domingo, 3 de novembro de 2024

Cine Karate ASKAPE - Confira uma lista completa de filmes, séries, desenhos, animes e mangás de karate

Para os fãs de karate, criei uma lista de filmes, séries, sitcoms, desenhos animados, animes e mangás que aborda o tema karate. Confira logo abaixo.

FILMES

Karate Girl (Karateci Kiz)

Lançamento: 1º de dezembro de 1973

Sobre o filme: A jovem Zeynep vive com seu velho pai. Tendo perdido a capacidade de falar por causa de um acidente na infância, ela precisa de uma operação e para isso guarda o dinheiro que eles ganham com a venda de flores. Um dia, cinco fugitivos da prisão vão à sua casa e matam seu pai, além de levar todo o dinheiro economizado. Eles também tentam estuprá-la, e, com o choque, Zeynep recupera a sua capacidade de falar. Após o enterro do pai, Zeynep resolve aprender artes marciais e tiro para vingar-se dos cinco bandidos.

Karate Girl (High Kick Girl!)

Lançamento: 30 de maio de 2009

Sobre o filme: Kei é uma colegial que nasceu com uma habilidade extraordinária para o karatê. Apesar de ofuscar todos os garotos na escola de artes marciais, seu mestre – Matsumara – não quer lhe entregar a faixa preta, pois é muito claro que ela só se importa em brigar e não entende os verdadeiros significados da luta. Kei decide então abandonar Matsumara e entra para o grupo rival, passando a usar sua técnica para ganhar dinheiro e fama. Porém, certo dia ela descobre a verdadeira intenção do bando: atacar seu antigo mestre. Ao tentar avisá-lo, Kei é sequestrada e Matsumara deverá salvá-la em uma batalha final contra os inimigos.

Karate Girl KG

Lançamento: 05 de fevereiro de 2011

Sobre o filme: Um grupo misterioso rapta a filha mais nova do mestre de artes marciais do estilo Kurenai, deixando seu pai e sua irmã mais velha supostamente mortos, levando também a faixa preta símbolo do estilo. Anos depois, o grupo descobre que a filha mais velha está viva e com a verdadeira faixa, e tenta tomar dela.


Karate Kid – A Hora da Verdade

Lançamento: 28 de setembro de 1984

Sobre o filme: Daniel Larusso e sua mãe recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills, uma garota atraente que gosta dele. A situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence, e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por Miyagi, um veterano japonês mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

Karate Kid 2: A Hora da Verdade Continua

Lançamento: 20 de junho de 1986

Sobre o filme: Daniel LaRusso (Ralph Macchio) viaja rumo ao Japão juntamente com seu mestre, Miyagi (Pat Morita), cujo pai está entre a vida e a morte. Lá ele se envolve com um antigo inimigo de seu querido mentor e, que tentará se vingar dele mais uma vez. Daniel encontra um novo amor no oriente, mas também faz alguns inimigos.

Karate Kid 3 – O Desafio Final

Lançamento: 30 de junho de 1989

Sobre o filme: O instrutor Cobra Kai de caratê John Kreese ainda não superou a derrota para Daniel LaRusso e o Sr. Miyagi. Então, Kreese e Terry Prata armam um plano para roubar de Daniel seu título de campeão, só que agora com Mike, um violento soldado do exército. Daniel terá um grande desafio pela frente já que o Sr. Miyagi se recusa a prepará-lo para o confronto e, para piorar, ele comete o erro de procurar Terry para orientação.


Karate Kid 4 – A Nova Aventura

Lançamento: 3 de agosto de 1994

Sobre o filme: No quarto filme da saga, o Sr. Miyagi (Pat Morita) conhece Julie Pierce (Hilary Swank), uma adolescente problemática a quem ele aceita ensinar karatê para que ela possa superar sua raiva e sua dor e aprenda a ser ela mesma.


Kuro Obi

Lançamento: maio de 2007

Sobre o filme: é um filme de artes marciais ambientado no Japão dos anos 1930, durante um período de agitação política e militar. A história gira em torno de três discípulos de karatê, Taikan, Giryu e Choei, que treinam sob a tutela de um mestre que valoriza a ética, a disciplina e a honra acima de tudo. Quando seu dojo é tomado pelo exército imperial, os discípulos são forçados a escolher entre seguir os ensinamentos do mestre ou ceder à violência e à corrupção. Cada um dos alunos segue um caminho diferente, testando seus limites e colocando à prova seus princípios. O filme explora o verdadeiro significado do karatê e a luta entre a virtude e o poder em uma sociedade em crise.


