terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Heian Nidan



Para quem não lembra a palavra Heian significa paz e tranquilidade. Já a palavra Nidan significa segundo nível ou nível dois.

O segundo kata da série heian é composto por 26 kyodos (movimentos) sendo 16 defesas e 08 ataques e 02 golpes de bloqueios com ataques. A linha de atuação do kata chamada de embusen é em forma de I.

As bases utilizadas neste kata são zenkutsu dachi e kokutsu dachi. Os Movimento de Defesa são hawaian uke, shuto uke, uchi Uke, morote uke, gedan barai e age uke. Enquanto o de ataque são uchi komi, sokumen, yoko geri, gyaku zuki, mae keage. O primeiro kiai é dado no 11º kyodo e o segundo no 26º kyodo.

“As técnicas praticadas no heian 2 são o bloqueio do nível superior para o lado com o lado de cima do antebraço, o chute frontal e o ataque simultâneo com chute lateral e o dorso do punho. Para que esse ataque simultâneo seja vigoroso e eficaz, o kamae do movimento 7 tem que ser perfeito. É também importante o domínio perfeito da inversão de direções e a tomada da posição inversa semivoltada para a frente, começando da mesma posição.”

Este kata pertence ao estilo shotokan e é treinado pelo faixa amarela (6º Kyu).




Fonte: NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karate – Visão abrangente-práticas. Vol.1

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Estudos Afirmam que Squeeze Possui Vários Tipos de Bactérias



Quem hoje em dia não possui uma garrafinha plástica? Encontrada e utilizada em vários ambientes do nosso dia a dia esta garrafinha, que chamamos de squeeze, se não bem higienizada pode conter milhares de bactérias.

Esta constatação foi feita através de dois estudos realizados por pesquisadores de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro e também pela Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp, em Campinas (SP).

No estudo realizado pela Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp, "os Bocais e a parte interna de oito garrafas e copos foram analisados em laboratório e todos apresentaram micro-organismos."

Durante a pesquisa UniMetrocamp "alguns dos itens a sujeira era visível, afirmou a doutora em ciências de alimentos e pesquisadora, Rosana Siqueira. "Principalmente na parte que entra em contato com os lábios, a boca. [...] A gente tem a noção de que, por ser água, a água é limpa. Mas, a gente esquece que coloca essa água em contato com a mucosa da nossa boca", explica a especialista."

Segundo Rosana, "a boca tem micro-organismos naturalmente, mas em baixa quantidade. Quando eles são transportados para os bocais e para o interior de copos e garrafas não higienizados, acabam proliferando e a alta quantidade é que representa o perigo para a saúde."

O Teste: Antes e depois

"No teste realizado pela UniMetrocamp, em apenas uma das garrafinhas analisadas, foram encontradas 17,5 mil bactérias e 1.980 fungos na parte interna. A condição do bocal foi ainda mais preocupante, com 1.152.000 bactérias e 8.310 fungos.

Esse objeto foi lavado e novamente passou pela análise da pesquisadora. No interior da garrafa não havia mais contaminação, mas o bocal ainda conservou micro-organismos: 103.200 bactérias e 110 fungos."

"Se não fizer uma higienização muito profunda, esses micro-organismos vão permanecer", afirma Rosana.

Na pesquisa realizada em Petrópolis, Rio de Janeiro foram usadas como amostra 30 garrafinhas plásticas utilizadas em academias e encontraram em 90% dos casos pelo menos seis tipos diferentes de baterias.

Imagem: Site CONFEF
O motivo é um só: higienização incorreta. Isto porque o índice de contaminação é alto, em comparação com garrafas novas, em que a contaminação foi próxima de zero, segundo os pesquisadores.

"O alto índice de contaminação tem a ver com o fato de as pessoas não as lavarem adequadamente ou não secá-las corretamente depois que lavam. Além disso, associamos o contato com bebedouro, suor da pele e maus hábitos de armazenagem", explicou o pesquisador.

