domingo, 17 de março de 2024

Explicando o Dojo Kun

Inspirado no Bushido (o caminho do guerreiro), o Dojo Kun (场训, Dojo kun) pode ser traduzido como mandamentos do dojo (dojo – local onde se pratica uma arte marcial; academia. Kun – mandamento) ou Lema de Karate ou Preceitos do Karate.

Existem diferentes “Dojo Kun” encontrados em diversas artes marciais, e no karate com seus vários estilos, não é diferente. Cada Dojo Kun foi criado pelo inventor daquele estilo.

Todo preceito do Dojo Kun começa com a contagem Hitotsu ou “primeiro”, pois todos tem a mesma importância. Com isso, não é necessário dizer na mesma ordem.

É comum recitar, em japonês, o Dojo kun (道場訓) antes, ou, na maioria dos dojo, ao final do treino.

Em outros estilos de karate (goju-ryu, shito-ryu e kyokushin), cada um possui seus próprios lemas. O que vamos falar em outro momento.

O Dojo Kun pode ser resumido em 5 palavras – caráter, sinceridade, esforço, etiqueta, autocontrole

Mais quem criou o Dojo Kun?

Não se tem certeza de quem desenvolveu o Dojo Kun, alguns consideram o mestre Funakoshi como responsável pela criação. Outros acreditam que o Dojo Kun existe desde o século XVIII, através do mestre Kanga Sakugawa (1733-1815), também conhecido como Tode Sakugawa. Dizem que este mestre elaborou o Dojo Kun inspirado no Bushido (através da obra original do monge budista Bodhidharma). Para os autores Frosi e Oliveira (2019) apud Oliveira (2020), “o Dojo kun escrito pela primeira vez no início da década de 1960 por Takagi Masatomo, secretário geral da Nihon Karate Kyokai, veio de uma adaptação das sete virtudes do Bushido”. Por outro lado, Lopes-Filho (2013b) apud Oliveira (2020), afirmou que o Dojo Kun mais conhecido foi o elaborado pelo mestre Masatoshi Nakayama (1913-1987).

O que é?

O Dojo Kun é um conjunto de cinco preceitos, normas, regras ou mandamentos (kun) que são normalmente recitados no começo e no fim das aulas de karate, em japonês e português dentro do dojo (local de treinamento). Também é indispensável conhecer e compreender o significado de cada preceito. Estes preceitos representam os ideais filosóficos do karate.

“Cada uma delas apela ao desempenho e à prática, tendo em vista o aperfeiçoamento das qualidades básicas de estrutura moral, do homem social, devendo-se treinar e evoluir, pautando a sua conduta, permanentemente, mesmo nos momentos de maior desânimo.”

Ginchin Funakoshi o fundador do karatê shotokan estabeleceu o lema do karatê e os vinte princípios para o desenvolvimento espiritual e mental do praticante. O objetivo do Mestre Funakoshi era assegurar ao aluno que não se prendesse apenas aos aspectos técnicos, mas também ao lado espiritual do karatê. Com os aspectos espirituais, Funakoshi dizia que o karatê se transformava de uma simples arte marcial, no karatê-do, num caminho.

Estes ensinamentos fornecem uma base sólida para os praticantes, e aplica-se tanto na vida cotidiana de uma maneira geral quanto aos treinamentos do karatê. Traz uma reflexão de como tratar as pessoas ao redor e a conduzir a vida de maneira mais correta possível.

Conheça agora as cinco regras do Dojo Kun

Hitotsu jinkaku kansei ni tsutomuru koto

一、人格 完成に 努める

Esforçar-se para a formação do caráter. (busque a perfeição do seu caráter)

 

O karate-do é algo mais do que treinos rigorosos, e sim na construção do caráter, através da disciplina, principalmente as crianças.

Para o principiante, todo o processo da construção do caráter começa com o aperfeiçoamento das técnicas, através da repetição. Cada treino que realizamos deixamos nosso espirito mais forte para enfrentar ou decidir qualquer situação com sabedoria, seja em tempos de fraqueza, doença, crises domésticas ou problemas laborais.

A formação do caráter é desenvolvida através da educação dada pelos nossos pais, professores e nossa sociedade.

O karate assim como a vida é um processo de crescimento constante, algo que dura a vida toda.

 

Hitotsu makoto no michi wo mamoru koto

一、誠の道を守るこ

Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão. (seja fiel)

 

Cumprir com a palavra ou com o que promete, ser fiel aos seus valores e seus princípios, ser verdadeiro consigo e com o próximo, tudo isso significa ser fiel ao seu caminho.

A palavra fidelidade significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro.

Ser fiel ou leal é um dos 7 princípios do Bushidô. A sinceridade deve ser demonstrada, e como tal, ao nosso mestre (sensei), bem como, à nossa escola (dojo), que devemos demonstrar esse sentimento e principalmente a nós mesmo. O aluno deve provar a sua lealdade ao longo dos anos. A confiança e a lealdade ao mestre serão recompensadas, numa maior quantidade de conhecimentos e a sabedoria passará então, para o aluno, sendo esta ligação entre mestre e aluno, extremamente valiosa, não só por manter vivo o espirito da tradição, como também, a base de toda a relação de aprendizagem, não só no karate, como na vida.