Oyama – O Lutador Lendário (2004)

Lançamento: 12 de agosto de 2004, Coreia do Sul

Sobre o filme: Choi Baedel Yang Donggeun é um jovem coreano que perto do final da Segunda Grande Guerra, chega ao Japão com o desejo de ser um piloto de caça. Porém, a descriminação e o final da guerra, colocam um ponto final em seus sonhos, e assim, acaba nas ruas com seus amigos imigrantes coreanos, todos tentando sobreviver. Após ser humilhado e desonrado pela Yakusa e por Kato (Kato Masaya), um oficial do exército japonês e mestre do Karatê, Choi é socorrido por Bumsoo (Jeong Duhong), um velho amigo e mentor que lhe apresenta os ensinamentos do Karatê japonês.


Um Samurai em São Paulo

Lançamento: 30 de março de 2023

Sobre o filme: Um Samurai em São Paulo é um documentário que conta a história de Taketo Okuda, um dos grandes mestres de karatê da história do mundo. Depois de sobreviver a Segunda Guerra Mundial e ser marcado pelos acontecimentos no Japão, além de ser treinado para matar ou morrer, Okuda foi enviado para o Brasil para difundir as artes marciais no país, apesar de não estar preparado. Sua trajetória é narrada por uma das alunas - neta de sobreviventes do Holocausto. A história de seu mestre é contada desde professor a campeão e a um mestre em busca da transcendência. Esse encontro de dois personagens tão distintos investiga os significados profundos da arte marcial e da autodefesa diante de um mundo ameaçador.


A Arte da Autodefesa

Lançamento: 12 de julho de 2019

Sobre o filme: Depois se ser atacado na rua, à noite, por uma gangue de motoqueiros, o tímido contador Casey entra para uma academia de caratê, a fim de aprender a se proteger. Sob o olhar atento de um instrutor carismático, Sensei, e da faixa-marrom Anna, Casey ganha autoconfiança pela primeira vez na vida.

Retroceder Nunca, Render-se Jamais

Lançamento: 2 de maio de 1986

Sobre o filme: Depois de ver seu pai ser derrotado em seu próprio dojo, um jovem estudante de caratê aprende artes marciais com o espírito de Bruce Lee. Com isso, ele pretende derrotar a máfia soviética de Seattle, comandada pelo terrível Ivan Kraschinski.

Quebrando Regras 3: Não se Rendam

Lançamento: 7 de junho de 2016 (EUA)

Dentre os filmes da franquia Quebrando Regras este é o que mostra um pouco mais sobre o Karate do estilo Kyokushin, praticado na vida real e no filme pelo ator Michael White que é o protagonista, roteirista e diretor do terceiro filme desta franquia.

Sobre o filme: o ex-campeão do MMA, Case Walker (Michael Jai White), se recusou a entrar numa nova liga, que é a favor do uso de anabolizantes, e está fora dos holofotes há um bom tempo. Mas, seu antigo amigo, o famoso lutador Brody James (Josh Barnett), o convence a ir ate à Tailândia e treiná-lo para uma grande luta contra o invicto Caesar Braga (Nathan Jones). Mas, o que Case não esperava era que durante o treinamento Brody sofre uma lesão e sob a pressão do inescrupuloso e poderoso promotor (Esai Morales), Walker aceita substituir James e lutar contra seu mais desafiador oponente, mas tendo suas próprias condições.

Karate Kid: Legends

Lançamento: 30 de maio de 2025

Sobre o filme: A trama mostrará Daniel chegando a Pequim, onde o Sr. Han (Jackie Chan) o procura - e este ponto já oferece um encontro emocionante, do protagonista de uma geração e o mentor do remake de 2010. Juntos, eles devem unir forças e superar as diferenças para treinar Li Fong, um personagem inédito em toda a saga e o novo protagonista jovem da IP.

 

SÉRIES

Cobra Kai (2018-2025)

Temporadas: 06

Em 2018, um spin-off da trilogia Karate Kid chegou à Netflix em formato de série. A produção foca em Johnny Lawrence, que decide criar o dojo Cobra Kai de Karatê e volta a desenvolver a rivalidade contra Daniel La Russo. Durante as temporadas seguintes outros personagens da trilogia Karate Kid voltam a aparecer, como John Kreese e Terry Silver antigos rivais de Daniel voltam para derrubar o dojo. Daniel.

 

SITCOMS

Os Guerreiros Wasabi (2011-2015)

Temporadas: 4

A série segue um grupo de adolescentes e seu sensei Rudy, conhecido como o pior sensei da cadeia de Dojos Bobby Wasabi. Para melhorar a imagem do dojo e evitar que seja fechada, Sensei Rudy (Jason Earles) pede para que Jack (Leo Howard) entre no grupo e ajude a ensinar-lhes sobre karatê, vida e amizade. Seu membro mais novo é Kim, uma ex-membra de seu maior rival, The Black Dragons. Todas as crianças freqüentam Seaford High School, onde eles tendem a entrar em todos os tipos de aventuras a lidar com a escola. Todos os membros do dojo seguem o código Wasabi: "Juramos pela luz do olho do dragão, ser leal e honesto e sem agressão, Wasabi!" Enquanto enfrentam oponentes maiores, embarcam em aventuras também fora do dojo e consequentemente aprendem mais sobre si mesmos e sobre os demais.


