terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Seleção Baiana Master termina em 4º lugar no Campeonato Brasileiro de Karate Master e Parakarate 2022


Foi realizado no período de 07 a 11 de dezembro, na cidade de Caucaia-CE, o Campeonato Brasileiro de Karate Master e Parakarate 2022.

A Seleção Baiana foi formada por 20 atletas de ambos os sexos que disputaram no individual e em equipe, nas modalidades kata e kumite. A Bahia teve 03 equipes, 02 no kata (sendo 01 feminino e 01 masculino) e 01 no kumite masculino.

O Campeonato Brasileiro Master é disputado em sua grande maioria por professores e mestres de todo Brasil. Ao todo foram quase 200 atletas entre Master e PCD participando deste evento. 

O evento teve a realização e organização da Confederação Brasileiro de Karate.

O Resultado

A Bahia conquistou 09 medalhas de ouro, 03 de prata e 10 de bronze, totalizando 22 medalhas no geral, terminando em 4º lugar no quadro de medalhas.

Confira abaixo o resultado dos atletas

Kata

Jamile Nascimento – 3º lugar

Rayssa Pontes – 1º lugar

Paula Marques – 1º lugar

Inês Leal – 1º lugar

Luiz Inácio Júnior – 1º lugar

Rivailton Silva – 1º lugar

João Paulo Silva – 3º lugar

Iuri Jardim – 3º lugar

Milton Melo – 3º lugar

Fabrice Chiron – 1º lugar

Valnei Barreto – 1º lugar

Heber Uzun – 3º lugar

Carlos Santander – 2º lugar

Equipe feminina de kata – 2º lugar

Equipe masculina de kata – 1º lugar

 

Kumite

Inês Leal – 2º lugar

Rivailton Silva – 3º lugar

Julio Neto – 1º lugar

Claudio Souza – 3º lugar

Heber Uzun – 3º lugar

Carlos Santander – 3º lugar

Equipe masculina – 3º lugar

 

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Kata Jion


O nome Jion pode ser traduzido como gratidão e piedade. Este kata do estilo Shotokan tem sua origem no estilo Shorei-ryu, que é baseado no estilo Shorin-Ryu (Shaolin), um estilo de Okinawa-te originalmente chinês.

De acordo com Nakayama, “Esse kata contem em si a harmonia perfeita de Buda, e seus movimentos calmos ocultam um espírito forte.”

Jion, Ji'in e Jitte (Jutte) são frequentemente agrupados. A razão para isso é que Jion, Jitte (Jutte) e Ji'in começam com a mesma característica (kamae) da mão esquerda cobrindo a direita, que aparentemente tem raízes no boxe chinês antigo e é chamada de postura "Ming saudação" (palma sobre o punho). No Karate esta postura é chamada de “Jiai no Kamae”.

De acordo karatevancouver, “há muitas maneiras diferentes de escrever a palavra Jion. Alguns deles são apresentados aqui para consideração como possibilidades.” 

1 - 慈恩: “Misericórdia do Amor”

Ji: Amor universal, terno, gentil e amoroso

On: Misericórdia, graça, favor, benevolência ou bondade

Alguns tentam usar isso para amarrar Jion de volta à China. Mas, há um monte de templos no Japão chamados Jion. Muitos deles usam a mesma grafia de kanji para seus nomes. Jion como um nome de templo é muito comum e porque o nome é tão comum, mesmo que Jion tivesse o nome de um templo, nunca seríamos capazes de descobrir qual. 

2 - 寺音: “Som do Templo”

Ji: Templo

On: som

O significado pode ser o som do sino do templo tocando 

3 - 寺恩: “Misericórdia do Templo”

Ji: Templo

On: Misericórdia, graça, favor, benevolência ou bondade

Mostrando talvez o conceito histórico de buscar santuário dentro das paredes de um templo como Musashi fez em Kanchi'in em Kyoto.

Jion é um kata obrigatório em todas as Federações, incluindo as Organizações de Karate Dô do Japão, e é praticado apenas nos estilos Shotokan e Wado-Ryu.

História

Existe a crença de que o kata Jion (慈恩) era de origem chinesa por causa da palavra “Jion”, um termo budista encontrado nos livros antigos da China. Há alegações de que o nome vem de um templo chamado Jion-Ji, que literalmente significa “Templo Jion”, onde as artes marciais eram praticadas. Depois, chegou a Tomari em Okinawa.

O nome Jion foi encontrado várias vezes em documentos chineses antigos, “e é possível que alguma forma de boxe chinês tenha sido transmitida por pessoas ligadas a um templo chamado Jion.”

O Kata

Este kata não inclui nenhuma técnica particularmente difícil e é perfeito para praticar e dominar os movimentos giratórios e de mudança de direção. Pode-se notar alguns movimentos dos kata heian e tekki.

É um kata considerado simples, porém os movimentos podem ser executados com força, firmeza e equilíbrio através de sua base pesada.

Talvez o ponto mais importante deste kata seja: os movimentos de avanço com rotação e giro do corpo executando movimentos simultâneo de braços e pernas.

O Jion é único entre os kata, e é um dos poucos kata do karate em que as combinações de bloqueio/contra-ataque são executadas enquanto avançam nas bases.

Dicas importantes

  • Esse kata possui diversas técnicas com execução de técnicas duplas (como manji uke, kakiwake uke, juji uke, morote uke, e o uchi uke em conjunto com o gedan barai já no início do kata, entre outras)
  • No início, ao juntar as mãos, posicione elas na mesma altura do seu queixo
  • Preste atenção aos giros necessários e ao movimento do manji uke, base e posição dos braços
  • Há uma boa variação entre movimentos rápidos e lentos durante o kata
  • Com diversas mudanças de direção, preste muita atenção ao seu equilíbrio
  • No final do kata, o yumi zuki deve ser executado com a posição correta dos braços e mãos, conforme o vídeo
  • O segundo KIAI é o único KIAI de todo o estilo Shotokan com um som prolongado pois é feito em uma execução de um movimento longo e profundo

O kata Jion do estilo shotokan possui 47 movimentos (kyodo). O kiai fica no 17º e 47º movimento (kyodo).

As bases utilizadas neste kata são: heisoku dachi, zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kosa-dachi, kokutsu dachi



Fonte: O Melhor do Karate – Gankaku, Jion. M.Nakayama vol.08, sites karatevancouver, The Martial Way, Karate Faixa Preta

domingo, 20 de novembro de 2022

Taça Denilson Caribé 2022 - Circuito Open Nacional de Karate

O evento mais tradicional do karate baiano e nacional está de volta após 2 anos. A Taça Denilson Caribé acontecerá no dia 26 de novembro, na Associação Atlética Banco do Brasil – Salvador/BA.

