quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Olho seco e o Computador

Você sabe quantas vezes o olho humano pisca, por minuto? Em uma conversa, os interlocutores piscam uma média de 22 vezes por minuto. Quando alguém lê, a freqüência desta piscadela se produz 12 a 15 vezes por minuto. Porém, quando se está sentado diante de um computador, os olhos piscam menos de 5 vezes por minuto! Isto aumenta a fadiga ocular e mental.

Posição do monitor

O monitor deve estar abaixo do horizonte visual, isso permite que as pálpebras cubram uma maior superfície do globo ocular e diminua a exposição da córnea.

Cansaço visual

Uma das causas de incomodo e cansaço visual reside em que as pessoas que devem usar óculos nem sempre os têm adequados a distancia da tela do monitor, coisa que devem resolver com seu oftalmologista.

A isso se soma o fato de muitos lugares de trabalho não contarem com uma iluminação adequada.

Sintomas visuais mais freqüentes

Olhos cansados; pálpebras pesadas; visão borrada; olhos avermelhados; olhos secos; incomodo e dor causado pela luz; areia nos olhos; incômodos permanentes.

Sintomas não oculares mais freqüentes

Cefaléias; dor e contração cervical; dores lombares; mudanças de humor com irritação e insônia.

As causas destes sintomas estão relacionadas fundamentalmente com fatores posturais tanto dos olhos como do corpo.

Recomendações para usuários de computador

Utilize colírios humectantes periodicamente; se utiliza lentes de contato us os colírios humectantes com maior freqüência; sente-se diante da tela do monitor de modo que sua visão seja ligeiramente para baixo; não trabalhe mais de 50 minutos direto; descanse de 5 a 10 minutos, levante-se e olhe para longe e para perto sucessivamente; dirija sua visão ao longe para mobilizar os músculos do olho; regule a temperatura ambiente para evitar o aumento da segura ocular; procure o oftalmologista se sentir necessidade de correção óptica e para controlar e evitar o inicio de olhos secos;

Fonte: Bem de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."