quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Atleta espanhola de Karate Sandra Sanchez entra para o Livro dos Recordes

 


A atleta espanhola Sandra Sanchez foi reconhecida pelo Guinness World Records por seu histórico desempenho nos eventos do Karate 1-Premier League. A atual campeã mundial e líder do ranking mundial recebeu o reconhecimento em uma cerimônia com a presença do presidente da WKF, Antonio Espinós.

Defensora do título mundial de Kata Feminino, Sandra Sanchez registrou desempenho recorde em eventos do Karate 1-Premier League. A pentacampeã europeia conquistou 35 medalhas consecutivas no Karate 1-Premier League, entre os períodos de 10 de janeiro de 2014 a 28 de fevereiro de 2020.

Sánchez conquistou ao todo 17 medalhas de ouro, 10 de prata e oito de bronze na categoria kata feminino. Sua contagem de 17 medalhas de ouro ficou atrás apenas de Ryo Kiyuna (19) na Karate 1 Premier League, em 28 de fevereiro de 2020.

O reconhecimento amplia a impressionante lista de homenagens da espanhola, já que Sanchez é a atual campeã mundial, defensora do título europeu, número um no ranking mundial WKF e na classificação olímpica de caratê, além de ser a atual dona do prêmio Grande Vencedor.

Durante a cerimônia Sandra Sanchez disse que, “Não há segredo para ganhar tantas medalhas. Pelo menos, eu não sei disso. É só treinar, treinar e trabalhar muito. É muito bom ter recebido esse reconhecimento. No começo, quando ouvi falar, não pude acreditar. Eu só disse: 'Eu tenho um recorde! Eu tenho um recorde!”

Para o presidente da WKF Antonio Espinós, “Sandra Sanchez representa - como muitos outros caratecas - a força de nossos valores como tenacidade, comprometimento e superação de dificuldades. Com o passar dos anos, ela quebrou barreiras continuamente e se tornou um verdadeiro exemplo para futuros caratecas. É uma honra ter participado da cerimônia e espero que ela continue ganhando cada vez mais reconhecimentos e prêmios”.

A cerimônia foi celebrada hoje em Madri e o karateca espanhol recebeu o reconhecimento do presidente da WKF, Antonio Espinós.

Fonte: WKF

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Kanku Dai

 


Primeiro kata da série “Kanku”, o Kanku Dai é um dos kata mais longos do estilo shotokan. O significado da palavra Kanku Dai é “olhar para o céu” ou “Contemplar o Céu”. O nome deriva dos dois primeiros movimentos do kata.

Kanji da palavra Kanku Dai

O primeiro caractere “Kan” significa “ver”. O próximo caractere é “Ku” que significa “céu”, “vazio” ou “ar”. Juntos, esses dois caracteres podem ser traduzidos como “olhar para o céu” - simbolizado pelo primeiro movimento no kata. Já a palavra “Dai” significa “grande”. A palavra Dai (grande) é usado para descrever movimentos maiores do Kata, em comparação com a versão menor do Kata, Kanku Sho.

Origem

A essência deste kata foi supostamente trazido da China para Okinawa durante a dinastia Ming, por um diplomata chinês chamado Kung Siang Chung, no sec. XVIII. Alguns dizem que ele mesmo criou o kata, que foi chamado de Ku Shan Ku (a forma de Okinawa de pronunciar Kung Siang Chung e traduzido como “Sr. Oficial do Governo” ou “Sr. Diplomata”).

Quando Funakoshi trouxe este kata para o Japão, o kata foi renomeado para remover a inflexão de Okinawa e torná-lo mais japonês. Tornou-se Ko So Kun antes de se transformar em Kanku. O sufixo “Dai” foi acrescentado quando o kata Kanku Sho foi introduzido no estilo Shotokan. O Kanku Dai era aparentemente um dos kata favoritos de Funakoshi. Ele o executou durante sua demonstração para o Príncipe Herdeiro (Hirohito) em 1922.

O Kata

O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu. Há duas formas de Kanku (Dai e Sho), um curta e outra longa, o Kanku Dai é um kata que tem um pouco de cada heian (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan). Na verdade, é considerado o kata raiz a partir do qual todos os kata Heian foram criados. 

Por isso, é “[...] importante aprendê-los depois de dominar os fundamentos por meio dos kata heian e tekki, uma vez que ambos fazem parte dos programas da Associação Japonesa de Karate. Por mais exaustiva que possa ser a prática desses kata, lembre-se sempre de que você pode domina-los.”

Existem outros similares com seus nomes antigos, Kushanku Dai e Kushanku Sho, praticados por outras escolas como Shorin Ryu, Wado Ryu, Shito Ryu.

Era dito pelos antigos mestres que foi através do Kanku Dai, que o sensei Itosu criou os cinco kata da série Heian. 

 “Com esse kata, o praticante aprende a se defender de uma variedade de ataques desferidos por diversos adversários, provenientes de quatro e até de oito direções, pois ele é rico em variações. Esse é o kata cuja apresentação Gichin Funakoshi mais gostava de ver.”


“Naturalmente, ele compreende técnica de tempo rápido e lento, a dinâmica da força e a expansão e contração do corpo. Dele o praticante deve também dominar as mudanças de direção, o salto e a queda.”

“A embusen tem uma forma de I, com a linha vertical estendendo-se acima da linha horizontal superior.” Sessenta e cinco movimentos (kyodo). Os kiai fica no 15º e no 64º a (Kyodos).

As bases utilizadas neste kata são: hachinoji dachi, kiba dachi, zenkutsu dachi, kokutsu dachi, ashi dachi, renoji dachi, Kosa dachi

 

Fonte: O Melhor do Karate – Bassai, Kanku, M.Nakayama vol.6

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Tekki Sandan

 

Terceiro e último kata da série Tekki, este kata possui 36 kyodo e seu tempo de execução é de cinquenta segundos. Os kiai são dados nos kyodos (movimentos) 16º e 36º.

Kata de nível intermediário o Tekki Sandan da ênfase a velocidade dos braços em técnicas de soco, cotovelada para trás e formas de livrar o punho de agarramentos, sendo esse seu principal objetivo. O domínio de tempo é primordial para a execução dos bloqueios nesse kata, uma base rígida e controlada é fundamental para garantir a eficiência dos movimentos.

As bases utilizadas neste kata são: Kiba Dachi e Kosa Dachi




Fonte: NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karate – Heian e Tekki. Vols. 1 e 5, São Paulo: Ed.14, Cultrix, 2013

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Livro Denilson Caribé de Castro – Biografia Autorizada

O jornalista e karateca Plauto Azevêdo lançará seu segundo livro com a temática karate abordando a história do Sensei Denilson Caribé.

Em 2010, Plauto tinha lançado seu primeiro livro “Caribé, A Essência do Karate na Bahia” o livro com 220 páginas foi dividido em cinco partes, duas delas abordam a história do karate na Bahia e os irmãos Caribé na divulgação desta arte marcial.