De acordo com Estevão, com uma higienização correta, não há motivos para preocupação. Estevão alerta ainda para as garrafas com relevo interno – sejam eles de fábrica, ou decorrentes do constante uso. “Em geral, garrafas plásticas tendem a apresentar ranhuras com o uso e até mesmo com as constantes lavagens. Isso torna o ambiente ideal para a fixação e proliferação de patógenos. Sugerimos dar preferência ao vidro ou metal, de modo que seu interior seja o mais liso possível”.

Mas, calma: Estevão lembra que essas bactérias são perigosas sim, “no entanto, o agravamento do potencial infecioso se dá no ambiente hospitalar, geralmente associado ao quadro de imunossupressão, e resistência alopática. Ou seja, o fato de terem sido encontradas todas essas bactérias nas garrafas de academia não significa que todos que utilizem esses utensílios poderão morrer a qualquer instante”, tranquiliza, incluindo: “Inúmeros trabalhos já foram realizados em bebedouros, corrimãos, cédulas, etc, mostrando presença patogênica similar”.

Outra causa para a proliferação destas bactérias é colocar suplementos dentro das garrafinhas e depois não fazer a limpeza corretamente, tornando assim um ambiente favorável para o crescimento destes micro-organismos. Cita também pesquisador Estevão.

Dentre as bactérias, foram encontradas:

Nas duas pesquisas foram encontradas as bacterias Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas Acinetobacter sp., Enterobacter, e Klebsiella. Entre os fungos foram encontrados na pesquisa da UniMetrocamp a Candida e Rhodotorula.

Fungos e bactérias encontrados em garrafinhas de água mal higienizadas; análise foi feita em universidade de Campinas. — Foto: Reprodução EPTV
Segunda a especialista Rosana as bactérias são oportunistas e se nosso sistema imunológico estiver debilitado essa será a oportunidade dessas bactérias causarem alguns doenças citadas logo abaixo.

Dentre os riscos de doenças encontrados podemos incluir:

Intoxicação alimentar que tem como sintomas principais a diarreia, vômitos, náuseas, febre e dor abdominal, outra causa é a dor de garganta e também a mais grave a infecção pulmonar.

Como fazer a limpeza correta?

Para evitar a proliferação dos micro-organismos, a pesquisadora recomenta o uso de detergente, esponja de lavar louça e escova de mamadeira, para alcançar o fundo de garrafas.

No caso de canudos, o ideal é que ele fique imerso em uma solução de água sanitária, na proporção de duas colheres para um litro de água. A limpeza deve ser feita todos os dias.

"Tem que esfregar bem a parede das garrafas e também o fundo, e dar uma atenção também para o bocal", explica Rosana.

“Nos locais onde se costuma guardar copos e garrafas, ela alerta para a importância de deixar sempre sem resíduos e restos de água e outras bebidas. Se tiver tampa, guardar limpo e tampado. Se não tiver, guardar virado para baixo, para evitar que insetos tenham acesso aos objetos.”

As duas pesquisas apontam que a principal causa de contaminação é a falta de higienização. 

Então vamos dar um pouco mais de atenção a nossa companheira do dia a dia a garrafinha. Ok! É vamos evitar compartilhar.



sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Karate Baiano se Destaca em Número de Medalhas na JUBs


Foto: Divulgação CBDU

O karate baiano estreou no JUBs com pé direito. Foram 03 dias de competições nas modalidades de kata e kumite. As competições de karate aconteceram no período de 23 a 25 de outubro, no Centro Pan-americano de Judô em Ipitanga, Lauro de Freitas-BA.

A equipe baiana foi composta por 09 alunos-atletas das universidades da capital e do interior. E desses 09 alunos-atletas 07 conquistaram medalhas. um aproveitamento de quase 100%.

Confira agora o resultado final dos alunos-atletas

Feminino
- Renata Brito de Oliveira (UFBA) - 3º lugar/ medalha de bronze no Kata Sênior Feminino
- Raquel de Sousa Gonzaga Cunha - 3º lugar/ medalha de bronze Kumite Sênior Feminino +68kg

Masculino
- João Victor Freitas (UNEB - Teixeira de Freitas) - 3º lugar/ medalha de bronze no Kata Sênior Masculino
- Erivelton Lopes (FAn/Ba) - 2º lugar /medalha de prata no Kumite Sênior -84kg
- Matheus Mota Pereira (UFRB) - 3º lugar/ medalha de bronze no Kumite Sênior +84kg
- Matheus dos Santos (Pitágoras - BA) - 3º lugar/ medalha de bronze Kumite Sênior Masculino -60kg
- Pedro Paulo de Faria (UNIFACS -BA) - 2º lugar/medalha de prata no Kumite Sênior Masculino - 75kg