DESENHOS ANIMADOS

The Karate Kid

Lançamento: 9 de setembro de 1989

Temporada: 01

Episódios: 13

Sobre o desenho: Na tentativa de manter o sucesso após o encerramento da franquia dos filmes karate kid, a NBC lançou um desenho animado em 1989. Daniel e Miyagi viajam pelo mundo em busca de uma relíquia milagrosa que foi roubada de Okinawa. O desenho não conseguiu passar da primeira temporada e durou apenas 13 episódios.


Chuck Norris: Karate Kommandos

Lançamento: 15 de setembro de 1986

Temporada: 1

Episódio: 05

Sobre o desenho: Chuck Norris: Karate Kommandos é uma série televisiva de animação estadunidense que foi ao ar originalmente em 1986 como uma minissérie sindicada de cinco episódios. Foi criada e estrelada por Chuck Norris, onde ele representa a si mesmo, e produzida pela Ruby-Spears Enterprises. 

 

ANIMES

Karate Master

Ano: 1973/1974
Episódios: 47

A trama é inspirada na vida de Masutatsu “Mas” Oyama (1923–1994), criador do estilo de karate Kyokushin, introduzindo o contato pleno à arte marcial.

A trama traz Ken Asuka, um ex-piloto kamikaze sem saber para onde ir após o fim da guerra, atormetado pelas mortes que viu se torna um hooligan rude e durão que resolve todos os seus problemas com caratê, até que ele aprende sobre o lendário espadachim Musashi Miyamoto nos romances de Eiji Yoshikawa. Resolvendo viver sua vida como Musashi, ele começa a levar o caratê mais a sério. Baseado em um mangá de Ikki Kajiwara e Jiro Tsunoda, inspirado na vida real de Masutatsu Oyama, o fundador da escola de karate Kyokushin.


Shijou Saikyou no Deshi: Kenichi ou Kenichi: O Discípulo mais Forte da História

Ano: 2006/2012

Episódios: 50 + 11 OVAs

Com uma adaptação do mangá, o anime começou a ser exibido em 07 de outubro de 2006. Ele foi ao ar com um total de cinquenta episódios, cobrindo até o capítulo 143 do mangá. A série fez sua estreia na televisão norte-americana quando foi ao ar no Funimation Channel, em 26 de outubro de 2009.

Sinopse: O estudante de 16 anos Shirahama Kenichi era conhecido na escola como "pernas fracas", por sua falta de habilidades físicas. Mas isso promete mudar após ele iniciar a amizade com a nova aluna, Funjiri Miu. A menina decide ajudá-lo e o leva até o dojo onde mora. Mas o local não é um dojo comum, e sim um que reúne vários mestres de diferentes artes marciais.

Decidido a aprender tudo que puder com cada um deles, Kenichi vai ficando mais forte e habilidoso. Embora isso o ajude a vencer o bullying que sofria no clube de karatê da escola, ele também precisará ajudar o seu dojo a enfrentar uma poderosa organização.

 

MANGÁ

Karate Survivor in Another World

Possui atualmente 8 volumes

Conta a emocionante história de um artista marcial reencarnado em um mundo de fantasia com apenas suas mãos e pés para defendê-lo.

De repente, eu estava morto. Então, uma divindade meia-boca realizou um ritual meia-boca que me mandou para o fundo de uma floresta selvagem. Não tenho mágica. Não tenho trapaças. As únicas coisas em que posso confiar são minha inteligência e meu caratê. Tudo o que resta é me defender neste novo mundo duro e implacável!

Há um tempo atrás eu fiz uma postagem mostrando 10 mangás de karate. Vou deixar o link aqui em baixo. Confere lá.

https://askapenews.blogspot.com/search/label/Mang%C3%A1s%20de%20Karate

E aí, conhece mais algum filme, série, mangá ou anime de karate? Se conhece conta aqui pra gente nos comentários

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

XXIX Taça Denilson Caribé - Circuito Open Nacional 2024

No dia 30 de novembro, na Arena de Esportes da Bahia, Ipitanga - Lauro de Freitas – Bahia, acontecerá a XXIX Taça Denilson Caribé de Castro. Este evento faz parte do Circuito Open Nacional autorizado pela CBK e promovido pela Federação Bahiana de Karatê – FBK. A competição é organizada pela ASKABA.