De acordo com os organizadores do evento só “poderão participar os atletas pertencentes aos clubes filiados à Federação Bahiana de Karate – FBK ou às Federações de todos os Estados brasileiros filiadas à Confederação Brasileira de Karatê – CBK, desde que estejam em pleno gozo dos seus direitos estatutários e em conformidade com os respectivos regulamentos.”

A competição é voltada para todas as graduações que é dividida em dois grupos (divisão de novos, até verde e divisão especial, roxa a preta) e de pessoas com necessidades especiais.

Ao todo serão 391 atletas que representarão 42 clubes (sendo 32 da Bahia e 10 de outros Estados)

Sobre o evento

Criada em 1994, esta Taça é um evento nacional que tem a finalidade de manter viva a memória do mestre Denílson Caribé de Castro, faixa preta 9º Grau, Patrono do Karatê Brasileiro, em reconhecimento aos relevantes serviços por ele prestados ao Karatê da Bahia e do Brasil.

sábado, 29 de outubro de 2022

Antonio Espinós é reeleito Presidente da WKF


Presidente da World Karate Federation – WKF, desde 1998, o Sr. Espinós não se opôs à reeleição e recebeu apoio unânime da comunidade do Karate para continuar liderando a organização por mais um mandato de seis anos.

Sob sua liderança pioneira, o Karate alcançou um crescimento mundial sem precedentes. Marcos históricos foram alcançados durante essas duas décadas à frente da organização, como a estreia olímpica do esporte nos Jogos Olímpicos de 2021, a inclusão do Karate nos programas dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018 e Dakar 2026, e o aumento da popularização global do esporte entre muitos outros.

94 delegados de um total de 99 representantes com direito a voto aprovaram a reeleição de Espinós por voto secreto, designando assim o espanhol como Presidente da WKF para o período 2022-2028. Com esta reeleição Antonio Espinós está a caminho de liderar o corpo diretivo por 30 anos.

Antonio Espinós disse, “É uma honra ter recebido um apoio tão forte do Congresso WKF para continuar liderando a organização por mais seis anos. Os últimos 24 anos foram um privilégio e me deixa extremamente orgulhoso de ver até onde chegamos. Revolucionamos nosso esporte; realizamos grandes conquistas com unidade, harmonia e respeito por nossas tradições”.

Sobre o Presidente Antonio Espinós

Nascido em 13 de outubro de 1947, em Bilbao, Espanha. Espinós é engenheiro civil de profissão, graduando-se em 1973. Após sua graduação, o Sr. Espinós obteve um MBA da EOI – Escola de Organização Industrial. Desde sua graduação até 2014, passou sua vida profissional ocupando cargos de gestão no setor privado. Ele fala fluentemente espanhol, inglês, francês e alemão.

Foi ex-atleta nacional e 2014, foi homenageado pela Federação Espanhola de Karate com o grau de 6º Dan em reconhecimento por suas conquistas e contribuições ao esporte do karate. O Sr. Espinós foi Presidente da Federação Espanhola de Karate de 1984 a 1996 e dirige a Federação Europeia de Karate desde 1997. Ele recebeu muitos reconhecimentos por sua trajetória no esporte, incluindo a Ordem Real de Ouro do Mérito Esportivo da Espanha, a Ordem do Sol Nascente do Japão, Gold and Silver Star, e o World Fair Play Trophy, entre muitos outros.

O Sr. Espinós é o terceiro presidente do órgão internacional do Karate, assumindo o cargo depois de Ryoichi Sasakawa (1970-1992) e Jacques Delcourt (1992-1998).

 

Fonte: WKF e Wikipedia

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Seleção Brasileira de Karate conquista 07 medalhas nos Jogos Sul-Americanos 2022

Foto: Gaspar Nóbrega / COB

No período de 03 a 05 de outubro, a seleção brasileira de karate participou dos Jogos Sul-Americanos 2022. E a seleção deu um show nestes 03 dias de competições, terminando a competição em 2º lugar no quadro geral da modalidade, com 7 medalhas (03 de ouro, 02 de prata e 02 de bronze) ficando atrás da Venezuela que ficou em 1º lugar, com 9 medalhas (03 de ouro, 02 de prata e 04 de bronze). Participaram deste evento 13 países.

O karate brasileiro foi representado por 12 atletas, dentre eles, Douglas Brose e Valeria Kumizaki.

Os classificados desta competição garantiram vaga para os Jogos Pan-americanos de 2023.

Confira o resultado dos atletas e suas medalhas

Nicole Mota ouro no kata feminino

Brenda Padilha bronze no kumite acima de 68kg

Lucas de Miranda prata no kumite acima de 84kg

Valeria kumizaki bronze no kumite abaixo de 55kg

Douglas brose ouro no kumite abaixo de 60kg

Anna Laura Prezzotti ouro no kumite abaixo de 68kg

Alisson Bruno Sobrinho prata no kumite abaixo de 75kg

A delegação brasileira foi composta por 468 atletas brasileiros distribuídos em 45 modalidades, sendo 7 medalhistas olímpicos e 23 em Mundiais.

Os Jogos Sul-Americanos vão até o dia 15 de outubro, na cidade de Assunção – Paraguai. Ao todo são 53 esportes participando deste evento.

No quadro geral até o momento o Brasil está em 1º lugar com 212 medalhas ao todo. A Colômbia vem logo atrás com 165 medalhas, e a Argentina em 3º lugar com 117 medalhas. (atualizado hoje de manhã 12 de outubro)

Onde assistir aos Jogos Sul-Americanos 2022 pelo Canal Olímpico do Brasil.

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Seleção baiana termina em 3º lugar na Etapa Sergipe do Campeonato Brasileiro de Karate


A seleção baiana de karate participou no último final de semana do Campeonato Brasileiro de Karate Etapa Sergipe. O evento aconteceu na cidade de Aracaju – Sergipe, no período de 23 a 25 de setembro de 2022. Promovido pela Confederação Brasileira de Karate – CBK, a competição é voltada para as categorias sub-08 a sênior da divisão de novos e da divisão especial.

A seleção baiana participou desta competição com 81 atletas (55 masculino e 26 feminino).

Foram 03 dias de competição e a Bahia terminou em 3º lugar com 68 medalhas (17 de ouro 20 de prata e 31 de bronze), sendo 38 medalhas (09 ouro,13 prata e 16 bronze) na divisão de novos, terminando em 3º lugar, onde teve a participação de 17 Estados. Já na divisão especial a Bahia terminou em 2º lugar com 30 medalhas (08 de ouro, 07 de prata e 15 de bronze) e a participação de 22 Estados. Ao todo, participaram deste evento 23 Estados e o resultado geral por Estados ficou da seguinte maneira:

1º - Pernambuco

2º - Sergipe

3º Bahia

Confira abaixo o resultado dos atletas que participaram desta competição e que estão classificados para a final do Brasileiro que será disputado no mês de novembro na cidade de São Paulo.