Agora ele retorna com seu mais novo lançamento “Denilson Caribé de Castro – Biografia Autorizada” com fotos raras e novos fatos sobre o Patrono do karate brasileiro. Foram 18 meses de pesquisas e entrevistas para elaborar o livro, incluindo visitas a antigos dojo de treinamento, como o antigo ginásio da Acrópole.

O livro será lançado no dia 23 de outubro (data e mês que o sensei Denilson faleceu), em Salvador, mas quem tiver interesse em adquirir um exemplar as vendas antecipadas já estão acontecendo. O interessado deve mandar uma mensagem para o numero 77 98131 6056. De acordo com o autor, a edição será limitada.

Nesta sexta-feira (07.08), Plauto Azevêdo estará participando de uma live no Instagram do professor João Luís, onde irá falar um pouco sobre o seu novo livro.

Sobre o autor

“Plauto Azevedo é jornalista radicado na cidade de vitória da Conquista e ingressou no karatê aos doze anos de idade. No seu primeiro exame de graduação, teve a honra de ser examinado por Denilson Caribé, de quem guarda na memória o fato de ter a base da sua postura corrigida pelo Mestre. Após galgar a faixa vermelha, Plauto começou a receber as instruções do mestre Dalmar Caribé.

A permanência do contato com o sensei Dalmar Caribé por quase trinta anos só contribuiu para que a admiração de Plauto por esse Mestre crescesse cada vez mais. “Considero o sensei Dalmar como um segundo pai. A filosofia do BUDÔ transmitida de forma constante por ele, se enraizou em minha alma” diz.
A admiração pela família Caribé e o amor pela arte das mãos vazias foram suficientes para despertar nesse jornalista o interesse em escrever tal importante obra.” (Trecho retirado do site da ASKABA)


sexta-feira, 31 de julho de 2020

Sensei João Luís promove diversas lives sobre a história do karate baiano


O fenômeno das lives chegou ao mundo do karate. E como boa parte dos atletas estão em casa, inclusive os professores que com o cancelamento das aulas presenciais também recorreram as lives e aulas online.

Para o professor e técnico da seleção baiana de karate pela FBK João Luís a ideia de promover lives sobre a história do karate baiano, veio depois que ele “estava assistindo uma live e o entrevistador foi perguntado sobre o kata no Brasil e o mesmo falou de vários estados menos da Bahia. Aí surgiu a ideia de falar do karate da Bahia.” Diz João Luís em entrevista para o Blog ASKAPENEWS

Com a finalidade de divulgar o karate da Bahia e sua história o professor João Luís convidou diversos atletas e professores para contar as diversas histórias que fez o karate baiano ser referência no Brasil. Dentre as lives promovida por ele, temos as dos professores José Antônio Azevedo, Lenise Guedes, Clécio Marback, Carlos Vieira, Pedro Rocha, Luís Inácio Jr., Hudson Castro, Alessandra Caribé, Reginaldo Tadeu, Waldomiro Suzart, Dorival Rangel:

Dentre os temas abordados foram: História do Shorin Ryu no mundo e na Bahia. Como ser mãe atleta e professora. Treinamento no período do isolamento social, competição virtual e comportamento humano no karate. histórias de vida e suas trajetórias. Efeito da quarentena na performance física dos atletas. Karate e fisioterapia. Relação de vitória: karate e o Instituto Panthers. Crise da FBK no ano de 1999 e história do sensei Dorival Caribé, 1º Campeão Brasileiro de Karate. história do clube Imperador e Acrópole

De acordo com o professor João Luís as lives superou suas expectativas “porque eu pensei que seria local e hoje estamos em vários estados e países. E muitas pessoas de outros estados solicitando participar.”

As lives começaram em 17 de abril, e a cada sexta-feira é abordado um tema diferente. As lives do professor João Luís incentivaram e inspiraram outros professores a também realizar lives em seus perfis.

A próxima live será no dia 07 de agosto às 21h com o autor do livro Plauto Azevêdo.

sábado, 18 de julho de 2020

Governo aumenta valor da Bolsa-Auxílio para atletas



A portaria publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (17.07), atende a uma reivindicação antiga de atletas, técnicos e dirigentes do esporte olímpico e paralímpico para estimular o esporte no País.  A partir de agora, o teto da Bolsa Auxílio em projetos patrocinados por empresas via Lei de Incentivo que antes era no máximo de R$ 1 mil passa a ser de R$ 8 mil, sendo que o atleta pode receber em paralelo ao Bolsa Atleta.

Com essa nova regra um atleta que já recebe, por exemplo, o teto do Bolsa Pódio ou outro Programa Federal ele pode somar a esse benefício até R$ 8 mil da Bolsa Auxílio, o que antes não era possível.

Outra mudança é que não existe mais limites para a aplicação do benefício. Por exemplo, antes existia um teto de R$ 12 reais por dia comparecido ao evento ou treino para despesas com transporte. Agora, o atleta decide como vai usar o valor para custear as despesas ligadas à preparação como alimentação, suplementação alimentar e transporte.

Para receber o auxílio o atleta precisa fazer parte de algum projeto de incentivo ao esporte por meio da lei de incentivo. O dinheiro é repassado ao proponente do projeto e então encaminhado ao atleta. Além disso as despesas devem estar relacionadas ao quadro definido na portaria.

Esse auxilio é oferecido para atletas de rendimento não profissional por meio de recursos obtidos via Lei de Incentivo ao Esporte.

Despesas que podem ser custeadas com o Bolsa-Auxílio
1- Alimentação
2- Suplementação alimentar
3- Hospedagem/aluguel
4- Transporte urbano
5- -Transporte para competições / treinamentos
6- Consultas Médicas / Fisioterápicas / Nutricionais / Psicológicas
7- Exames Médicos / Fisioterápicos / Nutricionais / Psicológicos
8- Uniforme
9- Material / Equipamento para treinamentos e competições
10 - Taxas Inscrições em competições / treinamentos

Como funciona
A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda (IR) em projetos esportivos com viés social, de participação ou de alto rendimento aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. As empresas podem destinar até 1% desse valor e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo. O teto para pessoas físicas é de 6% do que pagariam de Imposto de Renda.


Fonte: Gov.br

ASKAPE 17 agora é ASKAPE NEWS


Em comemoração aos 09 anos do blog ASKAPE Online, resolvemos mudar todo layout do blog, incluindo o nome e consequentemente as redes sociais também. São 09 anos divulgando e informando sobre o que acontece no karate da Bahia e do Brasil, principalmente dos nossos atletas, técnicos e professores baiano. Fora outros assuntos relacionados a cultura japonesa. 

