sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Plantas e Ervas que ajudam a melhorar nossa saúde

Babosa
26 de junho de 2007

A Babosa pertence à família das Liliáceas, é semelhante ao ananás. As formas de suas folhas são quase triangulares, grossas, suculentas, orladas de espinhos em serrilha. Possui um odor forte, do seu interior se extrai uma vergôntea que se cobre, na parte superior da babosa, de flores amareladas, semelhantes às Angélicas. Possui seus frutos ovóides e cheios de pequenas sementes.

Utilidade Medicinal
As folhas de babosa e principalmente o seu suco são emolientes e resolutivas, quando são aplicados sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. sua polpa é muito eficiente para combater a oftalmia e curar diversos tipos de feridas, por isso ela é antioftálmica.
Redação Bem de Saúde
Disponível em: http://www.bemdesaude.com/content/babosa.html. Acesso em 25/08/11

Carqueja
26 de junho de 2007


Da família das Compostas, a Carqueja tem forma de arbusto subarbusto, e cresce em até um metro de altura. Suas folhas são substituídas por listras aladas, membranáceas e verdes, e acompanham as hastes em toda extensão. Seu habitat é os lugares úmidos, nos barrancos dos rios e etc.
A carqueja é utilizada em forma de chá, em caso de anemia, cálculo biliar, diarréia, enfermidades do baço, da bexiga, do fígado, dos rins, má digestão, má circulação sanguínea, inflamação das vias urinárias, diabetes. Por ter efeito dissolvente, diurético, depurativo, a carqueja serve muito também nos casos de: gota, reumatismo, feridas, chagas venéreas, e mesmo em casos de lepra.
Para estes fins além de tornar o chá da carqueja, também pode ser feitos abluções com uma decocção forte dessa planta, sobre as partes afetadas. As carquejas também servem para o tratamento em anginas e inflamações de garganta, casos que se fazem gargarejos com o decoto da planta.
Redação Bem de Saúde

Disponível em: http://www.bemdesaude.com/content/carqueja.html. Acesso em 25/08/11

Chá de Boldo
25 de março de 2008

Nossos antepassados já sabiam que tudo está em ordem quando o fígado funciona bem. E, na verdade, a maior glândula do nosso corpo tem uma atuação fundamental no balanceamento do organismo e na manutenção da energia e do seu bom humor. Afinal, além de liberar a glicose, eles contem uma serie de vitaminas e tornam assimiláveis substancias como proteínas e gorduras. E, como se não bastasse, ele ainda torna inofensivos certos elementos tóxicos que, sem a sua atuação, nos intoxicariam. 
Normalmente dentro de uma pessoa mal-humorada há um fígado trabalhando mal. E um órgão essencial, do qual depende não só a saúde mas também o vigor e o bom humor. Para o perfeito funcionamento do fígado, a medicina popular aconselha o chá de boldo. A receita é muito simples: 2 colheres de sopa de folha de boldo cozido em 1 litro de água.
O boldo traz melhoramentos especialmente para o fígado. Ajuda-o a funcionar melhor, e é ótimo para quem tem hepatite ou problemas assíduos ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal estar. O boldo, tomado antes da comida ajuda na digestão e nas funções do aparelho digestivo. É ótimo para quem tem intestino reprimido, cálculos biliares e gastrite.
  • O escalda pés acalma e dá um sono tranqüilo.
  • Os banhos de macerado de boldo ajudam a acalmar crianças e adultos
  • Esses mesmos banhos são ótimos para cuidar de neuróticos e doentes mentais agressivos.
  • Uma compressa de folhas de boldo piladas em pasta, colocadas no chacra coronário, limpa-o e nos abre para as mensagens do cosmos.
  • Essa mesma compressa no coração alivia angustia.
Redação Bem de Saúde
Disponível em: http://www.bemdesaude.com/content/cha_de_boldo.html. Acesso em 25/08/11


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."