Resultados dos atletas

1º lugar

Mariana Lima - (kata divisão especial - Sub-12)

Natasha Nascimento - (kata divisão de novos - Cadete)

Amanda Couto - (kata divisão especial - Junior)

Larissa Costa - (kata divisão especial - Sênior)

Bryan Antunes - (kata divisão de novos - Sub-14)

Joeferson Freitas - (kata divisão de novos - Sênior)

Julia Paiva - (kumite -45kg divisão de novos - Sub-12)

Mariana Lima - (kumite -35kg divisão especial - Sub-12)

Maria Silva - (kumite +54kg divisão de novos - Cadete)

Hetyenne Marques - (kumite -53kg divisão especial - Junior)

Alessandra Santos - (kumite -50kg divisão de novos - Sub-21)

João Alves - (kumite -40kg divisão especial - Sub-12)

Bernardo Santana - (kumite +55kg divisão de novos - Sub-14)

Christian Oliveira - (kumite -70kg divisão especial - Cadete)

Victor Seixas - (kumite -68kg divisão de novos - Junior)

Nilo Santos - (kumite -61kg divisão especial - Junior)

Filipe Assunção - (kumite +84kg divisão de novos - Sênior)

 

2º lugar

Maria Silva - (kata divisão de novos - Cadete)

Maria Onofre - (kata divisão de novos - Sub-21)

Maria Onofre - (kata divisão de novos - Sênior)

Enrico Vilasbôas – (kata divisão de novos - Sub-8)

Daniel Almeida - (kata divisão de novos (Lar/Verd) - Sub-8)

Bernardo Santana - (kata divisão de novos - Sub-14)

João Sant'Ana - (kata divisão de novos - Cadete)

Christian Oliveira - (kata divisão especial - Cadete)

Vitor Jesus - (kata divisão de novos - Sub-21)

Camila Jesus - (kumite +54kg divisão de novos - Cadete)

Camila Santos (kumite -55kg divisão de novos - Sub-21)

Eric Fernandes - (kumite -50kg divisão de novos - Sub-14)

Davi Azevedo - (kumite -70kg divisão especial - Cadete)

Roger Ávila - (kumite -61kg divisão especial - Junior)

Samuel Azevedo - (kumite -76kg divisão especial - Junior)

Luiz Souza - (kumite -60kg divisão de novos - Sub-21)

David Lima - (kumite -75kg divisão de novos - Sub-21)

Luis Santos - (kumite -60kg divisão especial - Sub-21)

Kauã Pimentel - (kumite -75kg divisão especial - Sub-21)

Yuri Oliveira - (kumite -84kg divisão especial - Sub-21)

 

3º lugar

Rafaela Santos - (kata divisão de novos - Sênior)

Samara Bonfim - (kata divisão de novos - Sênior)

Iris Jesus - (kata divisão especial - Sênior)

Samuel Carmo - (kata divisão de novos - Sub-14)

Lázaro Bispo - (kata divisão de novos - Cadete)

Fernando Araújo - (kata divisão de novos - Cadete)

Luís Santos - (kata divisão de novos - Junior)

Victor Seixas - (kata divisão de novos - Junior)

Roger Ávila - (kata divisão especial - Junior)

Rauanderson Santos - (kata divisão de novos - Sub-21)

Luca Santana - (kata divisão especial - Sub-21)

Vitor Jesus - (kata divisão de novos - Sênior)

Filipe Assunção - (kata divisão de novos - Sênior)

Fabrice Chiron - (kata divisão especial - Sênior)

Letícia Montes -(kumite +54kg divisão especial - Cadete)

Amanda Couto - (kumite +59kg divisão especial - Junior)

Laís Santos - (kumite -61kg divisão de novos - Sub-21)

Janaina Silva - (kumite -50kg divisão especial - Sub-21)

Ana Alves - (kumite +68kg divisão especial - Sub-21)

Iris Jesus - (kumite -55kg divisão especial - Sênior)

Gabriel Almeida - (kumite -40kg divisão de novos - Sub-12)

João Jesus - (kumite -57kg divisão de novos - Cadete)

Daniel Santos - (kumite -70kg divisão de novos - Cadete)

Alan Tosta - (kumite -63kg divisão especial - Cadete)

Natan Costa - (kumite -55kg divisão de novos - Junior)

Enzo Malaquias - (kumite -68kg divisão especial - Junior)

Deilson Souza - (kumite -67kg divisão de novos - Sênior)

Gledson Araújo - (kumite -60kg divisão especial - Sênior)

Kauã Pimentel - (kumite -75kg divisão especial - Sênior)

Hamyson Santos - (kumite +84kg divisão especial - Sênior)

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Kata Gojushiho Sho

Gojushiho (五十四歩) é um kata do estilo shotokan originário da região de Shuri, que significa cinquenta e quatro passos e possui duas versões, o Gojushiho Dai (五十四歩大) e Gojushiho Sho (五十四歩小). Este kata foi desenvolvido por Sokon Matsumura.

Anko Itosu, aluno de Matsumura, foi responsável por criar as duas versões do gojushiho. Apesar do sho significar menor ou pequeno, o kata é o que têm maior quantidade de Kyodos, enquanto o dai que significa maior, possui menor quantidade de kyodos.

História

Em algum momento na década de 1960 ou 1970, quando um instrutor de alto escalão da JKA anunciou "Gojushiho-Dai" e depois executou "Gojushiho-Sho" no All-Japan Karate Championships. Após este evento houve uma mudança de nome e o nome original “Gojushiho-Dai” mudou para “Gojushiho-Sho” e vice-versa. A mudança de nome afetou o kata da JKA (Japan Karate Association) e ainda estão usando o nome alterado em vez do original.

Dentro da Federação Internacional de Karate-do Shotokan (SKIF) de Kanazawa Hirokazu, as formas "Dai" e "Sho" são mantidas com seus nomes originais para coincidir com "Dai" que significa "Maior" e "Sho" que significa "Menor". Isso também ocorreu porque o mestre Kanazawa era um dos instrutores mais bem classificados e se recusou a mudar os nomes originais.

Ao mesmo tempo, Gichin Funakoshi até tentou mudar o nome do kata (Gojushiho-Sho) para Hotaku, que significa "pica-pau", devido à frequência de golpes de cutuca encontrados dentro do kata. Independentemente disso, por razões desconhecidas, o nome Hotaku nunca foi realmente aceito, deixando ambos os kata com o título de Gojushiho.

O Kata

Este kata usa a mão em espada para bloqueios e estocadas para repelir ataques. Ele representa defesa contra um ataque de bastão.

Para captar a essência deste kata e necessário que o carateca experiente que tenha dominado a técnica alcançando a maturidade.