A Alteração do Nome 

O nome ASKAPE 17 chama-se agora ASKAPE NEWS. A troca do número pelo palavra foi pelo motivo que o termo News se referi a notícias, então por isso, foi adicionada ao título já que se trata de um blog de notícias de karate e sua cultura. Apesar de aparecer neste foto, a palavra não tinha antes. Rsrsrs 

VISUAL ANTIGO


E aí, o que acharam do novo visual? Deixa sua opinião aqui em baixo nos comentários, ok.

domingo, 12 de julho de 2020

Tekki Nidan



O TEKKI nº 2 possui todas as características do nº 1 e também é conhecido como NAIHANCHI e seus deslocamentos também são para os lados.

O Tekki Nidan significa cavaleiro de ferro segundo nível. Este kata possui 24 kyodos (movimentos) e o embusen é realizado em linha reta lateralmente. O foco deste kata é o aperfeiçoamento e fortalecimento da base Kiba-Dachi.

As bases utilizadas neste kata são: Kiba Dachi e Kosa Dachi. O Kiai é dado nos kyodos 16º e 24º.

“Um bloqueio para baixo e para o lado pode ser muito fortalecido colocando-se a mão do outro braço contra o cotovelo do braço que bloqueia.

Faça uma distinção clara entre o bloqueio com agarro e o bloqueio com gancho.”

O domínio da diferença entre o bloqueio do nível médio (tsukami-uke) e o bloqueio em gancho (kake-uke).

“Ao contrário da mão em espada e da leve ‘elevação’ do pulso do bloqueio em gancho, abra o polegar e gire o braço num semicírculo para o bloqueio agarrando dobrando levemente o cotovelo na fase final. Comprima as axilas enquanto atrai o adversário na sua direção.”




Fonte: NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karate – Heian e Tekki. Vols. 1 e 5, São Paulo: Ed.14, Cultrix, 2013

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Karate Baiano em Luto


Na madrugada de quarta-feira (08.07) faleceu o professor Edilson Montes que esteve internado há quase dois meses no hospital se curando de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). O mesmo veio lutando bravamente até o fim, mas infelizmente perdeu esta luta pela vida.

Segundo o site da FBK, o Presidente e professor do Vulkão Karatê Clube, o Sensei Edilson Montes (71 anos) faixa preta 5º Dan era um dos mais atuantes na defesa do Karatê da Bahia e da FBK.

Responsável por implantar um projeto social de karate voltado para crianças e adolescentes na comunidade do Nordeste de Amaralina. Ele vai deixar um grande vazio em nossas vidas e nas competições, ao qual ele atuava como árbitro da Federação Bahiana de Karate.

Em entrevista ao site Nordesteeusou ele disse na época que “É uma experiência gratificante ver meus atletas competir e mostrar que o Nordeste não se resume em trafico, que temos condições de ter grandes atletas”.

Ele era um profissional ímpar e uma pessoa maravilhosa que nos deixou grandes lições, e que o exemplo dele sirva de lição.

Desejamos nossos sinceros sentimentos e que Deus conforte toda a família e ilumine o novo caminho do Sensei Edilson para sua nova jornada no dojo celestial, onde reencontrará também alguns velhos amigos. #mokuso

segunda-feira, 6 de julho de 2020

1º Copa Karate Virtual Periperi Karate Clube


Nos dias 25 e 26 de julho o Periperi Karate Clube estará realizado seu primeiro evento virtual de karate.

O evento será realizado online e na casa de cada um e é voltado para atletas das modalidades de kata e kumite.

Mais informações: Sensei Walney 71 9 9722 5825 (whatsApp)

domingo, 5 de julho de 2020

1º Open ASKAPRO de Kata Virtual Black Belt


Realizado totalmente online o 1º Open ASKAPRO de Kata Virtual Black Belt é organizado pela Associação de Karate Pedro Rocha, academia localizada na cidade de Salvador-BA.

As inscrições promocionais já estão abertas e finaliza no dia 08 de julho. O encerramento final das inscrições terminam no dia 15 de julho. Quanto ao evento, ele será aberto e acontecerá no dia 18 de julho, às 9h, e é voltado para atletas faixas pretas do Brasil independente das confederações, federações ou escolas.

A competição será dividida em seis grupos por idades (masculino e feminino). Serão duas rodadas de Kata para os grupos com mais de 10 atletas, classificando 08 atletas para a final.

O Kata deverá ser realizado em ambiente residencial, podendo ser feito dentro de casa, garagem e quintal.

Como participar

Após inscrição, o atleta no dia marcado pelo organizador deve enviar 2 vídeos, o primeiro vídeo o atleta deve escolher um Sentei-kata e no segundo vídeo para a final deve escolher um tokui-kata.

Os vídeos deverão ser encaminhados via whatsapp no dia 16/07/2020 (quinta-feira) das 10h às 18h (horário de Brasília) em um número e ou grupo indicado após a efetivação da inscrição.

Quanto a inscrição 

O atleta deve preencher a ficha de inscrição, efetuar o pagamento (via  depósito em conta) e enviar o comprovante junto com a ficha para o e-mail do organizador.

Mais informações: 71 991478-1715 (WhatsApp)

A Transmissão

domingo, 28 de junho de 2020

Sobre o Tekki Shodan


O kata Tekki Shodan é o primeiro da série Tekki, também conhecido como Naihanchi, sendo originário do estilo Shuri-Te.

O Tekki Shodan significa cavaleiro de ferro primeiro nível. Este kata possui 29 kyodos (movimentos) e o embusen é realizado em linha reta lateralmente. “Se a postura dos pés cruzados não estiver correta, a linha de atuação tende a inclinar-se para a frente. Portanto, o ritmo da mudança do peso do corpo e do alinhamento dos dedos de ambos os pés é importante. Qualquer que seja o movimento, a postura de cavaleiro não deve ser alterada. E quando se executam técnicas para o lado, o corpo, dos quadris para baixo, tem que estar voltado para a frente.”

O foco deste kata é o fortalecimento da base Kiba-Dachi.

Os movimentos em destaque neste kata é a visão antecipada de bloqueios e o chute Nami-gaeshi (onda que retorna).

As bases utilizadas neste kata são: Kiba Dachi e Kosa Dachi. O Kiai é dado nos kyodos 15º e 29º.




KARATE NO CINEMA

No filme “Quebrando Regras 2”, Lyoto Machida e Michael Jai White executam o kata Tekki Shodan.

Outro filme que mostra bastante este kata é o Karate Girl (High Kick Girl) que mostra o sensei Tatsuya Naka ensinando sua aluna este kata.

Tatsuya Naka é um mestre japonês do karatê Shotokan. Ele é instrutor em tempo integral da Japan Karate Association. Ele possui um 7º dan da JKA. Ele também atuou no Kuro Obi (o Faixa Preta).


Fonte: NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karate – Heian e Tekki. Vols. 1 e 5, São Paulo: Ed.14, Cultrix, 2013

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE)



A Confederação Brasileira de Karate-CBK, entidade de administração do Karate do Brasil, vem pelo presente apresentar para a comunidade do Karate do Brasil o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE).

