domingo, 2 de abril de 2023

As Caratecas mais graduadas do Brasil pela CBK


Proibidas de praticarem quaisquer atividades e até de assistir competições na época da Grécia antiga, as mulheres aos poucos quebraram barreiras e preconceitos com o passar dos séculos conquistando assim seu espaço na sociedade, mostrando que podem sim praticar e ensinar qualquer esporte ou artes marciais.

A atuação é cada vez maior de mulheres nas academias e nas competições como atletas, técnicas e principalmente como árbitras.

É natural que nós mulheres procuremos outras caratecas como modelo e inspiração, mulheres que venceram os preconceitos e se tornaram referência para outras caratecas. A luta pela Igualdade de gênero é importante para incentivar novas gerações de mulheres.

Com isso, selecionamos as 06 senseis mais graduadas do Brasil de acordo com a Confederação Brasileira de Karate - CBK e um pouco sobre cada uma delas.

Divina Antônia de Azambuja Silveira


Árbitra da Federação Mineira de Karate e da CBK e professora da Academia Shihan Farah 

Sensei Divina é a carateca feminina mais graduada da CBK. Sendo 7º Dan (nana dan)

Andrea de Mesquita Soares


Faixa preta 6º Dan pela CBK e 7º Dan (nana dan) pela Internacional Shorin Ryu Karate-Do & Kobu-Do Shinshukan, a kyoshi Andrea é a primeira kodansha Shorin shinshukan do Brasil.

A Sensei Andrea é advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil, Previdenciário e de Família e professora da Instituto Ação Do Bem - Santos/SP.

Patrícia Carvalho


É atualmente árbitra da FBK, presidente e professora da Ki-Karate-Dô. A Sensei Patrícia é faixa preta 6º Dan pela CBK e é filiada à Federação Bahiana de Karate – FBK.

A Sensei Patrícia é técnica da seleção baiana e foi ex-atleta da Seleção Brasileira de Karate na modalidade kata pela CBK. É formada em Publicidade e propaganda e pós-graduada em eventos, comunicação e marketing e graduada em Educação Física.

Samara Falcão Jardim


Faixa Preta 6º DAN pela CBK/FKERJ, técnica da Seleção Brasileira (1999) e técnica da Seleção Estadual FKERJ. Atualmente a Sensei Samara é filiada à Federação de Karate Fluminense – FKF

A Sensei Samara é Mãe, Empresária, Pós-Graduada em Marketing, Administração de Academias, Gestão Pública e Professora da Escola de Karate Samara Jardim em Macaé/RJ.

Raquel Dias Silva Reis


Faixa preta 6º Dan de Karate Shotokan e 1º Dan de Karate Shitoryu pela CBK.

A professora Raquel é Árbitra da CBK, professora e técnica da equipe da Raken Dojo no Rio de Janeiro/RJ, além de ser supervisiona dos núcleos que compõem o grupo. A Sensei é filiada a Federação de Karate Fluminense – FKF e atleta da seleção do Rio de Janeiro, foi também atleta da seleção capixaba.

Quer saber mais sobre a Sensei Raquel acesse: https://www.rakendojo.com/instrutores/raquel-reis/

Leidicelma de Santana Oliveira


Faixa preta 6º Dan filiada à Federação Sergipana de Karate e a CBK a Sensei Leidicelma é professora da Associação Kamikaze de Karate-do Shorin Ryu.

A Sensei possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Tiradentes (1999) e especialização em Treinamento Desportivo e Performance Humana pela Universidade Tiradentes (2000). Diretora Técnica do Federação Sergipana de Karate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."