O kata Gojushiho Dai do estilo shotokan possui 65 movimentos (kyodo). O kiai fica no 57º e 64º movimento (kyodo).

As bases utilizadas neste kata são: zenkutsu-dachi, ashi-dachi, kiba-dachi, neko ashi-dachi, kosa-dachi, shizen-tai

A diferença entre o Gojushiho Dai e Gojushiho Sho

Gojushiho-Dai ("Sho" em JKA) começa logo com uma grande variedade de técnicas avançadas e, como tal, é altamente recomendado para estudo. Gojūshiho-Sho ("Dai" em JKA) consiste em muitas técnicas avançadas de mãos abertas e ataques à clavícula (Ippon Nukite).

O embusen de ambos os kata são quase idênticos.

Fonte: O Melhor do Karate – Gojushiho-dai, Gojushiho-sho, Meikyo. M.Nakayama vol.11, sites karatevancouver, The Martial Way

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Seleção Baiana participará do Campeonato Brasileiro de Karate – Etapa Sergipe


A seleção baiana de karate estará participando neste final de semana do Campeonato Brasileiro de Karate- Etapa Sergipe. O evento acontecerá na cidade de Aracaju – Sergipe, no período de 23 a 25 de setembro de 2022, e a competição é voltada para as categorias sub-08 a sênior, da divisão de novos (até verde) e da divisão especial (roxa a preta). O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Karate – CBK.

A seleção baiana terá ao todo 81 atletas participando desta competição, sendo 55 masculino e 26 feminino.

A competição começará nesta sexta-feira com a modalidade kata, nas categorias sub-08, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-21 das divisões de novos e especial. Confira abaixo toda a programação desta competição.


A FBK promoveu no final de semana Curso Técnico de kata e kumite


Nos dias 17 e 18 de setembro de 2022, foi realizado o primeiro curso técnico de kata e kumite gratuito e cada filiado poderia inscrever até 10 karatecas.

O objetivo da Federação Bahiana de Karate – FBK era preparar seus atletas para os eventos nacionais que ainda vão acontecer, como por exemplo a Etapa do Brasileiro em Sergipe e a Etapa Final que está planejado para o ser realizado na cidade de São Paulo, no mês de novembro.

O curso técnico de kata e kumite, foi ministrado pelos professores Fabrice Chiron (BA) coordenador da seleção baiana, Ulisses Santos (SE) técnico de seleção brasileira e Douglas Brose (SC), tricampeão mundial, octacampeão pan-americano, campeão do World Combat Games entre outros títulos.

No sábado (17.09), o curso aconteceu na Arena de Esportes da Bahia, antigo Cento Panamericano de Judô em Lauro de Freitas. No domingo (18.09), o curso foi realizado na cidade de Muritiba, na sede da Associação Muritibana de Karate.

Foi uma boa iniciativa da FBK promover este curso para seus atletas.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

O Campeonato Baiano de Karate está de volta


Após 2 anos sem competição por conta da pandemia, como todos já sabem, os eventos esportivos estão de volta a todo vapor, e depois de tanta espera a Federação Bahiana de Karate divulga sua competição anual, o Campeonato Baiano de Karate. que acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2022, na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, em Piatã-Salvador/BA, com abertura às 08:30.

A entidade responsável pela organização e realização deste evento é a Federação Bahiana de Karate – FBK. a competição é voltada para todas as classes de idades masculino e feminino e PcD, nas modalidades de kata e kumite individual e equipe, sendo dividido em dois grupos: divisão de novos (branca a verde) e divisão especial (roxa a preta).

Ao todo serão 40 associações/clubes de toda Bahia que participarão com 559 atletas neste evento nas modalidades de kata e kumite individual e em equipe.

Cronograma do campeonato baiano

Início das competições: 08:30

20.08 – Sábado

Classes de novos (de sub-08 a master)

Categoria Master do grupo especial (será realizado após término da classe de novos)

21.08 – Domingo

Grupo Especial (sub-08 a sub-21)

Parakarate

Informações básicas

Evento: Campeonato Baiano de Karate

Data: 20 e 21 de agosto de 2022

Início do evento: 08:30

Local: AABB - ASSOCIAÇÂO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL - Rua Deputado Paulo Jackson, 869 – Piatã (Transversal da Avenida Orlando Gomes, com acessos pela Avenida Paralela ou Orla Marítima).

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

O que faz a Comissão de Atletas e quem são os representantes brasileiros do karate


O Comitê Olímpico Internacional foi a primeira entidade a ter uma comissão de atletas. A instauração desta comissão foi através da Carta Olímpica. Sendo adotada e seguindo a hierarquia, o Comitê Olímpico Brasileiro criou também sua comissão e consequentemente diversas entidades de administração do desporto filiadas ao COB, incluíram a comissão em seus estatutos com base nas diretrizes do COI, COB e respectivas Federações Internacionais de cada modalidade, como a FINA, FIBA, FIVB.

Composta por grandes nomes do esporte nacional, a Comissão de Atletas do COB foi criada em abril de 2009, seguindo o modelo da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Seu principal objetivo é atuar como um canal de comunicação entre os atletas e a entidade, oferecendo sugestões e recomendações sobre quaisquer assuntos relacionados ao Movimento Olímpico, colaborando assim com o desenvolvimento técnico do esporte brasileiro. A CACOB teve seus primeiros integrantes selecionados pela própria entidade, passando a ser definida através de um processo eleitoral a partir do segundo ciclo, iniciado em 2013.

Dentre os integrantes atuais estão: Yane Marques (Pentatlo Moderno) como Presidente, Fabiano Peçanha (Atletismo) como Vice-Presidente, Arthur Zanetti (Ginástica Artística), Clodoaldo do Carmo (Atletismo), Diogo Silva (Taekwondo), Duda Amorim (Handebol), Hortência (Basquete), ao todo são 25 atletas que fazem parte da Comissão de Atletas do COB 2021-2024.

No dia 16 de maio de 2022, o Comitê Olímpico Brasileiro criou a Comissão Mulher no Esporte.

Com objetivo de fomentar a participação feminina e atuar em prol da igualdade de gênero, além de auxiliar no estabelecimento de políticas que propiciem a promoção e a capacitação da mulher no esporte.

“Essa iniciativa busca integrar diversas áreas de atuação do COB, contribuindo para o desenvolvimento de projetos em prol da equidade tanto na área de gestão, quanto na área técnica. Será uma comissão consultiva, que oferecerá sugestões, recomendações e informações relevantes para incentivar a presença feminina no esporte”, disse Isabel Swan, coordenadora da área Mulher no Esporte do COB.