Eventos de Karate no mês de Novembro

Copa Brasil Meio Norte, Circuito Open Nacional - 02 de Nov. - Teresina/PI


Open Periperi - 09 de Nov. - Salvador/Ba


Circuito Open Nacional - 16 de Nov. - Santa Maria/RS


Taça Denilson Karate, Circuito Open Nacional - 23 de nov. - Salvador/BA


7ª Copa Gerardo Coelho, Open Nacional - 23 e 24 de Nov. - Brasília/DF


Copa Norte, Circuito Open Nacional - 30 de Nov. - Belém/PA



domingo, 20 de outubro de 2019

Atletas Universitários Baianos de Karate Participarão da JUBs Bahia 2019 Fase Final



Com a finalidade de “aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (doravante denominadas IES), públicas e privadas do território nacional e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.” Será realizado no período de 21 a 28 de outubro na Bahia, os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs.

Segundo a CBDU, “Ao educar o jovem por intermédio da prática desportiva universitária, estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, estes direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play. Com as das atividades desportivas, jovens e adultos constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.”

O evento reunirá cerca de 2.500 atletas de todo brasil em 13 modalidades. A cerimônia de abertura acontecerá nesta segunda (21) no Centro Pan Americano de Judô e terá o show do cantor Psirico.


O Karate

A competição de karate acontecerá no período de 23 a 25 de outubro, a partir das 09:30, no Centro Panamericano de Judô - CPJ.

A competição será realizada de acordo com as regras da World Karate Federation – WKF. A Idade mínima para participação na categoria de kata é de 16 anos de idade e para participação na categoria de kumite é de 18 anos de idade.

As Categorias e Programação

No dia 23/10
Kata Individual Feminino e Masculino
Kumiter feminino: +68Kg / -68Kg
Kumite masculino: +84Kg / -84Kg
No dia 24/10
Kumiter feminino: -61Kg / -55Kg / -50Kg
Kumite masculino: -75Kg / -67Kg / -60Kg
No dia 25/10
Disputas de bronze e finais.

Os Alunos Atletas Participantes

No total serão 12 alunos atletas universitários que participarão desta competição
Conheça alguns deles:

Kata
João Victor Rosa de Freitas – Representante da UFBA

Kumite
Pedro Paulo Santana de Faria – categoria -75 kg – Representante da UNIFACS
Erivelton Lopes Pereira – categoria -84kg – Representante da Faculdade Nobre de Feira de Santana
Ítalo Silva dos Santos – categoria -67kg – representante da UNIFACS
Matheus dos Santos – categoria -60kg – Representante da Faculdade Pitágoras (Sto. Antônio de Jesus)
Jaine Oliveira Santos – categoria -61kg – Representante da UniFG
Raquel S. Gonzaga – categoria +68kg – Representante da UniFG
Aline Magalhães Cotrim – categoria -55kg – Representante da UniFG
Helen Sousa Menezes – categoria -68kg – Representante da UNIFACS
O técnico que acompanhará os atletas será o professor Nilson Viana

Regulamento do Karate

Sobre os Jogos Universitários – JUBs

Após 51 anos os Jogos Universitários – JUBs retorna a Bahia. A última vez que o estado recebeu os JUBs foi no ano de 1968. O evento é a maior competição universitária da América Latina.

O desporto universitário surgiu no Brasil, como uma manifestação organizada, no início do século XX, mais precisamente no ano de 1916, com disputas envolvendo universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A primeira competição envolvendo outros estados da federação ocorreu em maio de 1935, na cidade de São Paulo, participaram representações dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e o antigo Distrito Federal. Sagrou-se campeão o Estado de São Paulo. Nestes primeiros jogos, foram disputados o futebol, o remo, os saltos, a natação, o basquetebol, o tênis, o atletismo e o pólo aquático.

