Erva Doce
De acordo com os historiadores a erva doce já era conhecida por volta de 1500 A.C. pelos Egípcios que as cultivava para se alimentar, usar como remédio e bebida. Tornou-se tão valiosa que a Inglaterra pagava imposto sobre a importação deste produto. Os romanos faziam um bolo chamado Mustaceus que era servido no final dos banquetes.
Tem sua origem na Ásia e é amplamente cultivada em regiões temperadas, a Erva-Doce (Pimpinella anisum) é uma planta que gosta de um clima ameno e pode atingir até 60 cm de altura, tem caule liso ereto e ramificado com pecíolo mais curto e folíolos ovais com bordos dentados, flores muito pequenas e com coloração variando de branca a amarela, dispostas em cachos terminais do tipo umbela, seus frutos e sementes são marrons, ovais, alongados e achatados sue plantio é no período de junho a outubro.
Seu cultivo deve ser realizado preferencialmente em solos silico-calcáreos, ligeiramente permeáveis em locais com boa incidência de sol. A colheita deste fruto-semente é feita manualmente. A planta inteira é arrancada em feixes e posta para secar ao sol. Após a secagem, os feixes devem ser batidos para retirada dos frutos-sementes.
A erva-doce, de nome científico Pimpinella anisum é da Família das Umbelíferas, também conhecida por Anis, é uma planta medicinal que possui óleo essencial, proteínas, açúcares, cumarinas e anetol. Seu vegetal é rico em celulose, substância importante para o bom funcionamento dos intestinos. O anetol é o principal constituinte ativo e é aromatizante.
Esta erva é usada desde chás até produtos cosméticos.
Na aromoterapia seu óleo essencial é usado para aromatizar o ambiente, além de ser usado para produtos cosméticos, como sabonetes e cremes para pele.
Na cozinha as sementes são utilizadas para temperar biscoitos, pães, bolos, tortas de frutas, maças assadas, caldas de doces e canapés. Suas folhas dão um toque especial às saladas e feijão branco. As sementes também temperam e dão aroma às carnes, linguiças na grelha, salames. Os europeus costumam por um galhinho com folhas nos picles e conservas. As sementes maceradas lentamente na aguardente fazem o licor anisete. No quentão, tira o gosto ardido do picles, suavizando o sabor.
A erva doce possui vitaminas A, C e complexo B e os minerais cálcios, cloro, ferro, fósforo, magnésio e potássio. O Cálcio e o Fósforo atuam no organismo conjuntamente participando da formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue, construção muscular e transmissão normal de impulsos nervosos. A Niacina é uma das vitaminas do Complexo B e tem por função ajudar a digestão, além de estimular o apetite. Cem gramas de Erva-Doce fornecem 17 calorias.
Para que serve a erva doce
Fazendo a Infusão desta semente ajuda na digestão, alivia flatulência, cólicas, distúrbios nervosos, insônia, asma, diurético, dor de barriga, indigestão, inchaço, acidez estomacal, aumentar a produção de leite, asma, bronquite, espasmos, dor de cabeça, inflamações, tosse, palpitações, gripe, resfriado, catarro, coriza, atrite e excesso de peso.
Propriedades da erva doce
Expectorante, tônico, cicatrizante, calmante, diurético, vermífugas, sudorífico, galatogênico, antiespasmódico, antidispéptico, digestiva e depurativa.
Modo de uso da erva doce
Do caule são feitos xaropes e licores, a raiz é diurética e atua sobre infecções urinárias. O chá das sementes e folhas alivia cólicas causadas por gases intestinais, reduz a dispepsia, combate a diarréia e vômitos.
Chá: Colocar 1 colher das sementes de erva-doce numa xícara e cobrir com água fervente. Deixe esfriar, coe e beba a seguir. De 2 a 3 vezes ao dia após as refeições.
Para dor de estômago faça o chá com uma pitada de noz moscada ralada. Para úlceras do nariz deve ser macerada em água. Age contra a cólica de recém nascidos.
Misturado ao suco de cenoura (que possui vitamina A) combate cegueira noturna e outros problemas de visão; a mesma mistura, adicionando beterraba (bom para o sangue), é um poderoso reforço para o sangue e benéfico à menstruação; com suco de maçã é ótimo para problemas estomacais e também alivia a dor de cabeça.
Para quem estar com cansaço ocular, faça uma decocção ((é quando a erva é fervida juntamente com a água) com 2 colheres de sopa de sementes em 250ml de água e ferva por 3 minutos. Deixe amornar, embeba duas gazes limpas e coloque nas pálpebras.
Contra-indicações da erva doce
Não usar se tiver problemas como úlcera duodenal ou gástrico, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite.
Fonte: Via Integral e Ache tudo e Região
Importante
As dicas dadas aqui neste blog sobre as plantas e ervas são puramente informativa. Lembrem-se sempre de procura um médico ou especialista para fazer um diagnóstico preciso e em conseqüência um tratamento correto para cada caso que apareça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."