O Curso é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil-COB, realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro-IOB, sua Área de Educação, e tem o objetivo de difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente.

A programação do Curso está estruturada na modalidade de ensino à distância-EAD, a partir de videoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio. Dessa forma, a intenção do curso PEAAE, com uma carga horária total de 30h, é apresentar informações, conceitos e ferramentas para que gestores esportivos, atletas, treinadores e treinadoras ou membros de uma organização esportiva possam identificá-las e enfrentá-las. As inscrições deverão ser realizadas pelo link: https://projetosdiversosiob.asdnet.com.br/index.php

O certificado digital de conclusão do Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) será expedido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), após a aprovação do aluno no curso.

A CBK orienta aos participantes que após o término deste curso enviar um print de seu certificado para o e-mail diretortecnicocbk@gmail.com, para controle. Pois dessa forma a CBK poderá apresentar uma estatística oficial da abrangência dessa ação no Karate do Brasil.

O presente curso será de CARÁTER OBRIGATÓRIO para os seguintes grupos:
• Diretores e colaboradores da CBK;
• Gestores Esportivos filiados à CBK;
• Árbitros com Credenciamento Nacional e Internacional;
• Técnicos da Seleção Brasileira de Karate;
• Técnicos com credenciamento Nacional 2019/2020;
• Atletas da Seleção Brasileira Olímpica 2020;
• Atletas da Seleção Brasileira Sênior 2020;
• Atletas da Seleção Brasileira Sub-21 de 2020;
• Responsáveis/Atletas da Seleção BrasileiraSub-14, Cadete e Junior de 2020.

Para os integrantes da comunidade do Karate envolvidos direta ou indiretamente com a Confederação Brasileira de Karate a participação do curso será de Caráter Opcional, no entanto a participação é extremamente importante.


Fonte CBK

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Teruyuki Okazaki – Junho 1931 – Abril 2020



Esta semana faleceu o Shihan Teruyuki Okazaki, 10º Dan sucessor natural do Mestre Ginchin Funakoshi e Fundador da International Shotokan Karate Federation – ISKF.

O Grão - Mestre Teruyuki Okazaki (88 anos) morreu no dia 21 de abril, devido a complicações do coronavírus. O Sensei Teruyuki Okazaki foi o fundador, primeiro presidente e instrutor-chefe da ISKF e fez parte do Programa de Treinamento de Instrutores da Associação Japonesa de Karatê JKA, tendo sido aluno direto do Sensei Gichin Funakoshi.

HISTÓRIA DO SENSEI TERUYUKI OKAZAKI

Nasceu em 22 de junho de 1931 em uma família de samurais em Fukuoka, Japão. Depois de estudar Aikido, Judô e Kendo, ele começou o treinamento em 1947, ingressando na Japan Karate Association (JKA), onde estudou com o Grão-Mestre Gichin Funakoshi e o Mestre Masatoshi Nakayama. Em 1953, Mestre Okazaki se formou na Universidade Takushoku, em Tóquio, em Economia Política. Nesse mesmo ano, ele ajudou a formar o Programa de Treinamento de Instrutores da JKA, juntamente com o Mestre Hidetaka Nishiyama, com a supervisão do Mestre Nakayama. Mais tarde, ele ensinou na Universidade de Boei (considerada West Point do Japão), na Universidade de Takushoku e na Universidade de Tóquio Toritsu. Ele também ensinou os estagiários instrutores da sede da JKA. O mestre Okazaki foi enviado aos Estados Unidos pelo instrutor-chefe da JKA, Masatoshi Nakayama, em 1961, para ajudar a compartilhar o karatê Shotokan com todas as pessoas em todo o mundo. Esse era o objetivo do Grão-mestre Funakoshi - compartilhar o karate Shotokan em todo o mundo. Estabeleceu um dojo em Filadélfia e fundou a Associação de Karatê de Shotokan da Costa Leste em 1963. Em 1977, fundou a Federação Internacional de Karatê de Shotokan (ISKF), que é hoje uma das maiores organizações de karatê do mundo.

Em abril de 2007, Okazaki Sensei propôs, como instrutor-chefe da ISKF, o término do relacionamento da ISKF com a JKA e formou um órgão externo independente. Esta moção foi apoiada por 25 outros países que continuaram seu relacionamento com a ISKF e interromperam as relações com a JKA. Essa decisão veio após a preocupação de Okazaki Sensei de que a JKA não estava se comportando da maneira apropriada aos ensinamentos de Gichin Funakoshi Sensei. No seguinte, no Campeonato Nacional Canadense da ISKF em Toronto, Canadá, em outubro de 2007, o comitê técnico da ISKF anunciou a promoção de Okazaki Sensei para o 10º Dan, o mestre de Karate de mais alto nível na ISKF e entre apenas alguns outros internacionalmente na época. Yutaka Yaguchi Sensei também foi promovido ao 9º Dan e agora é Presidente e Instrutor Chefe da ISKF e Presidente do Comitê Técnico da ISKF. 

O mestre Okazaki dizia que no karate o importante não era só chutar e socar, mas também a prática do Dojo Kun e do Shoto Niju Kun. Acreditava que sua missão era contribuir para trazer a paz ao mundo e ele acreditava que deveria ser sua missão também.

Livro sobre o Mestre Okazaki


Vídeo: The Legacy of a Master!




Fonte: Pinto Karate Dojo, ISKF

terça-feira, 14 de abril de 2020

História do Kata Tekki



Tekki (鉄 騎) Naihanchi (ナ イ ハ ン チ), ou Naifanchi (ナ フ フ ァ ン) é um kata do karate realizado em Kiba Dachi (騎馬 立 ち) ou postura do cavaleiro de ferro.

“Diz-se que Sokon Matsumura (1796-1893) trouxe Naihanchi ao karatê. Matsumura fundiu a arte de combate de Okinawa em Te com vários métodos de kempo chinês para formar o que ficou conhecido como Shuri-te. Tais eram as habilidades de luta de Matsumura que ele foi apontado como guarda-costas e instrutor de artes marciais para três reis sucessivos das ilhas Ryukyu. Matsumura cumpriu esse papel até a dissolução da monarquia em 1879. Em um reconhecimento adicional de suas proezas de luta, Matsumura era frequentemente chamado de "Bushi (guerreiro) Matsumura". Além de seus deveres de guarda-costas, Matsumura ocasionalmente visitava a China como enviado para assuntos de Estado. Durante essas viagens, ele estudava kempo pelos militares chineses e visitava escolas locais de artes marciais. É possível que Matsumura tenha sido apresentado a Naihanchi pela primeira vez em uma dessas viagens. Ele também pode ter recebido instruções no kata de um dos muitos artistas marciais chineses que visitaram Okinawa.”