Somente em 1941, por meio do Decreto-Lei nº 3.617, foi criada a Confederação dos Desportos Universitários, que mais tarde, originaria a Confederação Brasileira de Desportos Universitários, CBDU, órgão máximo do desporto universitário.

Desde então, a CBDU, entidade máxima do esporte universitário nacional, passa a realizar eventos e, em especial, os Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s, que tornou-se uma das maiores competições do esporte nacional. A Confederação passa a ser também a representante brasileira junto à Federação Internacional de Esporte Universitário – FISU, organizando a participação nacional nas competições internacionais.

Segundo a CBDU, “Os Jogos atuam ainda como seletiva para competições universitárias internacionais, como a Universíade, que recebe, a cada dois anos, mais de 10 mil participantes de 170 países.

Neste ano, 116 atletas fizeram parte da delegação brasileira que disputou a Universíade de Verão em Nápoles, Itália. O Brasil teve seu melhor resultado com cinco medalhas de ouro na competição.”

Fonte: site CBDU e Ministério do Esporte


sábado, 7 de setembro de 2019

Eventos de Karate no Mês de Setembro

Karate1 Premier League Tokyo - 06 a 08 de setembro - Tokyo, Japão


Karate1 Series A Santiago - 20 a 22 de setembro - Santiago, Chile


5º Open Palmas de Karate - 20 e 21 de setembro - Palmas, Tocantis


Karate1 Youth League México - 27 a 29 de setembro - México


10ª Copa Cacau de Karate - 28 de setembro - Porto Seguro, Bahia


terça-feira, 27 de agosto de 2019

Atletas Baianos vão Representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Karate



No período de 28 de agosto a 1º de setembro, o CAMPEONATO PAN-AMERICANO SUB-21 DE KARATE. o evento acontecerá na cidade de Guayaquil/Equador.

A Bahia tem três representantes nesta competição, são eles: Júlia Nascimento, Samuel Teixeira e Izaac Matos. Os três atletas compõem a seleção brasileira na busca de um lugar mais alto no pódio.

Os atletas e suas modalidades
➤Izaac Matos Soares participará na modalidade Kata Equipe Masc. Cad./Júnior.

➤Julia Beatriz de Araújo do Nascimento participará na modalidade Kumite Ind. Júnior Fem. -48 Kg.

➤Samuel Ulisses Machado Teixeira participará na modalidade Kumite Ind. Sub-21 Masc. -67 Kg.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Festival da Cultura Japonesa 2019



O Festival da Cultura Japonesa de Salvador 2019 chega à sua 13ª edição e este ano o evento tem como tema Longevidade, que será traduzido através da música, culinária, oficinas culturais, exposições, ilusionismo, cultura pop e artes marciais, o Japão e toda sua riqueza, aqui na Bahia.

O Festival irá oferecer diversas atrações e ocorrerá simultaneamente em múltiplos espaços, incluindo as áreas especiais dedicadas aos jovens, à terceira idade e às crianças, com oficinas culturais, concursos, e jogos durante todo o dia. Com três palcos dedicados a shows, artes marciais, workshops e palestras, são mais de 30 horas de programação, divididas em 3 dias.

Este ano o festival está com um novo layout, contando com duas grandes áreas cobertas.

A programação
Três palcos com diversas atrações, espaço para dança, exposição, espiritual, bem-estar e oficinas, concursos e desfiles, espaços institucionais, espaço de ciência, esportes, jogos e games, espaço de compras, culinária e produtos orientais. Confira a programação completa do festival: http://www.bonodorisalvador.com.br/downloads/programacao_dos_palcos.pdf

Informações gerais
DATA E HORÁRIOS: 30/08 das 14h às 22h, 31/08 e 01/09 das 10h às 22h 
Local: Parque de Exposições de Salvador. Av. Luís Viana Filho, 1222. 
INGRESSOS: R$ 12,00* Antecipado R$ 26,00 Inteira R$ 13,00**Meia 
*será cobrada taxa de conveniência em alguns pontos de vendas
** meia-entrada, APENAS na bilheteria, mediante apresentação de documento de comprovação.
Local de vendas: Balcão de Ingresso, Pida e Sympla. Outros lugares acesse: http://www.bonodorisalvador.com.br/ingressos.html
ESTACIONAMENTO: R$ 20,00 (carro e moto) Estacionamento 1
Av. Luís Viana Filho – Paralela Estacionamento 2
Av. Dorival Caymmi - Itapuã