Poderão participar deste evento atletas pertencentes aos clubes filiados à FBK ou às Federações de todos os Estados brasileiros filiadas à CBK, desde que estejam em pleno gozo dos seus direitos estatutários e em conformidade com os respectivos regulamentos.

Mais informações sobre este evento você encontra no site da FBK e no site da ASKABA. Incluindo o regulamento de competição.

https://www.fbk.org.br/ARQUIVOS/ANNEXES_NEWS/766/taa_dcc_2024_-_informaes_gerais.pdf

As inscrições acontecem no período de 23 de outubro à 15 de novembro de 2024.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Campeonato Brasileiro de Karate Etapa Final para as Classes Sub-08 a Júnior e para o Segmento Estudantil

Acontecerá no período de 12 a 17 de novembro, na cidade de Recife – PE, Campeonato Brasileiro de Karate Etapa Final para as Classes Sub-08 a Júnior e para o Segmento Estudantil.

Segundo a FBK, a delegação baiana é formada por 42 atletas de 19 associações ou clubes e 08 técnicos.

Conheça os atletas baianos que estarão nesta final.

NO KATA

Jorge Alberto Fernandes Bartel – Divisão de novos – Sub-10

Maria Eduarda Costa de Souza – Divisão de novos – Sub-12

Samuel Santos Carmo – Divisão de novos – Cadete

Maria Luiza Oliveira Carneiro – Divisão de novos – Sub-14

Mariana de Paula Troccoli Barcelona Lima – Divisão especial – Sub-14

Ryan Sacramento Moraes Souza – Divisão especial – Sub-12

Maria Clara Vitoria Oliveira da Silva – Divisão de novos – Sub-12

João Gabriel Santos Alves – Divisão especial – Sub-14

Henrique Pereira de Oliveira Calvalcante – Divisão de novos – Cadete

Maria Léticia Pereira Santos – Divisão de novos – Cadete

Fernando Saúde Rocha de Araújo – Divisão de novos – júnor

Lyoto Batista Pontes de Lima – Divisão especial – Sub-14

Joao Vitor Conceição de Jesus – Divisão de novos – Júnior

Tiago Feitas do Carmo – Divisão especial – Júnior

Maria Luiza Aragão da Silva – Divisão de novos – Júnior

Larissa Souza dos Santos – Divisão especial – Júnior

Kata Equipe Sub-12 E Sub-14

Kata Equipe Sub-12 E Sub-14

Kata Equipe Cadete/Júnior

 

NO KUMITE

Júlia Leal Paiva – Divisão de novos – Sub-14

Mariana de Paula Troccoli Barcelona Lima – Divisão especial – Sub-14

Bernardo Mota Santana – Divisão especial – Cadete

João Lucas dos Santos Nascimento – Divisão de novos – Júnior

Davi Moura Ribeiro Azevedo – Divisão especial – júnior

Tamilis Conceição Santos – Divisão de novos – júnior

Joelma da Silva Cunha – Divisão de novos – júnior

Raissa Panta dos Santos – Divisão de novos – júnior

Cauã Holanda Nogueira – Divisão especial – júnior

Ryan Sacramento Moraes Souza – Divisão especial – Sub-12

Maria Clara Vitoria Oliveira da Silva – Divisão de novos – Sub-12

João Gabriel Santos Alves – Divisão especial – Sub-14

Henrique Pereira de Oliveira Calvalcante – Divisão de novos – Cadete

Maria Léticia Pereira Santos – Divisão de novos – Cadete

Matheus Freitas Silveira Lordello – Divisão de novos – Sub-14

Alexandre Augusto Camelier de Souza Ribeiro - – Divisão de novos – Cadete

Christian Gabriel Souza Soares de Oliviera – Divisão especial – Júnior

Daniel dos Santos Azevedo – Divisão especial – Sub-14

Maria Luiza Farias Cordeiro – Divisão especial - Júnior

Joao Vitor Conceição de Jesus – Divisão de novos – Júnior

Maria Luiza Aragão da Silva – Divisão de novos – Júnior

Marcelo Junior Sales de Araujo – Divisão de novos – Sub-12

Valentina Novaes Falcon – Divisão de novos – Sub-12

Rafaela Saraiva Trevizani – Divisão especial – Sub-12

Matheus Gabriel Puridade Barreto – Divisão de novos – Sub-14

Jasmin Fernandes Almeida – Divisão de novos – Sub-14

Guilherme Torres da Silva Torres – Divisão de novos – Cadete

Eric Filipe Barbosa Fernandes – Divisão de novos – Cadete

Lara Marcele Conceição Casaes da Silveira – Divisão de novos – Cadete

Jacson Breno Carvalho dos Santos – Divisão de novos – Cadete

Matheus Silva Mascarenhas – Divisão especial – Júnior

Rafael de Britto Rio Valadares – Divisão especial – Júnior

Augusto Andrade Conceição – Divisão de novos – Júnior

Stella Mary Santos do Carmo – Divisão de novos – Sub-14

Kumite Equipe Cadete

Kumite Equipe Cadete

Kumite Equipe Júnior

Kumite Equipe Júnior


Confira agora a Programação do Campeonato Brasileiro 2024 - Etapa Final do Sub-08 ao Júnior e do Segmento Estudantil





