Mais não é só o desperdício de comida que vemos por aí, temos também o desperdício de água e de energia.
O desperdício de água é visto todos os dias nas casas de vários brasileiros, como: escovar os dentes com a torneira aberta, demora no banho, e não consertar aquele vazamento.
O desperdício de energia é outro, e para que a conta no final do mês venha um estouro, que tal economizar, de quebra você ainda lucra a cada mês. Mais para isso devemos: Procure comprar eletrodomésticos que consomem menos energia, aqueles com o selo indicando tipo “A” são mais econômicos; Não abra a porta da geladeira sem necessidade evite ficar com a porta aberta um tempão enquanto pensa no que quer pegar Efetue a limpeza da geladeira regularmente: quanto mais congelado o freezer, mais energia ela vai consumir; Acumule roupas para lavar ou passar de uma só vez; Evite deixar aparelhos em stand by sem necessidade; Deixe acesas apenas as luzes que forem necessárias e opte por lâmpadas mais econômicas; Verifique se as borrachas estão selando perfeitamente as portas da geladeira, se não estiver ela perde temperatura para o ambiente e consome mais energia para manter estável a temperatura interna.
http://www.curitiba.pr.gov.br/tv/lixo-que-nao-e-lixo/14
Devemos ao invés de desperdiçar deveríamos diminuir o gasto e reaproveitar o que já foi usado, reciclando e consequentemente protegendo a natureza. Uma das maneiras de conseguimos isso é: economizando papel, por exemplo, e com isso acabamos salvando uma árvore.
A reciclagem além de proteger o planeta, ajuda a diminuir a quantidade de lixo e a poluição nas grandes cidades.
Se usarmos a imaginação podemos reaproveitar muita coisa antes de mandamos para reciclagem. O papel que utilizamos só de um lado podemos usar depois como rascunho e/ou desenho.
Pequenas atitudes no dia-a-dia também evita o desperdício. Veja como:
ü Ao invés de trazer um monte de sacos prefira levar a sua, e é mais seguro porque não rasga com o peso e ninguém fica olhando.
ü Se você é assinante de revista e não tem tempo pra ler. Cancele e compre na banca de revista quando ver algo do seu interesse. Poupe dinheiro e principalmente papel.
ü Se seu cartucho da impressora pode ser recarregado então recarregue, se não leve-o para reciclagem ou venda. Você economiza dinheiro ou pode ganha pela venda.
ü Se você gosta de uma festa e vive gastando dinheiro com copos descartáveis, que tal mudar este hábito e compra copos de acrílico ou outro mais durável. Ah! E não vá me dizer que assim você não tem que lavar os copos. Bom é melhor lavar do que um dia você ter sua casa inundada por causa de um bueiro entupido por copos. Então ajude a diminuir o lixo nos aterros sanitários e de quebra ainda economiza um dimdim.
ü Procure ler seus e-mails e só imprima se for necessário.
ü Use pilhas recarregáveis.
ü Use lâmpadas de baixo consumo, elas duram bem mais, e ainda gasta menos energia, e consequentemente menos gasto na conta.
ü Evite comprar produtos descartáveis ou de uso único.
Esses pequenos gestos durante o dia-a-dia evita o desperdício dentro de casa, e ainda ajudamos o planeta.
Acesse o link abaixo e veja alguns projetos que estão dando certo:
http://www.curitiba.pr.gov.br/tv/lixo-que-nao-e-lixo/14
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."