Além da própria Isabel Swan, o grupo é composto por um representante de cada uma das seguintes áreas internas da entidade: Governança; Jurídica; Cultura e Valores Olímpicos; Desenvolvimento Esportivo; Alto Rendimento; Psicologia; Comunicação; Instituto Olímpico Brasileiro e Recursos Humanos. Os nomes foram designados pelos respectivos diretores e nomeados pelo diretor-geral.

Também integram a equipe uma atleta de alto rendimento (Etiene Medeiros, da natação), uma treinadora esportiva (Martha Rocha, da vela) e uma médica (Tathiana Parmigiano, ginecologista). A expectativa é que a comissão se reúna a cada três meses. 

Comissão de Atletas e a Lei Brasileira

Segundo Letícia Ribeiro do site Lei em Campo, diz que: “Inicialmente, os membros que iriam compor essa Comissão de Atletas eram indicados através dos gestores dessas entidades, no entanto, em razão do advento da Lei 13.155/2015, houve a alteração do art. 23 da Lei Pelé e foi incluído nele o inciso III, parágrafo 2º que além de garantir a representação através do voto da categoria dos atletas, regulou a maneira como seriam escolhidos os representantes que iriam compor esta Comissão, através de eleição direta entre os próprios atletas.

Ao alterar este dispositivo legal, o legislador infraconstitucional teve a intenção de alcançar uma maior representatividade da categoria dos atletas perante as entidades de administração do desporto. Vale ressaltar que o descumprimento desta obrigatoriedade legal poderia implicar no não recebimento dos repasses públicos, bem como nos repasses oriundos da Lei Agnelo-Piva por estas instituições. Ainda acerca destes repasses, a Lei Pelé em seu art. 18-A também condiciona o repasse direto e indireto de recursos da administração pública ao cumprimento de certos requisitos, alguns inclusive relacionados a Comissão de Atletas”

Foi durante os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, que os atletas Aurélio Miguel, Luiz Felipe Azevedo, Oscar Schmidt, Lars Grael e Torben Grael, levantaram a ideia de conquistar uma maior participação na política esportiva nacional. Em outubro de 2000, foi então criada a Comissão Nacional de Atletas (CNA), pela Portaria n° 127, para representar os interesses da classe junto ao governo federal. Atualmente, por meio do Decreto nº 10.056, de 14 de outubro de 2019, foi instituída à Comissão Nacional de Atletas no âmbito do Ministério da Cidadania, enquanto órgão colegiado de assessoramento para construção da Política Nacional de Esporte.

Conforme o Art. 3º do Decreto nº 10.056, de 14 de outubro de 2019, a Comissão Nacional de Atletas é composta por 11 atletas, representantes de diferentes modalidades esportivas, indicados da seguinte forma:

I - dois pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania

II - dois pelo Comitê Olímpico do Brasil

III - dois pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

IV - dois pelo Comitê Brasileiro de Clubes

V - um por entidade privada sem fins lucrativos formada por atletas brasileiros, nos termos estabelecidos pelo Ministério da Cidadania

VI - um pela Autoridade Pública de Governança do Futebol

VII - um pela Organização Nacional das Entidades do Desporto

Confira o regimento interno e Integrantes da Comissão Nacional de Atletas: Regimento Interno: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10056.htm

Integrantes da Comissão Nacional de Atletas: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/composicao/orgaos-colegiados/cna/integrantes-da-comissao-nacional-de-atletas

No Karate

De acordo com o site da WKF, a “Comissão de Atletas é a voz unificada internacional oficial dos karatecas para ajudar no progresso do nosso esporte. Com o Presidente da Comissão de Atletas da WKF como membro votante do conselho executivo da WKF e com a responsabilidade de aconselhar este Conselho sobre assuntos relevantes para os atletas, além disso, o propósito do WKF AC é múltiplo. Em primeiro lugar, a comissão visa ampliar a comunicação dentro da família WKF. Em segundo lugar, representar os atletas em todas as áreas de influência e governança da WKF. Em terceiro lugar, fomentar o aumento da participação ativa dos atletas na estrutura da família WKF. E por fim, a Comissão de Atletas da WKF trabalha para tentar encontrar soluções para a continuidade da vida dos atletas após a carreira esportiva.”

Os novos membros da Comissão de Atletas da WKF foram eleitos por seus pares durante o Campeonato Mundial Sênior de 2021, que foi realizado em Dubai no mês de novembro, onde aconteceram algumas reuniões e uma delas foi para disputa de duas vagas na comissão de atletas da WKF, e os atletas Stanislav Horuna da Ucrânia (2021 a 2025) e Vasiliki Panetsidou da Grécia (2021 a 2025) foram eleitos os novos membros da Comissão de Atletas da WKF que agora é formada por Antonio Diaz da Venezuela (2018 a 2022) e Douglas Brose do Brasil (2018 a 2022) como membros eleitos, e Nguyen Hoang Ngan do Vietnã e Elisa Au dos Estados Unidos como membros nomeados com Davide Benetello da Itália atuando como presidente. Ao todo foram sete caratecas que apresentaram suas propostas para garantir as duas vagas na comissão de atletas.

Após formada a nova comissão, foi realizada a primeira reunião com os novos membros da comissão que decidiram reeleger Davide Benetello da Itália como presidente do grupo, além de discutiram sobre o novo formato do Mundial e a presença da Comissão de Atletas nas redes sociais, entre outros.

A Confederação Brasileira de Karate - CBK criou sua primeira comissão de atletas, em 02 de setembro de 2018, que foi formado pelos atletas Érica Carla C. dos Santos (São Paulo) como presidente, Williames S. Santos (Bahia) como Vice-Presidente, Rayol M. Gadelha de Vasconcelos (Ceará), Douglas S. Brose (Santa Catarina), Claudina de S. Aguiar (Espírito Santos), Marcos Andreyo L. Barroso (Amazonas), Rafael N. Bernardelli (Mato Grosso), Rafael C. Nascimento (Minas Gerais), Carlos Eduardo Capistrano (Rondônia).

De acordo com a Comissão de Atletas da CBK, o principal objetivo da Comissão de Atletas é atuar em prol da harmonia e do bom relacionamento entre a comunidade de atletas e a diretoria executiva da CBK, apresentando propostas e sugestões para o desenvolvimento do karate brasileiro.

Em outubro de 2018, foi aprovado o regimento interno da Comissão de Atletas. A partir daí a Comissão de Atletas realizou reuniões, onde analisaram e sugeriram algumas ações, entre elas: Envolvimento da comissão na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio; Acontecimentos ocorridos na final do Campeonato Brasileiro de 2019, com envio de Ofício para CBK; Proposta de implementação de um programa de proteção e prevenção aos tipos de assédio e abusos; Proposta de eventos online durante a pandemia.

A Comissão de Atletas tem como principal função representar os atletas perante as entidades desportivas, fortalecendo os laços de comunicação incluindo no processo de melhorias não só para a modalidade, mas para a carreira dos atletas. A comissão também deve dá suporte em casos de assédio sexual e desvio de ética.

