Lançada no ano passado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente) em parceria com MDS (ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), a campanha “Separe o lixo e acerte na lata” dá dicas de como a separa o lixo seco e úmido e mostrar à população como uma simples atitude pode melhorar o planeta. Esta ação mostra os benefícios da coleta seletiva para o planeta. Esta campanha foi mostrada de forma didática e com uma linguagem simples através de vídeos que foram exibidos nos canais da TV aberta.
Estes vídeos mostra como deve ser feita a separação do lixo orgânico do não orgânico e em conseqüência expõe os benefícios da coleta seletiva e do reaproveitamento dos materiais descartados, que pode até gera uma renda extra para quem adere a esta atitude.
Nesta primeira divulgação eles focaram em três resíduos muito comuns nas lixeiras de todos os brasileiros que são: a casca de banana, as latinhas de alumínio, as garrafas Pets. Assista, abaixo, aos três vídeos da campanha, e comece dentro de casa a fazer esta separação do lixo, já que é de lá que começamos todo este processo da coleta seletiva.
Lembrando: O lixo seco (não orgânico) é todo o resíduo feito de papel (como caixas longa vida), vidro (potes de maionese), metal (latas de alumínio) e plástico (garrafas PET). Se limpos e separados corretamente, podem gerar emprego, renda e poupar recursos naturais. Com garrafas PET, por exemplo, é possível produzir madeira sintética ou um novo plástico.
Quanto ao lixo úmido (orgânico) é formado por resto de alimentos e outros materiais orgânicos.
A separação do lixo em casa é extremamente importante, pois muitos materiais deixam de ser reciclados devido à mistura entre lixo úmido e seco. Um exemplo disso são os papéis. A mistura de papel com lixo orgânico muitas vezes impossibilita a reciclagem deste material. Muitos resíduos que poderiam ser reciclados ou receberem outro tratamento tomam um destino inadequado por falta de atitudes simples que os consumidores poderiam adotar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."