terça-feira, 30 de julho de 2019

Atleta Baiano de Karate Participará dos Jogos Pan-Americanos 2019


O Peru pela primeira vez na história sediará o maior evento multiesportivo das Américas: os Jogos Pan-americanos. O evento acontecerá no período de 24 de julho a 11 de agosto na cidade de Lima – Peru. Sendo que a abertura oficial acontecerá no dia 26 de julho. O evento contará com 41 países, aproximadamente 6.700 atletas e 49 modalidades esportivas e 18 modalidades para-esportiva, sendo que 22 delas são classificatórias para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. 

O karate estará presente mais uma vez com 07 atletas nas modalidades de kumite e 02 na modalidade de kata. O Williames Souza é o nosso representante baiano na modalidade kata individual masculino. As competições de karate acontecerá no período de 09 a 11 de agosto.

Participação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos

O karate começou a fazer parte do programa oficial dos Jogos Pan-Americanos a partir da edição de Mar del Plata 1995, na Argentina. Ao longo das edições, as categorias de disputa sofreram muitas alterações, sendo que nenhuma delas permaneceu interruptamente desde o início. Em Lima 2019, os resultados obtidos pelos atletas contarão como pontos na corrida olímpica, já que o esporte será estreante nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Kata individual e outras quatro categorias do kumite (67 kg e 75 kg masculino; 55 kg e 61 kg feminino) terão pontos contabilizados para o ranking da Olimpíada.

Dos 14 torneios de karate nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil marcará presença em 11. As vagas foram confirmadas através do bom desempenho no Campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado em março, no Panamá. No kumite teremos Douglas Brose (60kg), Jéssica de Paula (50kg), Vinícius Figueira (67kg), Hernani Veríssimo (75kg), Valéria Kumizaki (55kg), Érica Santos (61kg) e Gabrielle Sepe (68kg). No kata teremos Nicole Mota, Williames Santos. Esses serão os nossos representantes brasileiros na capital peruana.

Na história dos Jogos Pan-americanos, o Brasil tem o melhor retrospecto e lidera o quadro geral de medalhas no karate com 09 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze, totalizando 35 medalhas. a Venezuela vem em segundo com 09 de ouro 08 de prata e 10 de bronze, totalizando 27 medalhas. E em terceiro lugar temos os Estados Unidos com 09 de ouro 05 de prata e 12 de bronze, totalizando 26 medalhas.

Quais os Horários das Competições e Onde Será Transmitido?

As disputas iniciam por volta das 10h (horário de Brasília). e os jogos serão realizados até o fim da noite, pouco depois da meia-noite.

A competição terá transmissão pela TV Record, Record News e SportTV, além do canal de streaming Play Plus.


Fonte: Todo Esporte Baiano

Eventos de Karate no Mês de Agosto

III Copa ASKADOI Inter Clubes de Karate - 03 de agosto


Open Nacional de Karate Pernambuco - 03 de agosto 


5th Caribbean Karate Championship - 12 a 18 de agosto


Jogos Universitários da Bahia - JUBA 2019 - 14 a 18 de agosto



Campeonato Brasileiro de Karate - Etapa Porto Velho - 15 a 18 de agosto



V Copa ASKAPRO de Karate - 18 de agosto



III Boa Vista Open de Karate - 24 e 25 de agosto



Campeonato Pan-Americano de Karate - 26 de agosto a 1º de setembro - Guayaquil, Equador


Tem Karate nos Jogos Universitários da Bahia – JUBA 2019



No período de 14 a 18 de agosto de 2019, será realizado os Jogos Universitários da Bahia - JUBA 2019. O evento acontecerá nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas - Bahia, e tem como finalidade “aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior – IES, públicas e privadas do território estadual e promover a ampla mobilização da juventude aniversária baiana em torno do esporte.”

