quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Kata Jitte (Jutte)


O nome Jitte ou Jutte ((十手) pode ser traduzido como dez mãos ou dez técnicas. Ju = dez e e Te = mão. Ele sugere que alguém que tenha aprendido este kata é tão eficiente e capaz de defender-se de dez homens de uma só vez. Os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados aqueles do estilo shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. Este kata também é originário da região de Tomari.

Ji'in, Jion e Jitte formam um grupo de kata usado em vários estilos de karatê, esses kata tem a mesma característica comum, eles iniciam o kata com a mesma posição da mão esquerda cobrindo a direita, que tem raízes no boxe chinês antigo.
 

História

Acredita-se que sua origem em Okinawa seja através da escola Tomari-te pelo mestre Matsumura, embora haja divergências quanto à data de sua introdução em Okinawa vindo da China, o kata pode ter tido sua origem no estilo do Grou Branco de Fujian e adaptado para o karate Okinawense.

O kata Jitte (Jutte) assim como Ji’in e Jion são do estilo Shorei-Ryu. Todos esses kata podem ter sua origem também no Shuri-te.
 

O Kata

Este kata tem como característica técnicas de defesa e contra-ataque contra o bastão, força de impacto e grande potência, além de um espirito inabalável. Este kata utiliza muitas técnicas de mãos abertas e lembra o kata heian sandan, com seus bloqueios poderosos quando cada movimento e executado pelo quadril sobrepõe-se a aplicação com firmeza.

O kata Jitte “ajuda a compreender a importância de se manter certa tensão nas partes laterais do tórax e de se saber controlar essa tensão, por exemplo, ao girar o tronco depois de bloquear, ao derrubar o oponente ou ao agarrar o adversário a força.”

O kata Jitte (Jutte) do estilo shotokan possui 24 movimentos (kyodo). O kiai fica no 13º e 24º movimento (kyodo).

As bases utilizadas neste kata são: heisoku dachi, zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kosa-dachi, ashi dachi, kokutsu dachi.





Fonte: O Melhor do Karate – Jitte, Hangetsu, Empi. M.Nakayama vol.07, site The Martial Way

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."