Entre os alunos de Matsumura estava 'Anko' Yasutsune Itosu (1830-1915), que se especializou no kata Naihanchi e acreditava que era "o kata mais fácil e mais difícil de aprender". Itosu desenvolveu e revisou muitos kata e foi ele quem criou as versões Nidan e Sandan, além de dar ao kata original seu sufixo Shodan.

Itosu foi um dos professores de Kenwa Mabuni (fundador da Shito-Ryu) e de Gichin Funakoshi (fundador da Shotokan). Em seus escritos, Funakoshi nos informa que Itosu exigia que ele praticasse cada versão de Naihanchi por mais de três anos.

Os métodos e técnicas de Naihanchi são altamente potentes e dignos de estudo profundo. Se as técnicas são visualmente impressionantes ou não, nunca deve ser considerado, a única coisa que importa é se as técnicas incapacitarão o oponente. Naihanchi fazia parte dos métodos de Matsumura, Itosu, Funakoshi, Otsuka, Motobu, Mabuni etc., todos os quais eram capazes de lutar. Se você deseja apenas impressionar os outros com seu kata, a prática de Naihanchi trará pouca recompensa. No entanto, se você precisa de habilidades eficazes de combate a curta distância e deseja seguir os passos de alguns dos maiores mestres do karatê, então Naihanchi e suas aplicações devem ser praticadas incansavelmente e estudadas profundamente.

“O nome Tekki (Naihanchi) se refere à característica que distingue esse kata, a sua postura de cavaleiro (kiba-dachi). Nele, as pernas ficam firmes, em posição de montaria, e a tensão é aplicada sobre as bordas externas da sola dos pés no sentido de forçar os pés em direção ao centro.”

Segundo Nakayama “A pessoa deve adquirir a dignidade e a força das técnicas do karate mas, mais do que isso, ela deve chegar a dominar a dinâmica, a força propulsora que vem com a pratica, com o propósito de fortalecer os quadris e as posturas.”

Os katas da série Tekki (Naihanchi) são divididos em três e são executados na maior parte na postura kibadachi (postura do cavaleiro). Seus objetivos são iguais aos dos Heian, ou seja, o aperfeiçoamento das bases e a adoção de uma postura firme. Os deslocamentos são sempre para as laterais, nunca para frente nem para trás.


Em breve irei falar sobre cada um deles.



Fonte: FUNAKOSHI, Gichin. Karate-dô Kyuhan: o texto mestre. São Paulo: Cultrix, 2014.
NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karate – Heian e Tekki. São Paulo: Ed.14, Cultrix, 2013

sábado, 7 de março de 2020

FazAtleta recebe projetos esportivos de 11 a 18 de março


O Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta) vai investir R$ 4,5 milhões, a título de incentivo fiscal, em apoio ao esporte na Bahia. A aprovação dos recursos, correspondente ao exercício financeiro de 2020, foi assinada pelo governador Rui Costa na quarta (4) e foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira (5).

As Inscrições


No período de 11 a 18 de março os Projetos de atletas, equipes e eventos esportivos podem ser inscritos na primeira chamada anual do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta). As propostas devem ser entregues na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Esportes, através do telefone (71) 3115-1642, para obter mais informações sobre a documentação necessária e agendar o horário de atendimento. Em 2020, o FazAtleta vai investir R$ 4,5 milhões, a título de incentivo fiscal, em apoio ao esporte na Bahia.

Mais informações, acesse – www.setre.ba.gov.br/fazatleta

Sobre o Programa Faz Atleta


Criado em 1999, o FazAtleta é destinado a atletas, equipes e eventos. O apoio inclui o pagamento de despesas em viagens, aluguel de equipamento esportivo, contratação de seguro de vida e aquisição de material esportivo, além de bolsa-auxílio para o atleta que se dedica exclusivamente à prática esportiva e remuneração do técnico que o acompanha, dentre outros benefícios.

O programa funciona por meio da concessão de abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é dado a empresas situadas na Bahia e que apoiam financeiramente projetos esportivos que são aprovados pela Comissão Gerenciadora do Programa.

É destinado para atletas, equipes e eventos, que se enquadram na categoria de Esporte Amador Olímpico e Paralímpico, e que têm o objetivo de promover o incentivo ao desenvolvimento do esporte amador baiano.


Fonte: Setre

sexta-feira, 6 de março de 2020

Seleção baiana de karate termina primeiro dia de competição em 4º lugar na classificação geral



Ontem (05/03) aconteceram as competições das categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, júnior e sub21 na modalidade kata e na modalidade kumite aconteceram competições nas categorias sub-12, sub-14, júnior e sub-21.

Confira abaixo o Resultado do primeiro dia de competição da seleção baiana

NO KATA
Nesta modalidade a seleção conquistou os principais resultados.
No sub-10 masc da divisão de novos (branca a vermelha) o atleta Matheus Barreto ficou em 3º lugar. No feminino Ana Ferreira ficou em 3º lugar.
No sub-10 da divisão de novos (laranja a verde) a atleta Mariana Lima conquistou o ouro.
No sub-12 da divisão especial (roxa a preta) a atleta Luane Jesus conquistou o 3º lugar.
No sub-14 da divisão especial (roxa a preta) as atletas Natasha Nascimento e Natali Lima conquistaram os dois 3º lugares. (a competição permite ter dois terceiros, segundo o regulamento da competição)
No júnior da divisão de novos (branca a verde) o atleta Rauanderson Santos ficou com o 3º lugar. No júnior da divisão especial (roxa a preta) o atleta Rafael Lopes Santos ficou com o 3º lugar.
No sub-21 divisão de novos (branca a verde) o atleta Vitor Jesus ficou em 1º lugar. No sub-21 da divisão especial (roxa a preta) o atleta Izaac Soares que ficou em 1º lugar. No feminino Francyne Santana ficou em 2º lugar.

NO KUMITE
Na divisão de novos (branca a verde)
Sub 12 - 40Kg Masc - Tiago Anjos – 3º lugar
Sub 12 - 45Kg Masc - Gabriel Soares – 2º lugar
Sub 12 - 50Kg Masc - Bernardo Santana – 1º lugar
Sub 12 - 30Kg Fem - Sophia Oliveira – 2º lugar
Sub 12 - 35Kg Fem - Leticia Rocha – 1º lugar
Sub 14 - 35Kg Masc - Luiz Jesus – 3º lugar
Sub 14 - 55Kg Masc - Victor Seixas – 1º lugar
Junior - 55Kg Masc - Kauã Goes – 3º lugar
Junior - 68Kg Masc - Rick Almeida – 2º lugar
Junior - 53Kg Fem - Mayara Souza – 1º lugar e Evellyn Santos – 2º lugar.

