Legado do mestre Gichin Funakoshi para o desenvolvimento espiritual e mental dos seus alunos. Pois Funakoshi queria mostrar que o karate vai além dos aspectos técnicos. O Niju kun ajuda o estudante desta arte marcial a desenvolver e fortalecer também o espirito, pois cada frase encoraja a melhorar não só a nossa arte marcial, mas a nós mesmos. Cada preceito (frase) pode ter uma interpretação diferente. Um dos motivos era a forma de transmissão, que era via oral para os estudantes ou discípulos, onde analisavam e discutiuam em grupo até chegarem ao despertar total ou Satori, em japonês.
Mestre Funakoshi extraiu estes preceitos de uns textos,
provenientes dos seus mestres, Azato de Naha-te e Itosu de Shuri-te, os quais,
por sua vez, extraíram de textos chineses da velha escola “Shaolin”, onde se
fazia referência, numa generalidade, à “Arte Marcial”, a qual, o Japão sonegou,
dividindo-a mais tarde, após a época de 1600, em várias artes marciais, Arte
Marcial essa, denominada “Wu-Shu” isto é, “Mão da China”. o Mestre Funakoshi
não fez senão adaptá-los à realidade japonesa, sem modificar o seu sentido mais
profundo.
Imbuído pelo conceito do "dô" o sensei Gichin Funakoshi
elaborou o Niju kun como um instrumento de orientação para os seus discípulos, ao
qual acabou se espalhando por outros dojô.
De acordo com Funakoshi (2005, p.10) “Os princípios tratam
de questões do caráter e da espiritualidade, assim como da necessidade de
coragem, honestidade, perseverança e, o que é mais importante, humildade –
virtudes que encontram expressão mediante a cortesia e o respeito autêntico.” Os
princípios ajudam a orientar o caminho para melhorar o caráter e a qualidade de
vida.
O nome Niju kun significa literalmente as vinte regras e são
as seguintes:
Niju Kun – Os vinte princípios do Karate
- 空手道は礼に始まり礼に終る事を忘るな
Karate-do wa rei ni hajimari rei
ni owaru koto o wasaru na
No Karate-Dô começa e termina com
saudação (Rei).
- 空手に先手なし
Karate-do ni sente nashi
Não existe primeiro golpe no
karate
- 空手は義の補け
Karate wa, gi no tasuke
O karate permanece do lado da
justiça
- 先づ自己を知れ而して他を知れ
Mazu onore o
shire, shikashite ta o Shire
Primeiro conheça
a si mesmo, depois conheça os outros
- 技術より心術
Gijitsu yori shinjitsu
O pensamento acima da técnica
- 心は放たん事を要す
Kokoro wa hanatan koto o yosu
A mente deve ficar livre
- 禍は懈怠に生ず
Wazawai wa ketai ni seizu
O infortúnio resulta de um
descuido
- 道場のみの空手と思ふな
Dojo nomino karate to omou na
O karate
vai além do dojo
- 空手の修業は一生である
Karate-do no shugyo wa isssho de
aru
O karate é uma atividade vitalícia
- 凡ゆるものを空手化せよ其処に妙味あり
Ara yuru mono o karateka seyo;
sokoni myomi ari
Aplique o sentido do karate a
todas as coisas isso é o que ele tem de belo
- 空手は湯の如し絶えず熱度を与えざれば元の水に還る
Karate Wa Yu No Gotoku Taezu
Netsu O Atae Zareba Motono Mizuni Kaeru
O karate é como a água fervente:
sem calor, retorna ao estado tépido
- 勝つ考は持つな負けぬ考は必要
Katsu kangae wa motsuna; makenu
kangae wa hituyo
Não pense em vencer em vez disso,
pense em não perder
- 敵に因って轉化せよ
Tekki ni yotte tenka seyo
Mude de posição de acordo com o
adversário
- 戦は虚実の操縦如何に在り
Tattakai wa kyo-jitsu no soju
ikan ni ari
O resultado de uma batalha (luta)
depende de como encaramos o vazio e o cheio (a fraqueza e a força)
- 人の手足を剣と思へ
Hi to no te-ashi wa ken to omoe
Considere as mãos e os pés do
adversário como espadas
- 男子門を出づれば百万の敵あり
Danshi mon o izureba hyakuman no
teki ari
Ao sair pelo seu portão você se
depara com um milhão de inimigos
- 構は初心者に後は自然体
Kamae wa shoshinsha ni atowa
shizentai
A posição de prontidão (kamae) é
para os iniciantes; com o tempo adota-se a postura natural (shizentai)
- 形は正しく実戦は別物
Kata wa tadashiku, jisen wa
betsumono
Execute o kata corretamente; o
combate real é outra questão
- 力の強弱体の伸縮技の緩急を忘るな
Chikara no kyojaku tai no
shinshuku waza no kankyu
Não se esqueça de aplicar
corretamente sua força (vezes alta outra com baixa intensidade), de expandir ou
contrair o corpo, de aplicar uma técnica com rapidez ou lentamente
- 常に思念工夫せよ
Tsune ni shinen ku fu seyo
Mantenha-se sempre atento,
diligente e capaz na sua busca do caminho
Os princípios deixados pelo mestre Funakoshi podem ser aplicados
no dojo e principalmente na vida diária sendo praticante ou não de karate.
Referência
FUNAKOSHI, Gichin e NAKASONE Genwa. Os vinte princípios
fundamentais do karate – o legado espiritual do Mestre. São Paulo: Cultrix,
2005
https://jkabrasil.com.br/filosofia/
https://karatedoshotokanbrasil.blogspot.com/2009/
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