Tudo começou em 1929, na cidade de Kyoto no "festival de artes marciais organizado pela Dai Nippon Butokukai para celebrar a subida ao trono do Hirohito também conhecido como Imperador Showa Tenno (“Paz Iluminada”). A Dai Nippon Butoku Kai, antes da guerra, supervisionava todas as artes marciais japonesas, sob a égide governamental.”
Como o mestre Chojun Miyagi não pode participar do evento, ele enviou seu discípulo Jinan Shinzato. No momento da apresentação de karate “um dos organizadores perguntou a Shinzato, qual o nome do estilo que ele estava apresentando e ele não soube responder.
Ao retornar para Okinawa, Shinzato relatou o ocorrido ao seu mestre. Após alguns meses de pesquisa e com a intenção de introduzir no japão seu estilo com um nome bem específico, Miyagi Sensei adotou oficialmente o termo Goju-ryu. O nome Goju-ryu, “Estilo do Duro e o Suave”, vem do antigo texto chinês Wu Pei Chih (Bubishi, em japonês). Para ser mais preciso, o nome vem de um dos oito versos relativos a combate desarmado, no qual está escrito “a Lei Universal engole e expele o duro e o suave”.
A palavra Goju foi extraído do terceiro verso do poema ou preceito intitulado ‘Ken no Taiyo Hakku’ (Os oito poemas dos punhos chineses) também conhecido como Kempo Hakku do Bubishi, que diz que a inalação representa a suavidade e a exalação caracteriza a dureza. E do verso ‘Ho wa goju wo tondo su’ (tudo no universo respira o duro e o suave), surgindo assim, o estilo Goju ryu (o estilo do duro e suave ou força e suavidade).
Depois de Miyagi adotar o nome para seu estilo, outros mestres passaram a fazer o mesmo. Em 1933, seu estilo Goju Ryu foi formalmente registrada na Butokukai, Associação Japonesa de Artes Marciais. Miyagi Sensei raramente usava o nome, nem mesmo como placa de identificação de seu dojo.
Referência
Site Artes do Japão
Revista CombatSport. Dez/1997
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."