Na divisão especial (roxa a preta)
Sub 12 - 40Kg Masc - Matheus Mascarenhas – 1º lugar e Lucas Reis em 3º lugar.
Sub 12 - 35Kg Fem - Luane Jesus – 1º lugar
Sub 14 + 55Kg Masc - Enzo Malaquias – 2º lugar e Davi Azevedo ficou em 3º lugar.
Junior - 76Kg Masc - Diego Moreira – 3º lugar e Kauã Pimentel também ficou em 3º lugar.
Junior - 53Kg Fem - Julia Nascimento – 3º lugar
Sub 21 - 60Kg Masc - Filipe Souza – 2º lugar
Sub 21 - 67Kg Masc - Samuel Teixeira – 1º lugar

Neste primeiro dia a Bahia ficou no geral em 4º lugar, ficando atrás de Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 4 de março de 2020

Eventos de Karate no Mês de Março

Confira os eventos de karate autorizado e/ou promovido pela CBK e WKF para este mês.


Campeonato Brasileiro de Karate – I Etapa Natal – 04 a 08 de março no Rio Grande do Norte




Circuito Open Nacional – I Copa Evani Eulálio de Karate – 14 de março em Goiânia


Karate 1 – Premier League Rabat – 13 a 15 de março em Marrocos - EVENTO CANCELADO devido ao Coronavírus.



European Karate Championships – 25 a 29 de março em Azerbaijão

Seleção Baiana de Karate Viaja para Participar do Campeonato Brasileiro – Etapa Rio Grande do Norte



No período de 04 a 08 de março acontece na cidade de Natal no RN, a I Etapa Classificatória do Campeonato Brasileiro de Karate 2020. O Brasileiro de Karate estar dividido em 5 etapas classificatória e uma etapa final.

O evento conta com 21 Estados e cerca de 1160 inscritos. Disputando nas modalidades kata e kumite individual e equipe, além das competições universitária, parakarate e a seletiva nacional. A Bahia estará participando deste evento com 147 atletas, a segunda maior delegação deste evento a primeira é Pernambuco com 183 atletas.

Alguns atletas baianos de expressão nacional e até internacional estarão participando desta competição, como Rafael Lopes, Patricia Carvalho, Inês Leal, Júlia Nascimento, Izaac Matos, Fabrice Chiron, Frederico Rocha.

Confira abaixo a programação da competição.


sábado, 1 de fevereiro de 2020

Brasília sediará pela primeira vez o Mundial Universitário de Karatê 2020


No período de 10 a 16 de novembro, Brasília sediará pela primeira vez o Mundial Universitário de Karatê. A competição ainda não tem local definido, mas está sendo planejada para receber delegações dos mais diversos países.

Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), explica que a competição é uma das mais importantes dentro do calendário da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), considerando nível técnico, quantidade de atletas presentes e de países representados. Segundo ele, trazer o mundial para o Brasil dá continuidade ao projeto da CBDU de sediar os principais eventos esportivos internacionais a nível universitário.

Ao todo, 32 modalidades esportivas têm campeonatos mundiais universitários a cada 2 anos. Para chegar ao veredito de qual mundial sediar, a CBDU prioriza os eventos de maior relevância e que ainda não tenha recebido no Brasil. “Nós estamos colocando grande atenção nessa competição para que a CBDU possa sediar um campeonato inesquecível, com qualidade na estrutura, na parte técnica, para receber no Brasil os principais caratecas do mundo e fazer uma competição memorável”, afirma Luciano Cabral.

O presidente da Confederação esclarece que é muito importante para o país e para a CBDU continuar sediando campeonatos mundiais do programa da FISU, uma vez que isso qualifica cada vez mais a CBDU no que diz respeito a gestão e a organização, e também dá cada vez mais oportunidade para os atletas universitários brasileiros de disputarem as principais competições do mundo.

Para participar da competição, os atletas da modalidade deverão participar do Jogos Universitários Brasileiro (JUBs) – modalidade lutas. O JUBs lutas acontecerá de 29 de abril a 03 de maio, em Trindade – GO, e servirá como etapa classificatória para a equipe que representará o Brasil no Mundial.

O último Mundial Universitário de Karatê aconteceu em Kobe, no Japão nos dias 19, 20, 21 e 22 de julho de 2018. Ao todo, a seleção brasileira foi composta por 9 atletas.


Fonte: CBDU

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Kata Heian Godan



Quinto kata da série heian é composto por 23 kyodos (movimentos) e sua linha de atuação é em forma de T.

“Neste kata é usada uma postura especial do antebraço: a postura da “água corrente” (mizu-nagare). Este kata é usado para golpear. Não esqueça de que antebraço e tórax devem ficar paralelos.”

Neste kata é importante ter domínio do equilíbrio, como ao assumir a postura de pernas cruzadas após o movimento de salto.

Os kiai são dados nos movimentos 12º e no 19º.

“As técnicas incluem a postura da “água corrente” (mizu-nagare), bloqueio em x do nível superior, bloqueio do nível médio pressionando com a palma de ambas as mãos, bloqueio para baixo e para o lado partindo da postura do cavaleiro, bloqueio em gancho, para o lado, do nível médio, chute em forma de meia-lua e posição de pés cruzados depois de saltar. Ao passar do soco para tras de nível médio da postura recuada para a postura informal da água corrente” (movimentos 2-3 e 5-6), a cabeça, os braços e a perna têm que se mover em coordenação com o giro dos quadris. Dominados esses movimentos, os movimentos 10,11 e 12 podem ser executados seguidamente. No movimento 19, a postura de pés cruzados depois de saltar tem que ser firme. Essa postura ocorre frequentemente no kata.”

As Bases Utilizadas são: Zenkutsu Dachi, Kosa Dachi, Heisoku Dachi e Kokutsu Dachi.

Os Movimentos de Defesas são: Uchi Uke, Mizu Nagare, Morote Uke, Gedan Jiju Uke, Jodan Jiju Uke, Osae Uke, Kake Uke e  Manji Uke.

Os Movimentos de Ataques são: Gyaku Zuki, Chudan Zuki, Oi Zuki, Mizazuki Geri, Empi Uchi e Koho Tsuki-Age.

Os chutes utilizados neste kata são: Mikazuki-geri.

Duração: Cerca de 50 segundos.

Este kata pertence ao estilo shotokan e é treinado pelo faixa verde (3º Kyu).




Fonte: NAKAYAMA, Masatoshi. O melhor do Karate – Heian e Tekki. Vol.5
NAKAYAMA, Masatoshi. O melhor do Karate – Visão abrangente – Práticas. Vol.1

domingo, 26 de janeiro de 2020

2020, Ano do Rato

Crédito da Imagem: Freepik
O novo ano chinês será governado pelo signo do Rato do elemento Metal. Este signo é o primeiro animal do zodíaco chinês. Dessa forma, pode representar o ano dos começos. Aproveite a tendência energética que direciona para novos começos e inicie algo novo que esteja pensando em realizar. Prepare-se para um 2020 acolhedor e divertido, repleto de momentos de descontração e bom-humor. Isso é o que diz o horóscopo chinês para o ano 2020. 