Mais informações sobre este evento, acesse:

Etapa Final do Sub-08 ao Júnior

https://cbkarate.blogspot.com/2024/08/informacoes-campeonato-brasileiro-2024.html

Segmento Estudantil

https://cbkarate.blogspot.com/2024/08/informacoes-campeonato-brasileiro-2024_6.html

domingo, 13 de outubro de 2024

Os vinte princípios fundamentais do karate - Niju kun

Legado do mestre Gichin Funakoshi para o desenvolvimento espiritual e mental dos seus alunos. Pois Funakoshi queria mostrar que o karate vai além dos aspectos técnicos. O Niju kun ajuda o estudante desta arte marcial a desenvolver e fortalecer também o espirito, pois cada frase encoraja a melhorar não só a nossa arte marcial, mas a nós mesmos. Cada preceito (frase) pode ter uma interpretação diferente. Um dos motivos era a forma de transmissão, que era via oral para os estudantes ou discípulos, onde analisavam e discutiuam em grupo até chegarem ao despertar total ou Satori, em japonês.

Mestre Funakoshi extraiu estes preceitos de uns textos, provenientes dos seus mestres, Azato de Naha-te e Itosu de Shuri-te, os quais, por sua vez, extraíram de textos chineses da velha escola “Shaolin”, onde se fazia referência, numa generalidade, à “Arte Marcial”, a qual, o Japão sonegou, dividindo-a mais tarde, após a época de 1600, em várias artes marciais, Arte Marcial essa, denominada “Wu-Shu” isto é, “Mão da China”. o Mestre Funakoshi não fez senão adaptá-los à realidade japonesa, sem modificar o seu sentido mais profundo.

Imbuído pelo conceito do "dô" o sensei Gichin Funakoshi elaborou o Niju kun como um instrumento de orientação para os seus discípulos, ao qual acabou se espalhando por outros dojô.

De acordo com Funakoshi (2005, p.10) “Os princípios tratam de questões do caráter e da espiritualidade, assim como da necessidade de coragem, honestidade, perseverança e, o que é mais importante, humildade – virtudes que encontram expressão mediante a cortesia e o respeito autêntico.” Os princípios ajudam a orientar o caminho para melhorar o caráter e a qualidade de vida.

O nome Niju kun significa literalmente as vinte regras e são as seguintes:

Niju Kun – Os vinte princípios do Karate

  1. 空手道は礼に始まり礼に終る事を忘るな

Karate-do wa rei ni hajimari rei ni owaru koto o wasaru na

No Karate-Dô começa e termina com saudação (Rei).

  1. 空手に先手なし

Karate-do ni sente nashi

Não existe primeiro golpe no karate

  1. 空手は義の補け

Karate wa, gi no tasuke

O karate permanece do lado da justiça

  1. 先づ自己を知れ而して他を知れ

Mazu onore o shire, shikashite ta o Shire

Primeiro conheça a si mesmo, depois conheça os outros

  1. 技術より心術

Gijitsu yori shinjitsu

O pensamento acima da técnica

  1. 心は放たん事を要す

Kokoro wa hanatan koto o yosu

A mente deve ficar livre

  1. 禍は懈怠に生ず

Wazawai wa ketai ni seizu

O infortúnio resulta de um descuido

  1. 道場のみの空手と思ふな

Dojo nomino karate to omou na

            O karate vai além do dojo

  1. 空手の修業は一生である

Karate-do no shugyo wa isssho de aru

O karate é uma atividade vitalícia

  1. 凡ゆるものを空手化せよ其処に妙味あり

Ara yuru mono o karateka seyo; sokoni myomi ari

Aplique o sentido do karate a todas as coisas isso é o que ele tem de belo

  1. 空手は湯の如し絶えず熱度を与えざれば元の水に還る

Karate Wa Yu No Gotoku Taezu Netsu O Atae Zareba Motono Mizuni Kaeru

O karate é como a água fervente: sem calor, retorna ao estado tépido

  1. 勝つ考は持つな負けぬ考は必要

Katsu kangae wa motsuna; makenu kangae wa hituyo

Não pense em vencer em vez disso, pense em não perder

  1. 敵に因って轉化せよ

Tekki ni yotte tenka seyo

Mude de posição de acordo com o adversário

  1. 戦は虚実の操縦如何に在り

Tattakai wa kyo-jitsu no soju ikan ni ari

O resultado de uma batalha (luta) depende de como encaramos o vazio e o cheio (a fraqueza e a força)