Uma comissão deve criar ações e lutar pelos direitos dos atletas e melhoria da sua modalidade. A Comissão de Atletas pode ser implantada em qualquer entidade esportiva.

 

Fonte: Todo Esporte Baiano, Lei em Campo, WKF, CBK

sábado, 16 de julho de 2022

O Kata Gojushiho Dai


Gojushiho (五十四歩) é um kata do estilo Shotokan originário da região de Shuri, que significa cinquenta e quatro passos e possui duas versões, o Gojushiho Dai (五十四歩大) e Gojushiho Sho (五十四歩小). Este kata foi desenvolvido por Sokon Matsumura.

O Gojushiho-dai é um dos kata mais longo e complexo dos dois kata gojushiho. Este kata é um pouco mais longo do que na época que era chamado de cinquenta e quatro passos.

História

Em algum momento na década de 1960 ou 1970, quando um instrutor de alto escalão da JKA anunciou "Gojushiho-Dai" e depois executou "Gojushiho-Sho" no All-Japan Karate Championships. Após este evento houve uma mudança de nome e o nome original “Gojushiho-Dai” mudou para “Gojushiho-Sho” e vice-versa. A mudança de nome afetou o kata da JKA (Japan Karate Association) e ainda estão usando o nome alterado em vez do original.

Dentro da Federação Internacional de Karate-do Shotokan (SKIF) de Kanazawa Hirokazu , as formas "Dai" e "Sho" são mantidas com seus nomes originais para coincidir com "Dai" que significa "Maior" e "Sho" que significa "Menor". Isso também ocorreu porque o mestre Kanazawa era um dos instrutores mais bem classificados e se recusou a mudar os nomes originais.

Ao mesmo tempo, Gichin Funakoshi até tentou mudar o nome do kata (Gojushiho-Sho) para Hotaku, que significa "pica-pau", devido à frequência de golpes de cutuca encontrados dentro do kata. Independentemente disso, por razões desconhecidas, o nome Hotaku nunca foi realmente aceito, deixando ambos os kata com o título de Gojushiho.

O Kata

Entre suas características distintas estão várias técnicas suaves e fluentes, posturas como a do gato e de uma só perna, que exigem excelente equilíbrio, e seus movimentos giratórios. Há diversos bloqueios com o punho “cabeça de galo” e ataques com soco descendente.

O kata Gojushiho Dai do estilo shotokan possui 62 movimentos (kyodo). O kiai fica no 54º e 61º movimento (kyodo).

As bases utilizadas neste kata são: zenkutsu-dachi, ashi-dachi, neko ashi-dachi, kosa-dachi, kiba-dachi, shizen-tai

A diferença entre o Gojushiho Dai e Gojushiho Sho

Gojushiho-Dai ("Sho" em JKA) começa logo com uma grande variedade de técnicas avançadas e, como tal, é altamente recomendado para estudo. Gojūshiho-Sho ("Dai" em JKA) consiste em muitas técnicas avançadas de mãos abertas e ataques à clavícula (Ippon Nukite).

O embusen de ambos os kata são quase idênticos.


Fonte: O Melhor do Karate – Gojushiho-dai, Gojushiho-sho, Meikyo. M.Nakayama vol.11, site karatevancouver

sexta-feira, 8 de julho de 2022

O Karate nos Jogos Mundiais 2022 Birmingham, EUA


Presente desde 1981, o karate está mais uma vez participando dos Jogos Mundiais. Desta vez o evento acontece na cidade de Birmingham, Alabama – EUA.

Nesta 11ª edição o karate terá nada menos que 94 atletas de 41 países inscritos para participar do torneio de Karatê dos Jogos Mundiais de 2022, que acontece hoje (08.07) e amanhã (09.07), começando às 10h e terminando às 20h (horário local do evento) e terá a presença de vários campeões Olímpicos, dentre eles: Sandra Sanchez, Jovana Prekovic, Ryo Kiyuna, Steven Dacosta, Feryal Abdelaziz, Sajad Ganjzadeh, Ivet Goranova e Liugi Busa.

Nesta edição, o Brasil será representado por 03 atletas, são eles: Douglas Brose, no kumite -60kg; Valeria Kumizaki, no kumite -55kg e Vinicius Figueira, no kumite -67kg.

Douglas Brose, que é o atleta de Kumite com mais participações nos Jogos Mundiais com quatro participações disse:

“Participar dos Jogos Mundiais é como competir nas Olimpíadas. Parece que os Jogos Olímpicos para nós, e estou muito feliz por fazer parte deste evento mais uma vez. Estou pronto para aproveitá-lo o máximo que puder. Chego aqui como o atual campeão mundial, e isso me dá confiança para tentar dar o meu melhor aqui.” (Segundo depoimento dado ao site da WKF)

Este evento será a despedida das competições para a atleta espanhola Sandra Sanchez, que vai em busca da medalha de ouro que escapou no último Jogos Mundiais realizado na Polônia, em 2017.

A Programação

No primeiro dia de competição acontecerá as categorias de Kata Masculino e Feminino, Kumite Feminino -50kg e -55kg, e Kumite Masculino -60kg e -67kg. No segundo dia acontecerá as categorias de Kumite Feminino -61kg, -68kg e +68kg, e Kumite Masculino -75kg, -84kg e +84kg.

Um pouco da história do Karate nos Jogos Mundiais

Atualmente o karate ocupa no ranking dos jogos a 16ª colocação, com 04 medalhas de ouro, 02 de prata e 02 de bronze, totalizando 8 medalhas.

O karate participou de todos os jogos mundiais desde 1981, mais só conseguiu conquistar sua primeira medalha em 2009, em Kaohsiung-TPE, com o atleta Douglas Brose no kumite -60kg, ficando em 1º lugar. Em 2013 Douglas terminou a competição em 2º lugar. No feminino, a primeira medalha veio com a atleta Valeria Kumizaki no kumite -55kg, nos Jogos Mundiais de 2017, Wrocław – POL. Valeria terminou a competição em 1º lugar. Neste mesmo ano o atleta Hernani ficou em 3º lugar no kumite -75kg.

Fonte: WKF, TWG2022, The World Games

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Eventos de karate no mês de Junho 2022

Confira os principais eventos de karate que acontecerão neste mês de junho.


