quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Conheça e entenda um pouco mais sobre o alfabeto japonês

O alfabeto japonês teve sua origem na china, por isso a semelhança entre os caracteres japoneses e chineses, mesmo depois de ter adaptado e transformado nos três diferentes alfabetos que são compostos pelo hiragana, katakana, kanji. O hiragana e o katakana são alfabetos fonéticos, baseados em sons enquanto que os kanji são ideogramas (símbolos que representam idéias), muito utilizados no ocidente para fazer adesivos e tatuagem onde cada kanji contêm uma palavra, por exemplo, paz, amor, honra.
O método de escrita japonês é diferente porque cada caractere representa uma sílaba, além de ser escrita de duas formas: em katakana e hiragana. Esse sistema de escrita é chamado de kana (escrita)
Conheça agora um pouco sobre cada um deles.

Hiragana
O alfabeto mais comum do Japão é representado por 48 caracteres onde cada um representa uma sílaba e é utilizado para representar palavras de origem oriental, comuns no dia-a-dia. Geralmente é utilizado para elementos gramáticos de uma oração como verbos, adjetivos e conjunções. Para escrever uma palavra trissílaba, por exemplo, utilizam-se três caracteres.
Além disso, o hiragana pode ser usado para escrever uma palavra em substituição a um kanji que não tem representação escrita em kanji, ou então seja tão incomum que o receptor não conheça o ideograma. Neste caso, o hiragana aparece como letras pequenas em cima dos kanji e é chamado de furigana.

Katakana
Esse alfabeto possui também 48 caracteres que representa um som e cada um dele representa uma silaba. Ele possui uma grande semelhança com o hiragana. A principal diferença está no seu uso, é utilizado para representar palavras de origem estrangeira, nomes, países, produtos e reprodução de sons (onomatopéias). A criação deste alfabeto é atribuído ao monge Kukai o Kobo Daishi. Comparando os dois alfabetos o katakana possui traços mais geométricos (ou quadrados) enquanto o hiragana é mais circular ou arredondado. A idéia era criar uma forma mais simples da escrita chinesa. 
Em ambos os alfabetos (katakana e hiragana), cada caractere representa um som.

Kanji
O kanji nasceu na China durante a Dinastia Han e chegou ao Japão através dos monges budistas. Talvez o mais conhecido dos três alfabetos japoneses, tanto pelos nativos quanto pelos estrangeiros. Esse alfabeto foi incorporado ao japonês há cerca de 1.500 anos atrás, e se tornou parte central do alfabeto, sendo que a maior parte das palavras é escrita com esse alfabeto. Cada caractere representa uma idéia ou sinal, além de ter mais de um significado. O kanji pode chegar a mais de 40.000 caracteres diferentes, mas o número de caracteres que uma pessoa pode aprender na escola (e deve saber para ser considerada alfabetizada) é de no máximo 1.945. Os caracteres são palavras representadas por traços.
Por se tornar tão numerosa em 1981, o ministério da educação teve que fazer uma lista de kanji oficial para tornar-se comum a população, ficando conhecido como jouyou kanji (jōyō kanji,). Esses kanji são distribuídos por ordem de traços de 1 até 23, de acordo com o Wikipédia. 

Segundo o site como aprender japonês, “é importante saber que, embora o kanji venha da China, ele, na realidade, não tem língua nenhuma, mas sim é usado por algumas línguas, como o chinês e o japonês, do mesmo modo que as letras romanas (a, b, c…) não tem uma língua específica, mas são usadas por centenas de línguas do mundo.”

Atenção: Muitas pessoas tendem a confundir a transcrição de nomes para japonês com a escrita de nomes em kanji. Isso acontece porque as pessoas tendem a acreditar que um nome de pessoa estrangeira pode ser escrito em kanji, mas isso não é permitido pela gramática japonesa.

Para quem quer aprender o idioma e não tem tempo ou dinheiro para pagar um curso, bom que tal começar a entender e aprender por conta própria. Dependendo da sua memória e força de vontade, é possível decorar e aprender todos rapidamente.

Deixo aqui alguns links que pesquisei para ajudar no seu aprendizado.

Pra praticar as vogais clique e imprima esta página: http://www.linguajaponesa.com.br/caligrafia.php
Assista e aprenda como pronunciar o alfabeto japonês hiragana: http://www.youtube.com/watch?v=ihsMJ-7bGKQ
Veja também de forma animada como o alfabeto é escrito (katakana e hiragana) http://www.yamasa.cc/ocjs/kanjidic.nsf/SortedByKana2THEnglish?OpenView

Até a próxima!!!

Vaneisa Lima
Professora de Karate e apaixonada pela cultura oriental.

Um comentário:

  1. E eu que pensei que seria mais fácil de aprender. Mais o segredo é não desistir.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."