segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Só um lembrete do Quitana...

"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. 
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo: 
Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, pois a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais." 
(Mário Quintana)

domingo, 13 de janeiro de 2013

Onde você joga seu lixo eletrônico?

Segundo dados da ONU (Organizações das Nações Unidas), anualmente são descartados cerca de 100 mil toneladas de eletroeletrônico no Brasil. Isso mostra que somos um dos países que mais produzem e-lixo ou lixo eletrônico. 

O lixo eletrônico jogado em local inadequado, como aterros sanitários comuns, contamina o solo e a água, principalmente os lençóis freáticos que são usados para irrigar as lavouras trazendo prejuízo ao meio ambiente e a saúde. 

Este tipo de e-lixo contém vários metais pesados em seus componentes como mercúrio, chumbo, cádmio, lítio que mal alocados pode causar como, por exemplo, câncer. 

Mais onde jogar tudo isto? 

Primeiro temos que ter um pouco de paciência e muita boa vontade para jogar fora corretamente o e-lixo. Por enquanto, os produtos mais fáceis de descartar são pilhas, baterias e celulares, apesar de muitos não saberem o que fazer com isto ainda. A falta de informação, de postos de coletas e de um sistema próprio de coleta de eletrônicos dificulta ainda mais o descarte destes eletrônicos. 

A responsabilidade e de todos já que o lixo é de todos. Durante o governo de Lula foi sancionada depois de duas décadas, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tornando-se Lei (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm). 

De acordo com a Lei 12.305 de agosto de 2010, no "Art. 30. É instituída a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, consoante as atribuições e procedimentos previstos nesta Seção." 
Como podemos ver esta responsabilidade não é só de um lado, mais de todos nós. 

Conheça agora alguns postos de coletas que descobrir durante minha pesquisa. 

Algumas empresas, por exemplo, possui programas de reciclagem de seus produtos como a Dell e HP. Outras empresas pensando na responsabilidade social criaram programa em suas empresas, colocando caixas coletoras para ajudar neste recolhimento deste material, a exemplo do Banco Santander que criou o Papa-Pilhas. Este tipo de ação incentiva seus funcionários, clientes e público em geral a depositarem seu e-lixo em local especifico. 

As baterias de celular reciclada são cerca de 1% isso graças aos poucos consumidores que depositam nos poucos locais de coleta existente no país. Em Salvador, por exemplo, temos alguns pontos de coleta, e muitas pessoas não sabem ou não se interessam em saber onde têm. 

Veja algumas: 
C&A (http://site.cea.com.br/site/nossas-iniciativas?item=9) – onde você encontrará em todas as lojas da C&A um coletor para descartar pilhas, baterias e celulares. Esse programa teve inicio na loja sustentável da C&A, a Eco Store, em Porto Alegre. 
NAGEM 
PROGRAMA PAPA-PILHAS DO BANCO SANTANDER (http://sustentabilidade.santander.com.br/oquefazemos/praticasdegestao/Paginas/papapilhas.aspx) Além de recolher ele recicla pilhas, baterias portáteis, celulares laptops, câmeras digitais e outros aparelhos eletrônicos portáteis. 
SALVADOR SHOPPING (http://salvadorshopping.com.br/o-shopping/socio-ambiental) disponibiliza alguns “papas baterias” para seus clientes descartarem suas baterias. 
EXTRA SUPERMERCADO (http://www.familiaextra.com.br/familia-extra/sobre-o-extra/resp-socioambiental/) Em 2007, o Extra e a PepsiCo se uniram para desenvolver o Programa Estação de Reciclagem Extra PepsiCo

Empresas como Duracell, Philips, HP, Dell possui programas de incentivos para descarte de seus produtos. 
DURACELL (http://www.duracell.com.br/pt-BR/power-education/battery-care-disposal.jspx?gclid=CL6Kv_DOzbQCFQ4EnQod3koAOw) – Disponibiliza coletor para supermercado em parceria com outras empresas criando assim o programa ABINEE. (http://www.gmcons.com.br/gmclog/admin/VisualizarPostosMapaCliente.aspx
PHILIPS (http://www.sustentabilidade.philips.com.br/responsabilidade-ambiental/pilhas-e-baterias.htm) - Em 2010, A Philips lança o programa Ciclo Sustentável Philips, onde consumidor retorna o produto para descarte, fechando um ciclo responsável e auxiliando no descarte adequado de eletroeletrônicos. 

Caso você queira contribuir com nossa lista é só comentar. Ajude-nos a melhora nosso planeta. 

O que é feito com estes produtos? 

Vidro da tela do monitor de um computador sofre um processo de raspagem onde são retirados seus elementos químicos. 
As baterias mais nocivas ao meio ambiente por ser feitas de metais pesados e tóxicos quase nenhuma vai para a reciclagem. 

Conheça outros pontos de coleta acessando: http://www.ecolmeia.org.br/pilhasebaterias/pontos-de-coleta.html

Seja consciente opte por empresas que tenha responsabilidade social e seja comprometida com a reciclagem de seus produtos. 

Dica 
Antes de trocar seus aparelhos, seja ele um computador ou um celular, por exemplo, veja se ele pode ser consertado para que dure um pouco mais. Prolongue a vida útil dos equipamentos ou faça uma doação para uma instituição.