Circuito Open Nacional AABB de Karate

Modalidade: kata e kumite

Data: 05/06/2022 às 9h

Local: Associação Atlética Banco do Brasil - Aracaju


Salvador Open de Karate - 2º Edição

Modalidade kata e kumite individuais e equipes nas categorias sub-08 a master

Data: 18/06/2022 às 8:30

Local: Associação Atlética Banco do Brasil – Salvador


Copa Butokukai de Karate

Modalidade kata e kumite individuais e equipes nas categorias sub-08 a master

Data: 18/06/2022 às 8:30

Local: Ginásio da UFES, Vitória – ES


Open Nacional - VIII Copa Gerardo Coelho – Troféu Luiz Carlos Cardoso do Nascimento

Data: 25 e 26

Local: Ginásio da divisão de educação física do comando militar do planalto, Brasília – DF

EVENTOS INTERNACIONAIS


Karate 1 – Series A

Data: 10 a 12

Local: Cairo – Egito


Campeonato EKF Junior, Cadete e Sub-21

Data: 17 a 19

Local: Praga – República Tcheca


Jogos do Mediterrâneo

Data: 26 e 27

Local: Oran – Argélia


WKF Youth Camp

Data: 27 a 30

Local: Porec - Croácia

domingo, 29 de maio de 2022

O Kata Unsu


É um dos kata mais versátil e dinâmico do estilo shotokan. O Unsu (雲手) pode ter variações de traduções, dentre elas: mãos nas nuvens, mãos de nuvem e separando as nuvens. A explicação para o nome do kata é que suas mãos são como nuvens, sempre mudando e capaz de descarregar uma força letal em um piscar de olhos. Dizem que o kata encena uma tempestade com técnicas que simbolizam o vento, relâmpagos, tornados.

Para Kanazawa o nome está relacionado ao movimento de separar as nuvens com as mãos abertas. Este movimento chamado por Kanazawa de “Kaiun no te” (mãos que abrem as nuvens) aparece duas vezes no kata (no início, e após levantar do chão após o mawashi-geri).

“Uma frase de Funakoshi para seus alunos diz “Afaste as nuvens para ver o caminho com clareza” aludindo aos pensamentos que o distraem do caminho reto. [...] O Unsu representa libertação do problema para ver claramente depois.”

Seja qual for a verdadeira história do nome unsu, este kata exige muita velocidade, agilidade e força. As diversas transições e mudanças de tempo durante o kata, faz o unsu ser tão dinâmico.

Ele tem o objetivo de desenvolver e dominar as três essenciais dentro do kata: a alternância de velocidade; domínio de força e suavidade; compreensão e expansão do corpo.

Origem

Não se sabe ao certo a origem deste kata, sabe-se que tem relação ao mestre Seisho Aragaki que era conhecido como “Maya”, “o gato”, devido suas habilidades para saltar, também era chamado “Kamadeunchu” (Kamade que significa “mãos de foice” e Unchu era o nome de um kata, hoje conhecido como Unsu ou Unshu). Este mestre criou além do unshu ou unsu, também criou os kata sochin, niseishi. Aragaki foi um excelente mestre de armas tradicionais de Okinawa, deixando como herança alguns kata de Bo-jutsu e Sai-jutsu.

O Kata

A passagem de um movimento para outro de forma lenta e relaxada para uma forma contraída e rápida, fazendo com que se exija muito dos músculos. Possui também saltos altos e baixos, deslizamentos, fintas e provocações, além de requerer o uso de todas as partes do corpo como armas.

Segundo Nakayama, “Uma das características singular deste kata é a combinação que vai do bloqueio com o punho “cabeça de galo” ao contra-ataque com a mão em lança de um só dedo. Outra é o uso hábil de chutes desferidos em várias direções.”

Por ser um kata capaz de reagir a qualquer tipo de acontecimento e com dificuldade na execução dos movimentos, os mestres ancestrais sugerem que o karateca domine os katas básicos especialmente, série Heian, Kanku, Empi e Jion antes de arriscar a execução deste kata.

Curiosidades deste kata

O unsu realiza diversas técnicas avançadas com as mãos, mais o destaque maior fica para os chutes realizados de forma não convencional em relação aos outros kata do estilo shotokan. O mawashi-geri, por exemplo, é o único encontrado em qualquer kata do estilo shotokan, e este chute é realizado no unsu na posição quase deitada. Para executar o movimento o karateka deve ter uma compressão básica de como executar a queda para depois realizar o chute deitado. Outra técnica é o salto em 360º (que é um chute ascendente no nível médio com o pé direito. Com o pé esquerdo como pivô, desferindo um chute crescente para trás com o pé direito, ao mesmo tempo que realiza o giro no ar e cair, assumindo uma posição agachada com o pé direito à frente).

O kata Unsu do estilo shotokan possui 48 movimentos (kyodo). O kiai fica no 36º e 48º movimento (kyodo).

As bases utilizadas neste kata são: neko ashi-dachi, fudo-dachi, ashi-dachi, heisoku-dachi, sanchin-dachi, kiba-dachi, zenkutsu-dachi.


Fonte: O Melhor do Karate – Unsu, Sochin, Nijushiho. M.Nakayama vol.10, sites karatevancouver, The Martial Way, Shito-ryu Brasil

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Karatekas realizaram aulão especial para arrecadar alimentos para abrigo de idosos

 


Foi realizado no dia 14 de maio, o 1º Encontro de Faixas Pretas de Karate, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal, para ser entregue ao abrigo de idosos que fica localizado no Largo do Papagaio, em Salvador, onde o carateca José Matos se encontra.

O encontro aconteceu no Parque da Cidade, durante o período da manhã, e esteve presente neste encontro faixas pretas de diversos clubes da Bahia, dentre eles: Conexão Karate Clube (organizador da ação), Periperi, ASKAPRO, KI Karate, Impacto, Real Castelle.

Segundo o professor Clécio Marback é muito triste a situação que se encontra os idosos e o amigo de Karate dentro do abrigo. Por este motivo os professores planejam retornar ao abrigo para realizar uma ação maior. O próximo encontro será na Praça do Largo do Papagaio, em frente ao abrigo. Em breve teremos mais informações sobre esta ação.

A instituição, assim como muitas outras precisam sempre desta doação pois nem sempre o que recebem é o suficiente para manter o local.

Informação geral sobre o Abrigo

Lar de Idosos Projeto de Deus

End.: Rua Visconde de Caravelas, Largo do Papagaio, nº 23, Ribeira, Salvador-BA

Contato: 71 3023-2534  Para Internamento 98629-1997 / 98659-3835

E-mail: larprojetodedeus@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/larpdd/

Fica aberto das 10h às 17h

quinta-feira, 7 de abril de 2022

CBK divulga lista de convocados para o Campeonato Sul-americano de karate


A Confederação Brasileira de Karate divulgou a lista com o nome de todos os atletas que irão participar do Campeonato Sul-Americano de Karate 2022, que será realizado no período de 19 a 23 de abril de 2022 na cidade de Guayaquil/Equador.

