quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Coleta seletiva e responsabilidade social

Com a dificuldade de encontrar lugares adequados para depositar o lixo em conseqüência do grande aumento do consumo da população mundial e principalmente das empresas. O Governo Federal institui um decreto federal 5.940 de 25 de outubro de 2006, para Coleta Seletiva Solidária.

Este decreto estabelece que:
“Art. 1o A separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis são reguladas pelas disposições deste Decreto.”

Mais o que é Coleta Seletiva Solidária?
Segundo o site Coleta Solidária do Governo Federal é uma estratégia que busca a construção de uma cultura institucional para um novo modelo de gestão dos resíduos, no âmbito da administração pública federal, direta e indireta, somada aos princípios e metas estabelecidos pela A3P – Agenda Ambiental da Administração Pública Federal.

Quanto à coleta seletiva, seria a coleta e separação de materiais já usados que podem ser reciclados e reutilizados para outros fins, a exemplo das garrafas pets reutilizados para fazer puffs e outros objetos de decoração. O que é o princípio dos 3R’s? Nada mais é do que Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Esses princípios devem ser “o ideal de prevenção e não-geração de resíduos, somados à adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais e conter o desperdício. O Instituto Akatu sugere a inclusão de mais um R, que deve ser praticado antes dos 3Rs originais: Repensar”. (retirado do site do Ministério do Meio Ambiente).
Você concorda com o Instituto Akatu em incluir repensar no princípio dos 3R’s? Deixe seu comentário abaixo.
A reciclagem destes materiais ajudará a poluir menos o meio ambiente, só não poderá diminuir o consumo desenfreado das pessoas. 
Você sabe onde colocar cada resíduo?


Então, vamos lá!

Clique para ampliar imagem

Conheça agora o tempo de decomposição de alguns resíduos.


De acordo com o site da coleta solidária as Entidades que “apóiam as organizações de catadores de materiais recicláveis e promovem a coleta seletiva com a inserção desses trabalhadores” são:
CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem Cáritas Brasileira
OAF – Organização de Auxílio Fraterno
PANGEA – Centro de Estudos Socioambientais
INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável
NOVA – Pesquisa e Assessoria em Educação
Fundação Luterana de Diaconia
MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
Ambev – Companhia de Bebidas das Américas
Coca-Cola Brasil
Wal-Mart
Cáritas Brasileira
ASPAN – Associação Pernambucana de Defesa da Natureza
Fundação Avina

Que tal agora testar seus conhecimentos com este jogo educativo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."