O terceiro esporte marcial a fazer parte dos Jogos Olímpicos,
o karate estreou em Tóquio 2020 em duas categorias kata e kumite. Após anos
sonhando em ver e estar nas olimpíadas os karatekas do mundo puderam ver este
grande sonho ser realizado. Mas infelizmente pode ser a última vez, por
enquanto, que veremos esta modalidade nos Jogos Olímpicos, já que em 2024 o
karate não estará presente nos Jogos de Paris e no lugar dele ficará o
breakdance. Com isso, os atletas que participaram desta olimpíadas não só
lutaram por um lugar mais alto no pódio, mas também mostrar toda a importância
e beleza dessa arte marcial.
Os karatekas não vão perder as esperanças de ver novamente o
karate nas Olimpíadas e a história mostra que esta situação já aconteceu com
outras modalidades, como o tênis que desde a sua estreia em Atenas – 1896, o
esporte fez parte do programa até Paris-1924, disputou como demonstração na
Cidade do México-1968 e Los Angeles-1984, mas só voltou oficialmente em Seul-1988.
O golfe detém o recorde de esporte que mais tempo ficou de fora do
programa, ao todo foram 112 anos e só retornou nos Jogos do Rio-2016. O golfe estreou
em Paris – 1900. Então não vamos desistir de acreditar que o karate vai voltar
aos Jogos Olímpicos.
O karate em Tóquio
Na noite do dia 04 de agosto (05.08 no Japão) deu inicio as competições de kata e kumite no Nippon Budokan. Nesse dia aconteceram as disputas das categorias de kata feminino, kumite feminino -55kg e kumite masculino -67kg.
A primeira a pisa no tatame foi a alemã Jasmin Juettner na modalidade kata. No kata feminino a atleta Sandra Sanchez venceu na final a japonesa Kiyou Shimizu tornou-se a primeira campeã olímpica de karate na história. A espanhola, que foi campeã mundial em 2018, conseguiu 28,06 pontos, contra 27,88 da atleta japonesa. As medalhas de bronze foram conquistadas por Mo Sheung Grace Lau (Hong Kong) e a italiana Viviana Bottaro.
No kumite masculino -67kg o francês Steven da Costa venceu Eray Samdan da Turquia por 5x0 conquistando a medalha de ouro. O bronze ficou para Darkhan Assadilov do Cazaquistão o segundo bronze foi para Abdel Almasatfa da Jordânia.
No kumite feminino -55kg a búlgara Ivet Goranova venceu a ucraniana Anzhelika Terliuga por 5 x 1, tornando-se a primeira campeã olímpica. O bronze ficou para Bettina Plank da Austria e o segundo bronze para Tzuyun Wen do Taipei Chinês.
No dia 05 de agosto (06.08 no Japão) foi a vez do kata masculino e kumite feminino -61kg e kumite masculino -75kg.
O atleta japonês Ryo Kiyuna recebeu uma pontuação de 28,72 com isso, levou o ouro na categoria kata e seu adversário Damian Quintero da Espanha com a pontuação de 27,66 ficou com a prata. Ali Sofuogiu da Turquia e Ariel Torres dos Estados Unidos ficaram com o bronze.
No kumite feminino -61kg o ouro foi para chinesa Xiaoyan Yin que venceu por hantei para Jovana Prekovic da Sérvia. O bronze ficou para Giana Lotfy do Egito e Merve Coban da Turquia.
No kumite masculino -75kg o italiano Luigi Busa venceu Rafael Aghayev do Azerbaijão por 1x0 ficando com o ouro. Karoly Gabor Harspataki da Hungria e Stanislav Horuna da Ucrânia No dia 06 de agosto (07.08 no Japão) aconteceram as competições de kumite feminino +61 e kumite masculino +75kg. A egípcia Feryal Abdelaziz venceu por 2x0 a atleta Iryna Zaretska do Azerbaijão conquistando o ouro. As medalhas de bronze ficaram para a chinesa Li Gong e Sofya Berultseva do Cazaquistão. No kumite masculino +75kg o ouro foi para o iraniano Sajad Ganjzadeh ganhou por hansoku o atleta do Cazaquistão Tareg Hamedi. O bronze ficou para Ryutaro Araga do Japão e Ugur Aktas da Turquia. Ao todo foram 82 atletas de 36 países que tiveram seus sonhos realizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."