quinta-feira, 18 de abril de 2019

Morre Dorival Caribé – Uma lenda do Karate Baiano



O Sensei Dorival Caribé de Castro nasceu no dia 17 de agosto de 1948, na cidade de Jaguaquara – Bahia. Ele começou a treinar karate aos 18 anos, na Associação de Karate da Bahia – ASKABA, tendo como reg. na ASKABA, nº 0020.

Dorival estava internado na UTI do Hospital Geral Clériston Andrade, na cidade de Feira de Santana – Bahia, por conta de uma parada cardiorrespiratória. E na madrugada desta quarta-feira (18.04), ele veio a falecer.

Sobre o Sensei Dorival

Dorival Caribé de Castro, faixa preta 5º Dan, participou do seu primeiro exame de faixa em 10 de fevereiro de 1968, aos 19 anos, e teve na sua banca examinadora os professores Sadami Uriu, Lirton Monassa. O Exame foi realizado na ladeira dos galés. Para faixa-preta ele prestou exame para faixa-preta no Rio de Janeiro, na academia Kobukan, no dia 08 de abril de 1972, e foi examinado pelos professores Tetsuma Higashino, Sadami Uriu e Tadashi Takeushi.

Participou de diversas competições e se destacou em todas elas. Dorival esteve presente em competições estaduais, nacionais e internacionais. Dorival foi o primeiro campeão brasileiro de karate, no ano de 1969, em São Paulo. Na final Dorival disputou com seu irmão, Denilson Caribé que ficou em segunda lugar. Em 1972, na cidade de Paris – França, Dorival Caribé ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial de Karaté, onde participaram atletas de 36 países. Também participou do Campeonato Mundial no Japão em 1977. 

Os campeonatos internacionais de maior destaque foram: o 1º e 2º campeonatos Pan-americano no Rio e em Lima, além dos 1º e 2º Mundiais em Paris e Tóquio.

O sensei Dorival foi o percursor do karate baiano juntamente com seu irmão Denilson Caribé, ajudando a difundir o karate em todo Estado.

O Sepultamento e Enterro

O corpo foi velado às 15hs de hoje (18), no Ginásio de Esportes Oyama Pinto – Av. Frei Felix de Pacauba, Campo Limpo e será sepultado amanhã (19.04) às 10hs, no Memorial Jardim das Flores – Km 7 da BR116 – Feira de Santana – BA.

Dorival Caribé de Castro deixa como continuação do seu legado três filhos, dezenas de sobrinhos e netos, além de diversos alunos e irmãos.

Meus sentimentos a toda a família e fiquem em paz.
Oss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."