quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Kata Hangetsu


Hangetsu (半月) pode ser traduzido como meia lua, onde “Han” significa “Metade” e “Getsu” significa “Lua” ou “mês”.

“No curso do seu desenvolvimento, este kata, inicialmente chamado Seishan ou Seisan, passou a ser conhecido pelo nome de Hangetsu (meia-lua), devido aos movimentos semicirculares das mãos e dos pés, com os quais é realizado.”

Este kata pode ser encontrado em outros estilos e com diversas variações.

História

"Hangetsu" é um kata avançado praticado no karatê Shotokan e sua origem vem da escola Naha-te de Okinawa. Gichin Funakoshi mudou o nome do kata para Hangetsu.

A versão mais antiga de Okinawa deste kata é conhecida como "Seisan" ou "Seishan". "Seisan" significa "13" e é pronunciado “Jusan” no continente do Japão. Alguns dizem que o número 13 se refere ao número original de passos do kata, outros acreditam que se refere ao número de diferentes técnicas encontradas no kata.

O Kata

Hangetsu é um kata único dentro do sistema Shotokan. É um kata interno, focado no cultivo e liberação da energia ki, ou força interior. O kata é uma meditação em movimento, com o objetivo de desenvolver o ki.

São características desse kata as técnicas rápidas e lentas combinando os movimentos de pés e mãos com a respiração, tudo com sincronismo. Os movimentos dos pés, são sempre em forma de meia lua, sendo seu nome derivado deste fato. Os movimentos de mãos e pés em forma de arco. Os movimentos dos pés têm a finalidade de penetrarmos e desequilibra a base do seu adversário. Além disto, posturalmente as pernas formam em semi-flexão com os joelhos forcando para dentro. Os movimentos com deslizamento dos pés no Hangetsu são mais eficazes para ataques de perto.

A postura que é utilizada dentro do kata é a "postura da meia-lua", batizada em homenagem ao kata: "Hangetsu Dachi."

A maioria dos movimentos lentos do kata são executados com tensão atípica e contração isométrica. Isso foi pensado para endurecer o corpo contra um golpe, bem como fortalecer quaisquer técnicas que possam ser lançadas. A ideia é levar os músculos à contração, de modo que o relaxamento que se segue naturalmente seja mais dramático. Ensina o valor da tensão e relaxamento graduais e os padrões respiratórios que os acompanham. Também oferece uma ferramenta valiosa para reduzir a tensão nos ombros. Quando você maximiza a tensão muscular e depois relaxa, seu corpo geralmente fica mais relaxado do que antes de você ficar tenso.

O kata Hangetsu do estilo shotokan possui 41 movimentos (kyodos). O kiai é dado nos movimentos (kyodo) 11 º e 40º.

As bases utilizadas neste kata são: hachinoji dachi, hangetsu dachi,kokutsu dachi, ashi dachi, neko ashi dachi.




Fonte: NAKAYAMA, M. O Melhor do Karate – Jitte, Hangetsu, Empi. Vol. 7, The Martial Way, Karate Vancouver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."