De acordo com a astrologia chinesa, estamos no ano de 4718 do calendário lunar ou 2020 do calendário solar. Este ano começa no dia 25 de janeiro de 2020 e terminará em 11 de fevereiro de 2021. E vem trazendo boas oportunidades e inspiração para novos projetos. Pode respirar tranquila que 2020 será um ano marcado por novos começos, novas chances e novos amores. Sem falar no dinheiro e no sucesso que vêm junto com o rato chinês.

“Para os chineses um ano que começa é sempre a possibilidade de mudança. É energia que se renova e cabe a cada um extrair e aproveitar o que de melhor o ano proporciona.”

O que esperar de 2020

2020 será regido pelo rato de metal que significa prosperidade e colheita na cultura chinesa, por isso o ano será de grandes mudanças, conquistas, transformações, conclusões de projetos, de estar aberto a novas oportunidades, mas também será para reconciliar com amores, amizades e com todos aqueles que magoamos de alguma forma. O ano do rato será para colher o que se plantou e ter sucesso, mas lembre-se que o metal representa as emoções fortes e poderosas, com isso é bom ser ponderado nas decisões a serem tomadas, ir com cautela, analisando todos os pontos. O rato de metal é menos sentimental, por isso o risco de tomar uma decisão errada pelo calor das emoções, se torna uma grande possibilidade.

Nada melhor que analisar com cuidado algumas questões, fazer novas perguntas, trilhar outros caminhos, buscar o amadurecimento, o crescimento, olhar com outros olhos para novas oportunidades, possibilitando alcançar novos horizontes.

Características do Rato

Você já deve ter percebido que o rato é um ser curioso e que gosta de explorar e o ano regido por este signo influencia as pessoas despertando nelas novas habilidades, aguçando a inteligência para aproveitamento de novas estratégias.

O rato de metal é um signo cativante e carismático, mas ao mesmo tempo é persuasivo - o que dá espaço para defeitos como inveja, egoísmo, ciúme, egocentrismo e possessividade.

Personalidade 

O rato de metal é um ser que necessita do reconhecimento e admiração, que sempre quer impressionar e ter toda atenção voltado para ele, mesmo tendo uma personalidade ciumenta e dominante entre os 12 animais do horoscopo chinês.

O rato de metal ama sua liberdade e nunca faz o que não estar afim, odeia ficar de fora de acontecimentos marcantes, é uma pessoa ideal para solucionar problemas financeiros, mas tem extrema dificuldades em assumir os erros e aprender com eles. 

Relacionamento 

A comunicação é o segredo para que haja harmonia entre o casal em 2020, depois de tantos imprevistos que aconteceram em 2019.

Começaremos um semestre com muita paixão, a conexão física e emocional, mas muito cuidado no segundo semestre, pois os desentendimentos devidos a desconfiança e traições podem abalar a relação. Esclarecer os pontos é uma maneira para que tudo fique bem. O rato de metal também, em alguns momentos querem ficar sozinho, longe de tudo, isso pode acontecer mesmo estando com seus amigos.

Se estiver procurando um amor, então tente se relacionar com pessoas do signo chinês búfalo, macaco ou dragão, de preferência ficando longe do signo cavalo, pois são pessoas que mudam de opinião com frequência.

Amor 

Ficar sozinho não é o forte desse signo, mas este ano deverá refletir sobre envolvimento em romances passageiros. Quem se relacionar com pessoas deste signo terá muita diversão e nada de monotonia, lembrando que respeitar as necessidades e sentimentos dos outros fará com que se tenha um relacionamento maravilhoso, não só para quem quer algo sério, mas também, para aquele que já tem, lembrando de não deixar terceiros se intrometer em sua vida, e assim terá momentos especiais e único.

Saúde

No geral, o ano do rato 2020 de metal será de boa saúde para todos, por isso a prática de esporte é fundamental para manter o corpo e mente em forma. Para os mais agitados é preciso encontrar o equilíbrio energético para não extrapolar e perder o sono à toa.

O segundo semestre lhe trará muita energia e alto astral mantendo a boa saúde física e emocional, e não deixe de cuidar da saúde espiritual, mantendo assim o equilíbrio.

Profissional

Boa notícia: 2020 é o ano do sucesso, de acordo com o horóscopo chinês. Que tal tirar do papel os sonhos mais loucos e colocar em prática!!??? Pois o ano do rato de metal irá lhe proporcionar novas conquistas, até mesmo as mais inesperadas, afinal o ano 2020 tem boas chances de tudo dá certo.

A esperança de conseguir um trabalho é real e não pense que é qualquer trabalho, mas aquele que você tanto almeja.

Trabalho

Favorece atividades independentes ou autônomas. Se você tem emprego, é uma boa hora para economizar uma grana extra. Agora, se procura um emprego, as portas se abrirão com oportunidades.

Financeiro

Para quem sabe poupar e investir o ano 2020 será de frutos e não será surpreendido por obstáculos financeiros. O controle na administração financeira irá lhe proporcionar nessa boa fase, fechar negócios importantes como adquirir imóvel, realizar excelentes investimentos, pagar dívidas, mas tudo isso com cautela e inteligência sem ser impulsivo.

Dinheiro

Para quem não sabe se está vivendo ou só pagando boletos, a dica é se programar e não gastar com supérfluos ao longo do ano, assim, as finanças devem ficar em dia e nada vai faltar. O famoso ‘bico’ pode render uma grana extra.

Astrologia, a Numerologia e o Horóscopo Chinês

“Justiça, reconciliação e positividade são as três palavras fortes para 2020, de acordo com a Astrologia, a Numerologia e o Horóscopo Chinês.” Ano do número 4, do sol, do rato e das cores azul, ouro e verde. O ano será regido pelo Sol que traz luz, positividade e confiança demasiada.

Entretanto, o planeta terra está sob o ciclo de Saturno desde de março de 2017 até 2052, com isso muito cuidado com a arrogância e coisas feitas as escondidas, afinal Saturno prima pela seriedade, justiça e coletivo, mesmo com o sol favorecendo o ego, clareza e transparências são as exigências para o ano, pois o sol irá iluminar tudo que estar escondido.

2020 será de mudanças nos diversos campos: políticos, econômico, tecnológico e meio ambiente, e para focar na justiça e em tudo que propicie benéficos ao coletivo. A partir de 20 de março iniciará o ano astrológico e você começará a sentir as mudanças, especialmente nas relações entre pessoas.

Apesar dos dois últimos anos terem sido marcados por conflitos de opiniões e radicalismo no âmbito social, político, religioso e familiar, 2020 chega para minimizar esses conflitos e tentar reconciliar, afinal o ano é de transformação coletiva. “ano terá seis eclipses e a cada um, novos desafios e novas mudanças virão, abrindo caminho para transformações e realização de sonhos.”

