sexta-feira, 24 de abril de 2020

Teruyuki Okazaki – Junho 1931 – Abril 2020



Esta semana faleceu o Shihan Teruyuki Okazaki, 10º Dan sucessor natural do Mestre Ginchin Funakoshi e Fundador da International Shotokan Karate Federation – ISKF.

O Grão - Mestre Teruyuki Okazaki (88 anos) morreu no dia 21 de abril, devido a complicações do coronavírus. O Sensei Teruyuki Okazaki foi o fundador, primeiro presidente e instrutor-chefe da ISKF e fez parte do Programa de Treinamento de Instrutores da Associação Japonesa de Karatê JKA, tendo sido aluno direto do Sensei Gichin Funakoshi.

HISTÓRIA DO SENSEI TERUYUKI OKAZAKI

Nasceu em 22 de junho de 1931 em uma família de samurais em Fukuoka, Japão. Depois de estudar Aikido, Judô e Kendo, ele começou o treinamento em 1947, ingressando na Japan Karate Association (JKA), onde estudou com o Grão-Mestre Gichin Funakoshi e o Mestre Masatoshi Nakayama. Em 1953, Mestre Okazaki se formou na Universidade Takushoku, em Tóquio, em Economia Política. Nesse mesmo ano, ele ajudou a formar o Programa de Treinamento de Instrutores da JKA, juntamente com o Mestre Hidetaka Nishiyama, com a supervisão do Mestre Nakayama. Mais tarde, ele ensinou na Universidade de Boei (considerada West Point do Japão), na Universidade de Takushoku e na Universidade de Tóquio Toritsu. Ele também ensinou os estagiários instrutores da sede da JKA. O mestre Okazaki foi enviado aos Estados Unidos pelo instrutor-chefe da JKA, Masatoshi Nakayama, em 1961, para ajudar a compartilhar o karatê Shotokan com todas as pessoas em todo o mundo. Esse era o objetivo do Grão-mestre Funakoshi - compartilhar o karate Shotokan em todo o mundo. Estabeleceu um dojo em Filadélfia e fundou a Associação de Karatê de Shotokan da Costa Leste em 1963. Em 1977, fundou a Federação Internacional de Karatê de Shotokan (ISKF), que é hoje uma das maiores organizações de karatê do mundo.

Em abril de 2007, Okazaki Sensei propôs, como instrutor-chefe da ISKF, o término do relacionamento da ISKF com a JKA e formou um órgão externo independente. Esta moção foi apoiada por 25 outros países que continuaram seu relacionamento com a ISKF e interromperam as relações com a JKA. Essa decisão veio após a preocupação de Okazaki Sensei de que a JKA não estava se comportando da maneira apropriada aos ensinamentos de Gichin Funakoshi Sensei. No seguinte, no Campeonato Nacional Canadense da ISKF em Toronto, Canadá, em outubro de 2007, o comitê técnico da ISKF anunciou a promoção de Okazaki Sensei para o 10º Dan, o mestre de Karate de mais alto nível na ISKF e entre apenas alguns outros internacionalmente na época. Yutaka Yaguchi Sensei também foi promovido ao 9º Dan e agora é Presidente e Instrutor Chefe da ISKF e Presidente do Comitê Técnico da ISKF. 

O mestre Okazaki dizia que no karate o importante não era só chutar e socar, mas também a prática do Dojo Kun e do Shoto Niju Kun. Acreditava que sua missão era contribuir para trazer a paz ao mundo e ele acreditava que deveria ser sua missão também.

Livro sobre o Mestre Okazaki


Vídeo: The Legacy of a Master!




Fonte: Pinto Karate Dojo, ISKF