  1. 人の手足を剣と思へ

Hi to no te-ashi wa ken to omoe

Considere as mãos e os pés do adversário como espadas

  1. 男子門を出づれば百万の敵あり

Danshi mon o izureba hyakuman no teki ari

Ao sair pelo seu portão você se depara com um milhão de inimigos

  1. 構は初心者に後は自然体

Kamae wa shoshinsha ni atowa shizentai

A posição de prontidão (kamae) é para os iniciantes; com o tempo adota-se a postura natural (shizentai)

  1. 形は正しく実戦は別物

Kata wa tadashiku, jisen wa betsumono

Execute o kata corretamente; o combate real é outra questão

  1. 力の強弱体の伸縮技の緩急を忘るな

Chikara no kyojaku tai no shinshuku waza no kankyu

Não se esqueça de aplicar corretamente sua força (vezes alta outra com baixa intensidade), de expandir ou contrair o corpo, de aplicar uma técnica com rapidez ou lentamente

  1. 常に思念工夫せよ

Tsune ni shinen ku fu seyo

Mantenha-se sempre atento, diligente e capaz na sua busca do caminho

Os princípios deixados pelo mestre Funakoshi podem ser aplicados no dojo e principalmente na vida diária sendo praticante ou não de karate.

Referência

FUNAKOSHI, Gichin e NAKASONE Genwa. Os vinte princípios fundamentais do karate – o legado espiritual do Mestre. São Paulo: Cultrix, 2005

https://jkabrasil.com.br/filosofia/

https://karatedoshotokanbrasil.blogspot.com/2009/

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Dica de Livro: KARATE-DO - História Geral e no Brasil


Autor: Bartolo, Paulo
Editora: Bueno Editora
Páginas: 256

Sobre o livro: Muito se fala sobre o Karate-Do no mundo e no Brasil, com esta obra, o leitor faz uma viagem à ilha japonesa, conhecendo a trajetória do precursor Gichin Funakoshi e de outros mestres do Karate-Do mundial e brasileiro, assim como o todo o processo de implantação do Karate. Esta obra também aborda os atletas que construíram a imagem desta modalidade como esporte no país. Através da leitura deste livro, o karateca e pessoas interessadas em esportes de uma maneira geral terão uma compreensão maior do Karate-Do e das pessoas que construíram a sua história. É um importante trabalho que passa para gerações futuras a história dessa arte marcial e desportiva. Karate-Do Historia Geral e no Brasil é uma abordagem histórica, temporal e cultural desta arte marcial e é um livro altamente recomendado não só para os que praticam essa arte marcial, mas também para todos aqueles que desejam entender o Karate-Do com o intuito de se aprofundar no estudo e pesquisa desta modalidade.

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Karatecas baianos conquistam classificação para a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karate 2024

No período de 12 a 14 de setembro de 2024, aconteceu no Ginásio Esportivo Ronaldão, João Pessoa/PB, a última etapa antes da Final do Campeonato Brasileiro de Karate 2024. A competição é voltada para as classes Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete, Junior, Sub-21 e Sênior.

A competição teve a participação de 31 karatecas baianos e destes 22 atletas conquistaram classificação para a etapa final nas modalidades kata e kumite.

Conheça agora os karatecas classificados para a final do campeonato brasileiro de karate 2024.