Com o “objetivo de fomentar a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos; Identificar talentos desportivos nas IES para o cenário esportivo estadual, nacional e internacional; Desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes; Promover o congraçamento dos universitários baianos, estimulando a prática do esporte, visando o desenvolvimento da personalidade integral do jovem; Contribuir para o desenvolvimento integral do(a) aluno(a)-atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.”

Sobre o Evento

A realização deste evento ficará por conta da Federação Universitária Baiana de Esportes – FUBE, e é considerado como etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Fase Final, que este ano será realizado nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas – BA, no período de 20 a 27 de outubro de 2019.

Os campeões das modalidades coletivas (basquete, vôlei, futsal e handebol) e as modalidades individuais (natação, natação paraolímpica, judô, karate, basquete 3x3, vôlei de praia, acadêmico, LOL, FIFA e Cheerleard) do JUBA 2019 estão automaticamente classificados para representar o Estado da Bahia na Fase Final da JUBs. Ao todo serão 14 modalidades esportivas para ambos os gêneros.

Das Inscrições

As inscrições acontecem no período de 01 de julho a 03 de agosto de 2019.
Poderão participar desta competição alunos (as) – atletas nascidos entre 1994 a 2001. Para as modalidades coletivas em ambos os gêneros, ficam liberadas as inscrições de até 03 alunos (as) – atletas, fora do limite de idade estabelecido o regulamento, sabendo-se que na Fase Final da JUBs só serão liberadas 02 inscrições para alunos (as) – atletas, fora do limite de idade.
Poderão participar do JUBA 2019, alunos (as) – atletas que estão matriculado pela IES e cursando no ano de 2019 em nível de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado no estado da Bahia.

Informações Gerais - JUBA 2019

Inscrições: 01 de Julho (segunda-feira) de 2019 até 03 de agosto (sábado) de 2019 23h55m.
Site para inscrições: http://sisport.cbdu.org.br/sisport/
Obs. Caso sua Instituição não possua login. Favor entrar em contato conosco pelo e-mail abaixo: fube@cbdu.org.br ou fube.juba@gmail.com
Pagamento: BANCO DO BRASIL - Federação Universitária Baiana de Esportes – FUBE AG. 4278-1 C/C. 106019-8
Valor por atleta: R$ 20,00
End. da FUBE: Rua Francisco Alves, nº 01, Edifício Reitor Miguel Calmon, Sala 706, Comércio, Salvador, Bahia
Mais Informações e Regulamento do evento: http://entidadesesportivas.com.br/fube/inscricao-em-eventos/

sábado, 13 de julho de 2019

Eventos do Mês de Julho

Campeonato Brasileiro de Karate -Etapa São Paulo - 04 a 07 de Julho


Open Nacional de Karate - Paraíba - 13 de Julho


II Taça Jion de Karate Olímpico - Ituberá, BA - 28 de Julho

domingo, 9 de junho de 2019

Workshop sobre Fisioterapia Desportiva Aliada ao Karate



Hoje (09) foi realizado, no Colégio São Paulo, no Itaigara, Salvador - BA, um Workshop especial com o tema Fisioterapia Desportiva Aliada ao Karate. 

O evento foi promovido pelo Clube Nippon afiliado a Federação Bahiana de Karate, e teve como palestrante a ex-atleta da seleção brasileira e fisioterapeuta Alessandra Caribé.

O evento contou com atletas e professores de diversos clubes de Karate da Bahia.











Parabéns aos organizadores pelo excelente evento, principalmente ao professor idealizado João Luís Alves. 
Aprendizado nunca é demais.
Espero que aconteça mais eventos como este, voltado para desenvolvimento do karate.

Fotos: Divulgação

Atletas Baianos de Karate Participaram do Circuito Nacional de Karate em Sergipe



No dia 1º de junho foi realizado na cidade de Aracaju – Sergipe, o Circuito Nacional AABB de Karate. O evento contou com atletas e clubes de diversos lugares do brasil, dentre eles da Bahia. Estes atletas filiados à Federação Bahiana de Karate participaram deste evento representando seus clubes e associações.

A competição foi voltada para as modalidades de kata e kumite do sub-08 ao master.

Os clubes baianos que participaram deste evento foram: Nippon; Ki Karate; Impacto; Periperi.

Confira algumas fotos tiradas pelos professores e atletas nesta competição.