Dentre os convocados estão as maiores estrelas do karate brasileiro Valeria Kumizaki, Vinicius Figueiras, Hernani Verissimo, Douglas Brose, Giovani Salgado

Ao todo foram convocados 109 atletas, de 16 Estados mais Distrito Federal. sendo 03 da Amazonas, 01 da Bahia, 07 do Ceará, 03 do Distrito Federal, 02 do Espirito Santo, 06 de Minas Gerais, 03 do Mato Grosso do Sul, 04 do Pará, 01 do Rio Grande do Norte, 03 do Paraíba, 06 de Pernambuco, 04 do Paraná, 06 de Sergipe, 33 de Santa Catarina, 22 de São Paulo, 03 do Rio de Janeiro, 02 de Roraima. E para fechar a delegação terá o reforço de 7 técnicos, 1 coordenador dos técnicos, 1 marketing e 1 médico.

Os atletas terão até o dia 08/04/2022 para confirmarem sua presença na competição.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

O Kata Sochin


Sōchin (壯鎭) que pode ser traduzido como espirito inabalável. Os caracteres So () que pode ser traduzido como força e energético, e Chin () que pode ser traduzido como tranquilidade, calma. Este kata demostra toda a força e estabilidade através da base fudo-dachi (postura imóvel) que por ser tão usada é também conhecida como sochin dachi. Esta base é a essência deste kata, pois mostra uma base firme com movimentos lentos e rápidos, possibilitando ao praticante um relaxamento e contração dos músculos durante a passagens das bases. No que se refere à defesa, a postura imóvel oferece uma base sólida para resistir a ataques desferidos pela frente, por trás ou pelos lados.

O kata é sempre mais empolgante de praticar quando você realmente conhece sua aplicação real por trás das técnicas.

Origem

Sōchin é um kata praticado em alguns estilos de karate. Foi ensinado na escola Naha-te em Okinawa, pelo Seisho Arakaki também Kenzo Mabuni (Shito-Ryu) aparentemente relatou que seu pai aprendeu este kata de Higaonna Kanryo, seu instrutor do estilo Naha de karatê (Goju-Ryu) e em Shotokan chamado Hakko (“Oito Tempestades”) por um tempo, sendo passado para o filho de Gichin Funakoshi, Yoshitaka, que fez algumas mudanças e se tornou um dos kata de Shotokan.

Funakoshi originalmente tentou renomear o kata Sochin para Hakko, mas não foi adotado por seus alunos, e eles continuaram chamando-o de "Sochin".

O Kata

A passagem de um movimento para outro de forma lenta e relaxada para uma forma contraída e rápida, fazendo com que se exija muito dos músculos. Alguns movimentos, porém, exigem produção instantânea de força muscular. Um dos benefícios deste kata é que ele ajuda a desenvolver “um senso aguçado do momento oportuno, o que possibilita ataques repetidos sem dar tempo ao oponente para um contra-ataque. Essas extraordinárias técnicas podem favorecer muito as habilidades de karatê, ajudando a desenvolver a tranquilidade mental necessária para as artes marciais e para a própria vida.”

Recomenda-se praticar Nijushiho e Sochin juntos para aprender a fluência de Nijushiho e o enraizamento de Sochin.

O kata Sochin do estilo shotokan possui 40 movimentos (kyodo). O kiai fica no 28º e 40º movimento (kyodo) embora alguns caratecas executem mais um kiai no movimento 24.

As bases utilizadas neste kata são: Fudo-dachi, Kokutsu-dachi, ashi-dachi.

Fonte: O Melhor do Karate – Unsu, Sochin, Nijushiho. M.Nakayama vol.10, site karatevancouver

Atletas baianos conquistam 10 medalhas no campeonato brasileiro de karate na Etapa Ceará 2022.


No período de 09 a 13 de março foi realizado o a 1º etapa do campeonato brasileiro de karate nas classes sub-08 a sênior. O evento aconteceu na cidade de Caucaia – CE no Centro de treinamento da Confederação Brasileira de Karate.

Nesta 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Karate, a Bahia esteve presente com 08 atletas. Mesmo com o número reduzido os atletas conseguiram ótimo resultados conquistando 10 medalhas e se classificando para a etapa final. Os atletas lutaram com muita garra e determinação, terminando a competição em 5º lugar no resultado final por Estado.






A próxima Etapa será na cidade Belém-PA, neste final de semana no período de 07 a 09 de abril, em todas as categorias.

Confira o resultado dos atletas nesta competição

Kata

Lyoto Lima – 2º lugar - sub-12

Lucas Oliveira – 2º lugar – júnior

José Lima – 3º lugar – júnior

Luiz Inácio – 1º lugar – sênior

Lucas Oliveira – 3º lugar - sênior

Kumite

Lucas Oliveira – 2º lugar – júnior -76kg presente de aniversário dele. Kkk

Rafael Santos – 2º lugar – sênior -60kg

Lucio Almeida – 2º lugar – sênior -67kg

Milton Menezes – 3º lugar – sênior -75kg

Erivelton Pereira – 3º lugar – sênior -84kg




quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Campeonato Brasileiro de Karate – Etapa Ceará 2022


As competições de karate pela Confederação Brasileira de Karate está de volta. No período de 09 a 13 de março, no Centro de Treinamento da CBK, acontecerá o Campeonato Brasileiro de Karate Etapa Ceará, nas categorias sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete, Junior, Sub-21 e Sênior.

A CBK informa que a categoria Master e Parakarate serão realizadas no mês de dezembro.

O evento é dividido em Divisão de novos (até faixa verde) e Divisão especial (roxa a preta). Quanto a idade e categoria, será definida pelo ano de nascimento, como segue tabela abaixo.



As inscrições acontecem até o dia 25 de fevereiro. O valor da inscrição varia de acordo com a quantidade de categoria que deseje participar.

Sobre as etapas

O Campeonato Brasileiro de Karate 2022 será disputado em seis etapas classificatórias e uma etapa final. Durante as etapas classificatórias os campeões, vice-campeões e os terceiros colocados das categorias individuais participarão da etapa final. As equipes de kata e kumite irão direto para a etapa final, sendo que as categorias de kata e kumite em equipe não serão contabilizadas as medalhas no resultado do Campeonato Brasileiro Interclubes.

Qual é a diferença entre o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Brasileiro Interclubes?

A diferença está apenas no resultado, no Campeonato Brasileiro as medalhas serão computadas para as Federações Estaduais, e no resultado do Campeonato Brasileiro Interclubes serão computadas as medalhas para o Clube/Associação.

Os atletas poderão participar de mais de uma etapa, se tiver vaga disponível em sua categoria. Já que são disponibilizadas 09 vagas para cada categoria individual.

O evento manterá todos os protocolos de segurança.

Até o momento a Federação Bahiana de Karate ainda não têm o total de atletas que participarão deste evento. Quando sair irei postar aqui.