Segundo o horoscopo chinês as pessoas que nasceram nos anos de 1900, 1912, 1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008, 2020, 2032... pertence ao ano do Rato. Sendo que a cada ciclo muda o elemento. São eles: água, terra, metal, fogo, madeira.

Conheça algumas personalidades famosas que nasceram no ano do Rato: Robert Redford, Ozzy Osbourne, Olivia Newton-John, RuPaul, Diego Maradona, Hugh Grant, Dwayne Johnson, Eninem, Cameron Diaz, Bem Affleck, Katy Perry, Scarlett Johansson, Zilda Cardoso, Ivete Sangalo, Tony Ramos, Jorge Amado, Renato Russo, Luiza Possi, Junior Lima, Ana Paula Araujo, Renata Vasconcellos, Marco Nanini.

Acontecimentos Anteriores no Ano do Rato

1900 (metal) 
  • O livro A Interpretação dos Sonhos de Freud
  • Começou a funcionar a primeira linha de bondes elétricos em São Paulo.
  • II Jogos Olímpicos realizado em Paris/FRA
1912 (água)
  • Início da Guerra do Contestado, conflito que envolveu os Estados Paraná e Santa Catarina
  • Primeira Guerra dos Balcãs
  • Yoshi Hito – se tornou o 123º imperador do Japão
  • Salvador, a capital do Estado da Bahia, é bombardeada pela força federal.
  • O Bondinho do Pão de Açúcar é inaugurado na cidade do Rio de Janeiro.
  • Naufrágio do Titanic onde morreram 1517 passageiros.
  • Decadência do ciclo da borracha na Amazônia 
  • Nascia neste ano Jorge Amado, Herivelto Martins, Nelson Rodrigues, Luiz Gonzaga (conhecido como Rei do Baião).
  • V Jogos Olímpicos realizado em Estocolmo/Suécia
  • Morria neste ano o Barão do Rio Branco.
1924 (madeira)
  • Ocorreu a segunda Revolta do movimento tenentista ou Revolta Paulista, na cidade de São Paulo.
  • No dia 26 de setembro o dia 1º de maio foi consagrado á confraternidade universal das classes operárias e a comemoração dos mártires do trabalho pelo então Presidente Arthur Bernardes
  • No dia 05 de outubro o dia 12 de outubro é oficializado o dia das crianças.
  • VIII Jogos Olímpicos realizado em Paris/FRA
  • Morria Nilo Peçanha, sétimo presidente do Brasil
1936 (fogo)
  • Os Jogos Olímpicos em Berlim é lembrado pela tentativa fracassada de Adolf Hitler de usá-los para provar sua teoria de superioridade racial ariana. Como se viu, o herói mais popular dos Jogos foi o velocista afro-americano e saltador Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro nos 100m, 200m, revezamento 4x100m e salto em distância.
  • Guerra Civil Espanhola.
  • Inauguração da Biblioteca Monteiro Lobato em São Paulo.
  • Nascia neste ano Carlos Alberto de Nóbrega, Éder Jofre.
1948 (terra)
  • Criação do estado de israel. Primeira Guerra Árabe-Israelense. 
  • XIV Jogos Olímpicos em Londres Brasil conquista bronze no basquete.
  • Aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, elaborada pela ONU.
  • Morria neste ano Monteiro Lobato
1960 (metal)
  • Ocorreu a inauguração da nova capital do Brasil: Brasília.
  • Assalto ao trem pagador da Estrada de Ferro Central do Brasil aconteceu em Japeri, no estado do Rio de Janeiro. 
  • Éder Jofre torna-se o campeão mundial dos pesos-galo da Associação Mundial de Boxe (AMB) ao vencer o campeão mexicano Eloy Sanchez, em Los Angeles, Estados Unidos.
  • XVII Jogos Olímpicos realizado em Roma/ITA
  • Nascia neste ano Ayrton Senna.
1972 (água)
  • A exibição da tradicional Festa da Uva, em Caxias do Sul, marcou a primeira transmissão oficial em cores da televisão brasileira. 
  • A primeira empresa de fabricação de componentes semicondutores foi fundada no Brasil, a Transit – Semicondutores S. A., com a proposta de industrializar os projetos do LME e de levar o País à autonomia tecnológica em circuitos digitais.
  • Emerson Fittipaldi conquistou o primeiro título de campeão mundial de Fórmula 1 após vencer o Grande Prêmio da Itália.
  • XX Jogos Olímpicos realizado em Munique/Alemanha
1984 (madeira)
  • Movimento das “Diretas Já”, com ampla participação popular, pedia a volta do voto direto para presidente da república.
  • O Sambódromo é inaugurado na cidade do Rio de Janeiro com o desfile do Grupo 3 das escolas de samba.
  • Joaquim Cruz ganha a medalha de ouro nos 800m nos XXII Jogos Olímpicos em Los Angeles/EUA.
1996 (fogo)
  • Suposta aparição de extraterrestre, famoso E.T de Varginha.
  • Os integrantes da banda Mamonas Assassinas morrem quando o jato onde voavam cai sobre a Serra da Cantareira, em São Paulo.
  • Os assassinos de Chico Mendes, Darci e Darli são recapturados pela polícia federal.
  • XXVI Jogos Olímpicos realizado em Atlanta/EUA. Foi marcado pelos 100 anos dos Jogos na Era Moderna
  • Neste ano o cantor Renato Russo morre 
2008 (terra)
  • Os quadros de Portinari, o Lavrador de Café e de Pablo Picasso, Retrato de Suzanne Bloch roubados do Museu de Arte de São Paulo são recuperados.
  • Neste mesmo ano as obras de e Lasar Segall, Di Cavalcanti e Pablo Picasso são roubadas da Estação Pinacoteca, em São Paulo.
  • O filme brasileiro Tropa de Elite, de José Padilha, conquista o Urso de Ouro, prêmio de melhor filme do Festival de Berlim.
  • César Augusto Cielo Filho leva a primeira medalha de ouro em natação em Jogos Olímpicos.
  • Maurren Maggi ganha a primeira medalha de ouro individual feminina.
  • A equipe de vôlei feminina leva o ouro nos XXIX Jogos Olímpicos de Beijing.
  • Centenário da Cruz Vermelha Brasileira. Centenário da imigração japonesa no Brasil. Bicentenário da Polícia Civil do Brasil.
  • Morre Beto Carrero.
2020 (metal) – Quais surpresas esperam para nós este ano? Olimpíadas, ano bissexto, feriados e eleições. Esses são alguns eventos que nos espera. O próximo ano do rato do elemento agua será em 2032.

Para saber qual é seu signo chinês reveja este post que fiz a algum tempo atrás. Lá você vai saber qual é seu signo e qual elemento você pertence.

Fonte: Site Personare, Astro Centro, Independente