Atletas

Kata

2º lugar – Maria Luiza Carneiro – sub-14, grupo de novos

1º lugar - Mariana de Paula Lima – sub-14, grupo especial

1º lugar - Maria Luiza da Silva – júnior, grupo de novos

3º lugar - João Vitor de Jesus – júnior, grupo de novos

2º lugar - Tiago do Carmo – júnior grupo especial

3º lugar - Larissa dos Santos – júnior grupo especial

Kumite

1º lugar - Rafaela Trevizani – sub-12, grupo especial

1º lugar - Lara Marcele da Silveira – cadete, grupo especial

1º lugar - Maria Luiza da Silva – júnior, grupo de novos

1º lugar - Ludmila Ester dos Santos – sub-21, grupo especial

2º lugar - Jasmin Almeida – sub-14, grupo de novos

3º lugar - Valentina Falcon – sub-12, grupo de novos

3º lugar - Elisa Maria Santos – sub-14, grupo de novos

1º lugar - João Vitor de Jesus – júnior, grupo de novos

1º lugar - Roberto Ramissés dos Santos – sub-21, grupo de novos

1º lugar - Tiago Fraga – sub-21, grupo especial

1º lugar - Yuri Oliveira – sub-21, grupo especial

1º lugar - Guilherme Torres – cadete, grupo de novos

2º lugar - Eric Filipe Fernandes – cadete, grupo de novos

2º lugar - Marcelo Júnior de Araujo – sub-12, grupo de novos

2º lugar - Jacson Breno dos Santos – júnior, grupo de novos

2º lugar - Matheus Mascarenhas – júnior, grupo especial

3º lugar - Rafael Valadares – júnior, grupo especial

3º lugar - Matheus Gabriel Barreto – sub-14, grupo de novos

3º lugar - Augusto Conceição – júnior, grupo especial

domingo, 6 de outubro de 2024

Conheça um pouco da história da Federação Panamericana de Karate

Entidade reconhecida pela WKF e COI que regula o karate das Federações Nacionais das Américas. A Panamerican Karate Federation (Federação Panamericana de Karate) - PKF foi fundada em 1º de outubro de 1975 com o nome PUKO (Pan American Union of Karate Organization) com a presença inicialmente de 13 países (Argentina, Bermudas, Canadá, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Trinidad e Tobago, EUA e Venezuela). A fundação ocorreu na sala "Mayfair" do Queen Hotel Mary em Long Beach, Califórnia, EUA, durante o 3º Campeonato Mundial.

Em 1995, a PUKO mudou o nome oficialmente para Federação Pan-Americana de Karate - PKF. A PKF é devidamente reconhecida pela Federação Mundial de Karatê (World Karate Federation – WKF), o maior órgão regulador internacional do karate.

Atualmente a PKF possui 42 países Membro.

Os Presidentes

1º presidente - Caylor Adkins (EUA) – 1975 a 1979

2º presidente – John Evans (EUA) – 1980 a 1985

3º presidente - George Anderson (EUA) – 1986 a ?

4º presidente (reeleito) – José M. Garcia Maañón – 2019 a 2025

Os Eventos

O primeiro Campeonato Pan-Americano aconteceu em Curaçao, no dia 03 de maio de 1981. Os campeonatos seguintes foram organizados em 1983, na Guatemala e 1984, em San Pedro Sula, Honduras.

Em 1985, o campeonato foi organizado em San José, Costa Rica. Devido a problemas entre a PUKO e a Federação Nacional da Costa Rica, a PUKO nunca reconheceu este Campeonato como um Campeonato Panamericano, mas como um torneio da PUKO.

Durante o Congresso extraordinário realizado em 1986, foi aprovado a organização anual do Campeonato Pan-Americano, além de ser definido os próximos eventos. Na Argentina em 1987, Em Nova Orleans – EUA, 1988 e em Maracaibo – Venezuela, 1989. Devido a razões desconhecidas, o campeonato pan-americano de 1987 não pode ser organizado na Argentina e foi transferido para Curaçao.

Em 1990, a cidade de Niterói, Brasil foi a anfitriã do Campeonato Pan-Americano de Karate. Em 1991, houve participação recorde de 26 países no Campeonato Pan-Americano organizado mais uma vez em Curaçao.

O Karate participou pela primeira vez dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe em 1993, Ponce – Porto Rico e em 1995, participou pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos em Mar del Plata, Argentina. Foi em 1995, durante o Campeonato Pan-Americano em Medellín que os novos Estatutos da PUKO foram aprovados e ao mesmo tempo a mudança do nome da organização foi alterada para Federação Panamericana de Karatê (PKF).

Atualmente acontecem 2 eventos de karate pela PKF, no primeiro semestre para a classe Sênior e no segundo semestre para as classes cadete e júnior, além de ficar responsável pela organização e realização dos Jogos Pan-Americano de Karate.

Confira alguns resultados do Brasil nestes eventos

Em 2008, aconteceu a XIX Campeonato Panamericano de Karate juvenil, em Santiago de Chile, no período de 05 a 07 de setembro, terminando em 2º lugar no ranking geral.

XXII Campeonato Pan-Americano de Karate cadete, júnior e sub-21 – Ceará, Brasil, no período de 29 de agosto a 03 de setembro de 2011, Brasil terminou em 2º lugar (09 de ouro, 08 de prata e 13 de bronze)

XXVIII Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto - Buenos Aires, Argentina, no período de 16 a 18 de maio de 2013.

O XXVIII Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto – Lima, Peru, no período de 26 a 31 de maio de 2014, o Brasil terminou a competição em 1º lugar geral (04 ouro, 04 de prata e 03 de bronze).

XXV Campeonato Pan-Americano de Karate cadete e júnior – Lima, Peru, no período de 28 de agosto a 30 de agosto de 2014, o Brasil terminou em 3º lugar (07 de ouro, 06 de prata e 19 de bronze).

XXIX Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto – Toronto, Canadá, no período de 18 a 21 de março de 2015, o Brasil terminou a competição em 2º lugar geral (03 de ouro, 03 de prata e 09 de bronze).

