados o futebol, o remo, os saltos, a natação, o basquetebol, o tênis, o atletismo e o pólo aquático.

Somente em 1941, por meio do Decreto-Lei nº 3.617, foi criada a Confederação dos Desportos Universitários, que mais tarde, originaria a Confederação Brasileira de Desportos Universitários, CBDU, órgão máximo do desporto universitário.

Desde então, a CBDU, entidade máxima do esporte universitário nacional, passa a realizar eventos e, em especial, os Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s, que tornou-se uma das maiores competições do esporte nacional. A Confederação passa a ser também a representante brasileira junto à Federação Internacional de Esporte Universitário – FISU, organizando a participação nacional nas competições internacionais.

Segundo a CBDU, “Os Jogos atuam ainda como seletiva para competições universitárias internacionais, como a Universíade, que recebe, a cada dois anos, mais de 10 mil participantes de 170 países.

Neste ano, 116 atletas fizeram parte da delegação brasileira que disputou a Universíade de Verão em Nápoles, Itália. O Brasil teve seu melhor resultado com cinco medalhas de ouro na competição.”

Fonte: site CBDU e Ministério do Esporte