segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Seleção Brasileira de Karate é campeã no Campeonato Pan-americano


Realizado no período de 18 a 25 de outubro na cidade de Punta del Este – Uruguai, o XXXIV Campeonato Pan-americano de Karate. O Brasil esteve presente neste evento com 30 atletas, a segunda delegação com mais atletas na competição. A primeira foi o Chile com 31 atletas. No total foram 23 países participantes e um total de 286 atletas entre homens e mulheres, incluindo os Parakaratekas.

A participação do Brasil na competição

No kata individual feminino a atleta Naomi Hypolito terminou a competição em 5º lugar e Nicole Mota em 9º lugar. O kata equipe feminino ficou com a prata. No para karate Paula Silva conquistou o 2º lugar no kata.

No kumite feminino -50kg Jessica de Paula ficou com a prata, assim como a atleta Valeria Kumizaki no kumite feminino -55kg e Anna Prezzoti no kumite -68kg. Já Bárbara Hellen Rodrigues terminou em 3º lugar nesta categoria. No kumite feminino +68kg a atleta Brenda Padilha ficou com a prata e Isabela Rodrigues com o bronze. O kumite equipe feminino ficou com o ouro.

No masculino, o kata individual ficou em 3º lugar com Dyun Kimura. Rafael Santos terminou em 7º lugar. O kata equipe masculino ficou com a prata. No kata em cadeira de rodas o atleta Jaime Ruiz ganhou o ouro.

No kumite individual -60kg, o atleta Douglas Brose ficou com o ouro e Gabriel Stankunas em 5º lugar. No kumite individual -67kg Vinicius Figueira ficou com o ouro. No kumite individual -84kg, Diego Silva terminou em 5º lugar. a equipe de kumite masculina ficou com o ouro.

Confira o resultado completo neste link: https://www.wkf.net/imagenes/campeonatos/continental-championshipsresultados-2021-pkf-senior-championships-001.pdf

No geral o Brasil teve uma boa participação nesta competição, com um destaque especial as mulheres karatekas.

Brasil e Estados Unidos foram os países que conquistaram mais ouro no quadro geral de medalhas cinco medalhas para cada.

A competição

Os atletas olímpicos de karate Sakura Kokumai e Ariel Torres foram os destaques no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Sênior. Os dois atletas que fizeram história nos Jogos Olímpicos terminaram a competição no lugar mais alto do pódio.

O atleta Ariel Torres dos Estados Unidos, conquistou seu segundo título continental consecutivo após uma demonstração impressionante de habilidades na competição de Kata, logo depois de ganhar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.

Numa final entre estadunidenses Torres (23), confirmou seu status como uma das maiores estrelas em ascensão do Karate com uma vitória difícil sobre o companheiro de equipe Gakuji Tozaki. Ariel Torres recebeu uma pontuação de 25,66 pontos com o kata “Anan Dai” por 25,4 de Tokazi.

Já a atleta olímpica Sakura Kokumai (29), também dos EUA, obteve uma pontuação de 25,94 com o kata “Papuren” para 24,88 de seu rival, conquistando o título no Kata Feminino. Kokumai, que terminou na quinta posição nos Jogos Olímpicos, derrotou Ha Thi Ngo do Canadá na final. Com isso a karateca americana conquistou sua sétima medalha após terminar na segunda posição em 2019.

A carateca americana Skylar Lingl (21) conquistou seu primeiro título pan-americano ao derrotar a brasileira Anna Prezzoti na final por 3-2.

No segundo dia da competição os brasileiros Douglas Brose e Vinicius Figueira foram os grandes vencedores do dia. Douglas Brose, do Brasil, conquistou seu sexto título pan-americano. O bicampeão mundial que também integra a Comissão de Atletas da WKF derrotou Juan Forero, da Colômbia, na final do Kumite Masculino -60kg (4-0). Já o atleta Vinicius Figueira conquistou a medalha de ouro no Kumite Masculino -67kg. O atual medalhista de bronze do PKF Championships recuperou o título que ganhou em 2018 após uma vitória apertada sobre Camilo Velozo do Chile (3-3).

Enquanto isso, nas categorias de Kumite Feminino, Yorgelis Salazar da Venezuela conquistou seu primeiro título continental após vencer na competição de Kumite Feminino -50kg. Salazar alcançou uma vitória impressionante por 7-1 sobre Jessica de Paula do Brasil na final.

Trinity Allen dos EUA levou a quarta medalha de ouro para equipe norte-americana. Em sua primeira aparição em campeonatos continentais seniores, Allen surpreendeu e venceu Valeria Kumizaki do Brasil por 4 a 2 para se tornando a nova medalhista de ouro continental no Kumite Feminino -55kg.

No último título no Kumite Feminino foi para Valeria Echever do Equador no Kumite Feminino + 68kg. Bicampeã continental, Echever reconquistou a medalha que conquistou em 2018 pela última vez, após uma vitória por 4 a 3 sobre Brenda Padilha, do Brasil.

O último dia de competição foi centrado nas equipes e competições do Para-Karatê. Na final do Kata equipe Feminino, a equipe do Peru venceu o Brasil com uma pontuação de 25,88 com o kata “Gojushiho Dai” para 24,68 do Brasil. No kata equipe Masculino, a equipe do Peru também derrotou o Brasil na final recebendo uma pontuação de 25,4 com o kata “Unsu” para 24,06 do Brasil.

Já na competição de Kumite por equipe a vitória nas categorias Masculina e Feminina ficou para o Brasil. A Seleção Brasileira derrotou a Venezuela por 2 a 0 na final da Seleção Feminina, enquanto a equipe masculina brasileira derrotou os EUA por 3 a 1 na final.

O Para-Karate

O Campeonato PKF de 2021 também fez história para o esporte, pois o evento deu aos atletas do Para-Karatê das Américas a chance de mostrar suas habilidades e lutar pelas coroas continentais.

Nas categorias Cegos / Deficientes Visuais, o título foi para Anastasia Hayes, dos Estados Unidos e o 2º lugar para Paula Silva, do Brasil. As medalhas para cadeirante foram para Darien Paula Ulloa, do Chile e Jaime Ruiz, do Brasil.

Após três dias de competição, a delegação do Brasil terminou em 1º lugar no quadro de medalhas com 15 medalhas (05 ouros, 07 pratas e 03 bronzes) seguida pelos Estados Unidos com 13 medalhas (05 ouros, 04 pratas e 04 bronzes) e pelo Chile com 14 medalhas (04 ouros, 03 pratas e 07 bronzes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."