XXVI Campeonato Pan-Americano de Karate cadete e júnior – Santa Cruz, Bolívia, no período de 24 a 30 de agosto de 2015, Brasil terminou em 4º no resultado geral.

XXX Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto – Rio de Janeiro, Brasil, no período de 26 a 28 de maio de 2016, Brasil terminou em 1º lugar (06 de ouro, 02 de prata e 05 de bronze).

XXVII Campeonato Pan-Americano de Karate cadete, júnior e sub-21 – Guayaquil, Equador, no período de 22 a 28 de agosto de 2016, Brasil terminou em 2º lugar no resultado geral, com 09 de ouro, 09 de prata e 14 de bronze.

XXXI Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto – Curação, no período de 23 a 27 de maio de 2017, Brasil terminou em 1º lugar no resultado geral, com 04 de ouro e 04 de bronze.

XXVIII Campeonato Pan-Americano de Karate cadete, júnior e sub-21 – Buenos Aires, Argentina, no período de 23 a 26 de agosto de 2017, Brasil terminou em 1º lugar no resultado geral, com 12 de ouro, 10 de prata e 17 de bronze.

XXXII Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto – Santiago, Chile, no período de 11 a 17 de junho de 2018, Brasil terminou em 2º lugar no resultado geral, com 02 de ouro, 04 de prata e 02 de bronze. No Para-karate, o Brasil terminou em 1º lugar (01 de ouro, 02 de prata).

XXIX Campeonato Pan-Americano de Karate sub-14, cadete, júnior e sub-21 – Rio de Janeiro, Brasil, no período de 20 a 26 de agosto de 2018, Brasil terminou em 1º lugar (12 de ouro, 06 de prata e 18 de bronze).

XXXIII Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto – cidade do Panamá, Panamá no período de 18 a 23 de março de 2019, Brasil terminou em 4º lugar no resultado geral.

XXX Campeonato Pan-Americano de Karate sub-14, cadete, júnior e sub-21 – Guayaquil, Equador, no período de 26 de agosto a 1º de setembro de 2019, Brasil terminou em 1º lugar no resultado geral, com 12 de ouro, 09 de prata e 11 de bronze.

Por conta da pandemia da COVID em 2020 a XXXIV Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto, que seria realizado em San Jose, Costa Rica, foi cancelado, assim como, a XXXI Campeonato Pan-Americano de Karate sub-14, cadete, júnior e sub-21 que aconteceria em Monterrey – México.

Estes eventos ocorreram em 2021 e 2022. O Pan-Americano Adulto, em Punta Del Este, Uruguai, aconteceu no período de 21 a 24 de outubro de 2021, com o Brasil terminando em 1º lugar (04 de ouro, 06 de prata e 03 de bronze), e o Pan-Americano de Karate sub-14, Cadete, Júnior e sub-21 só aconteceu em 2022.

XXXV Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto, em Curação, no período de 26 a 28 de maio de 2022, Brasil terminou em 3º lugar (03 de ouro, 04 de prata, 05 de bronze).

XXXI Campeonato Pan-Americano de Karate sub-14, cadete, júnior e sub-21, Monterrey – México, no período de 25 a 27 de agosto de 2022, Brasil terminou em 2º lugar (08 de ouro, 10 de prata e 15 de bronze).

XXXVI Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto, São José, Costa Rica, no período de 26 a 28 de maio de 2023, Brasil terminou em 3º lugar (03 de ouro, 02 de prata e 04 de bronze).

XXXII Campeonato Pan-Americano de Karate sub-14, cadete, júnior e sub-21, Santiago, Chile, no período de 24 a 27 de agosto de 2023, Brasil terminou em 2º lugar (09 de ouro, 07 de prata e 18 de bronze).

XXVII Campeonato Pan-Americano de Karate Adulto, Punta Del Este, Uruguai 23 a 26 de maio de 2024 – Brasil terminou em 3º lugar no resultado final, com 04 medalhas de ouro 05 de prata e 02 de bronze.

XXXIII Campeonato Pan-Americano de Karate Sub-14, Cadete, Júnior e Sub-21 – São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil, 28 a 31 de agosto de 2024. – Brasil terminei em 2º lugar no resultado final, com 12 de ouro 10 de prata e 15 de bronze.

Curiosidade

No primeiro evento da PKF em 1981, Curação, o organizador William Millerson foi treinador e técnico de sua equipe, bem como competidor. Ele ganhou a medalha de ouro contra Billy Blanks na categoria +80kg.

Referências

https://www.wkf.net/continental-championships-historical#pkf

https://en.wikipedia.org/wiki/Panamerican_Karate_Federation

https://www.pkfkarate.com/en/nosotros/

https://www.pkfkarate.com/en/campeonatos/

https://www.sportdata.org/wkf/set-online/calendar_archiv_main.php?active_menu=calendar