Devemos esta sempre ao lado da razão, como também é uma questão de seguir as regras, pois são elas que norteiam nossa sociedade.

 

Hitotsu doryoku no seishin o yashinau koto

一、努力の精神を養うこ

Criar o intuito do esforço. (esforço)

 

Persiste firmemente para conquistar e realizar nossos propósitos é o mesmo que dizer esforça-se para conquistar nossos objetivos.

Um esforço sério, da parte do praticante, será sempre reconhecido pelo mestre, na qual, por sua vez, desprenderá mais tempo com ele. Lembre-se que esse esforço tem de ser de natureza sincera, profunda, e não somente superficial.

Com muito trabalho duro e continuo pode-se alcançar o que é desejado. Portanto busque, pesquise, pergunte, vá atrás de respostas e lembre-se não queira aprender tudo de vez. Paciência, otimismo e perseverança são importantes para desenvolver o espirito de esforço ao longo do caminho. Lembre-se que não é só se esforçar nos treinos e sim em todo aspecto de sua vida e tudo será possível.

 

Hitotsu reigi o omonzuru koto

一、礼儀を重んずるこ

Respeito acima de tudo. (respeite os outros e as regras de etiqueta)

 

O respeito por si mesmo e pelos outros permite que vivemos em paz e união dentro da sociedade. Caso não haja este respeito pode gera conflitos e violência.

Ter empatia, demonstrar gratidão, ouvir o outro com atenção, ser gentil e educado, respeitar as diferenças, todas essas atitudes dentro e fora do dojo torna-se pessoa de grande virtude.

“O Karatê como atividade educativa, tem como princípio levar o indivíduo a perceber a si mesmo e o seu semelhante, não só isso, mas, também, conscientizá-lo do valor do Respeito, não só ao semelhante, mas a si mesmo.”

No karate uma das formas de demostrar respeito pelo sensei e pelos colegas do dojo ou pelos colegas de artes marciais, é através da reverencia do “rei”.

O respeito é uma parte importante da cultura nipônica, e por consequência, muito comum nas artes marciais. O respeito é extensível a todos e a tudo. Mestres, companheiros de treino, familiares, professores escolares, educadores, leis, mortos, natureza, enfim, tudo.

O mestre Gichin Funakoshi realçava o fato de que, no karate-do deve-se começar e acabar com cortesia. Igualmente, ele estabeleceu que, sem cortesia não teria dojo. Isto, é a reflexão da natureza formal do povo japonês e, pode ser observado, fazer-se vênias durante o treino, bem como, em casa ou no emprego.

A etiqueta do dojo é bem definida: - “faz-se a reverência corretamente, e mostra-se respeito em tudo o que se fizer e aonde quer que se vá.” Portanto, respeitar a etiqueta do dojo requer que você faça a saudação (rei) em memória dos antigos mestres, sempre que você chega e sempre que você sai da sua sala de treino.

Lembre-se essa forma de tratamento deve ser estendido para além do dojo.

 

Hitotsu keki no yu o imashimuru koto

一、血気の勇を戒むるこ

Conter o espírito de agressão. (abstenha-se de comportamento violento)

 

Assim como no kata que começa com defesa. O karateka deve adotar a postura da não violência.

O Karateka treinado possui um espirito alerta e competitivo, além de grande força interior. Assim, torna-se injusto usar toda essa experiência e habilidade, contra uma pessoa não treinada. O espirito do karateka é imbatível e, como tal, ele deve usar, isto é, tem de usar, todo o seu conhecimento para o bem.

Com isso, o karateka pode-se afastar-se de qualquer conflito, pois ele (a) pode controlar suas emoções, e por isso, esta em paz consigo mesmo. E também ele (a) não tem de testar as suas habilidades técnicas na rua, gratuitamente. Ele (a) pode vencer, sem lutar ou sem trazer grandes prejuízo para o adversário. Para os orientais é mais fácil conter esse espírito de agressão. Diferente dos ocidentais que são mais emocionais.

O karateka experiente pode executar golpes mortais, contudo a grande meta não é usar contra os outros ou dominar os outros e sim dominamos a nós mesmos. “A prática do Karatê vai aos poucos, modificando os padrões de pensamentos e substituindo os pensamentos de agressão por pensamentos de harmonia.”

Precisamos ter em mente não só o dojo kun durante a pratica no dojo e sim também no dia a dia, durante toda a nossa vida.

 

REFERÊNCIAS

Filosofia do Karate. https://karateestilodevida.com.br/2019/08/09/filosofia/

Dojo kun: https://sekaikan.com.br/karate/dojo-kun/

Dojo kun explicado: https://shinjigenkan.com.br/dojo-kun-explicado/

Lema do karate – para os negócios e para sua vida pessoal: https://pt.linkedin.com/pulse/lema-do-karat%C3%AA-para-os-neg%C3%B3cios-e-sua-vida-pessoal-paulo

OLIVEIRA, Marcelo Alberto de. O karate: rituais, tradições e significados a partir da percepção de mestres e alunos. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-13052021-145905/publico/Marcelo_Alberto_de_Oliveira_corrigida.pdf> Acesso em: 29 de set.

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