O que é um protetor bucal?
É um aparelho utilizado para encaixar nos dentes e protegê-los de qualquer tipo de impacto.
Para que serve?
O protetor bucal foi projetado para reduzir os danos e proteger a parte superior dos dentes evitando assim fratura dos dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano. Atualmente é aconselhável usar protetor bucal duplo que protege tanto a parte superior quanto a inferior da boca. Caso você esteja usando aparelho dentário certamente seu médico lhe aconselhará a usar o protetor bucal.
A utilização dos protetores bucais devem ser usados sempre que participar de alguma atividade esportiva, em alguns deles é obrigatório o uso deste aparelho, como o karate, por exemplo, ou qualquer esporte de contato ou queda, tais como: futebol, skate, basquete, ciclismo, hóquei, beisebol ou qualquer outro que possa machucar a boca.
Além disso, o protetor bucal ajuda a auxiliar na melhor distribuição de força e no equilíbrio do atleta durante a pratica esportiva; protege de lesões na mandíbula e cerebrais.
A partir de que idade deve utilizar o protetor bucal?
A partir do momento que a criança, adolescente ou adulto começa a fazer uma atividade esportiva que possa causar uma lesão. Então, assim que você ou seu filho começar a praticar alguma atividade esportiva, converse com seu dentista.
Quanto tempo dura um protetor bucal?
O tempo ideal de troca varia de acordo com o tempo de uso, pode ser 6 meses até 1 ano, porque com o passar do tempo de uso ele se desgastam, reduzindo assim sua função de proteção. Os adolescentes devem trocar os protetores com mais freqüência porque tanto os dentes como a boca estão em fase de crescimento.
De que material é fabricado os protetores?
Dentre os diversos materiais utilizados temos o de borracha que não é mais usado; o de silicone, mas não é recomendado; e o EVA que é um material plástico mais utilizado hoje em dia, capaz de amortecer o impacto do golpe com muito mais eficiência, além disso, proporciona mais conforto e não interfere na fala dos atletas.
Principais cuidados que devo ter com meu protetor?
Muitos atletas não têm a preocupação de lavar seu protetor ao término da competição, isso pode levar a procriação de bactérias, principalmente que muitos destes protetores são guardados em uma caixa fechada. Por isso, devemos adotar alguns procedimentos de limpeza, como: sempre lavar o protetor com água fria após o uso; usar enxaguatório bucal para ajudar na limpeza; usar pasta de dente e escova; além disso, devemos também transportar o protetor em um recipiente resistente, que tenha aberturas para permitir a circulação de ar; não deixar o protetor exposto a temperaturas elevadas (quentes); Verifique se a rasgos ou buracos no protetor bucal, isso pode deixar mais frouxo e menos eficaz além de irritar a gengiva e bochechas; deve ser guardado completamente seco e em uma caixa perfurada e por fim, leve seu protetor com regularidade ao seu dentista para ver se ainda está em bom estado.
Fonte: Ortodontia para todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."